Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

       Tubarão ganha em Campinas
      e fica numa boa na Série C



      Com um gol de Zé Rafael, aos 8 minutos de jogo, e outro do zagueiro Dirceu a dois minutos do final, o Londrina conquistou nesta noite de segunda-feira nova vitória na Série C do Campeonato Brasileiro: 2 a 1 sobre o Guarani, no Estádio Brinco da Princesa, em Campinas.

       Foi uma boa partida, e o Tubarão poderia até ter ampliado sua vitória, porque jogou praticamente todo o segundo tempo com um homem a mais, já que o campineiro Serginho foi expulso logo aos 6 minutos desta etapa. Porém, quem apertou foi o "Bugre", que tentou de todas as formas chegar ao empate, conseguindo aos 37 minutos, com Fumagalli de cabeça, apesar dos "milagres" praticados pelo goleiro Vitor.
     
       Mas aí mais uma vez apareceu o 'capitão' Dirceu para salvar a pátria, marcando o gol da vitória, a dois minutos do final. Foi a primeira vez que o Tubarão venceu o Guarani em Campinas.
 
         Com esse segundo sucesso em dois jogos, Londrina ficou em ótima situação neste início de campeonato, igualando-se ao Tupi de Juiz de Fora na liderança, com 6 pontos. Os dois abriram 4 pontos de vantagem sobre os demais participantes do Grupo B. 

   Tubarão está começando muito bem a Série C


    MANGUEIRA PREPARA
  UM DESFILE HISTÓRICO

       
        A Escola de Samba da Mangueira pode anunciar a qualquer momento a notícia de que a Tropicália será o enredo do desfile no Carnaval de 2016. E a grande homenageada deverá ser Maria Bethânia. Mas o assunto ainda está sendo negociado.

        O Tropicalismo, movimento cultural surgido no final da década de 60, merece mesmo um grande reconhecimento nacional.  Se confirmado, o desfile da Verde/Rosa deverá reunir na Marquês de Sapucaí, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e todos os grandes astros que participaram da movimentação da época.

Maradona no ataque !

           Diego Maradona escreveu hoje no jornal inglês "The Daily Telegraph" que "nas últimas décadas o futebol mudou para pior, pois com Joseph Blatter na presidência voltou a ser um lugar de corruptos".  O ex-craque argentino fechou seu artigo afirmando que "reeleger Blatter é abrir a porta para uma ditadura pra a vida toda."
CADEIA NO DURO !


                                                                                          foto - Gazeta do Povo
            Não cabem mais presos desta Operação Lava Jato na Polícia Federal de Curitiba, e para abrir espaço para novos detidos, alguns dos que lá se encontram estão sendo encaminhados para um presídio comum, com sede na Capital.  
             Entre os que estão sendo levados para o Complexo Médico Penal está o ex-deputado londrinense André Vargas (foto). Eles ficarão numa ala reservada, mas tomarão banho frio e dormirão em camas de concreto, dividindo uma sela para três pessoas, com uma pia e uma latrina.
    O SporTV está comandando o concurso denominado "Troféu Armando Nogueira", para apontar os destaques do Campeonato Brasileiro. Acreditem: com nota 8,5 o atacante Pato, autor de um dos gols do São Paulo contra o Joinville, no sábado, foi o "craque da rodada". Eis a Seleção deste final de semana.


Segunda-feira de festa
 pelas ruas de Londres

                            Londres está vivendo um começo de semana festivo.   São os jogadores do Chelsea desfilando em carro aberto, para comemorar a conquista do título inglês, obtido com três rodadas de antecedência.  A torcida do time enlouqueceu pela ruas londrinas.
                            O craque Didier Drogba, que se depediu do clube no domingo, era o mais animado. O comando foi do 'capitão' John Terry, e até o contido técnico José Mourinho participou, mostrando muita alegria.  Os brasileiros da equipe - Diego Costa, Oscar, Ramirez, Willian e Filipe Luis - também extravasaram pra valer, como se vê na foto abaixo.

Dia de agradecer a Deus !


                     Por muito pouco, o Brasil não reviveu ontem um dos dias mais tristes do seu mundo artístico. Ninguém esqueceu até hoje o acidente aéreo que matou o grupo "Mamonas", no dia 2 de março de 1996, chocando todo o País. Graças a Deus, Huck e Angélica tiveram mais sorte e o piloto conseguiu sucesso no arriscado pouso forçado que fez ontem, próximo a Campo Grande-MS.
    
                     Não dá nem para imaginar a tristeza que teria tomado conta do Brasil, se uma família tão querida como esta do Huck e da Angélica tivesse sido atingida pelo acidente que este perto de acontecer.  Felizmente, com 9 mil horas de vôo, o piloto Oscar Fratini e o co-piloto José Flavio de Sousa Zanatto conseguiram aproveitar uma curva de nível existente no terreno da fazenda para pousar antes de chegar a BR-080.  Os dois motores estavam apagados e o avião já perdia sua sustentação. Sua queda era iminente.
    
                    Felizmente, Huck, Angélica, os filhos Eva Benício e Joaquim e as babás Marciléia e Clarice foram retirados da aeronave com leves escoriações,  medicados em Campo Grande e já estão recebendo assistência no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.  O piloto Oscar Fratini, que sofreu um corte na testa, está hospitalizado em Campo Grande, em estado estável.
                    Vejam no gráfico postado pelo site de "O Dia" como foi difícil evitar um acidente de trágicas proporções.



                     

          A nota mais triste do final de semana foi a morte  do dr.Lauro Brandina, um dos melhores urologistas de Londrina e sobretudo um ótimo amigo. Nos deixou aos 76 anos. Sempre me tratou com muita cortesia. Era um homem fino. Deixo aqui o meu abração a sua esposa Tereza Cristina e seus três filhos.

ANO PROPÍCIO PARA MUITAS SURPRESAS


 
                O começo do Brasileirão já nos avisa que devemos ficar preparados para grandes surpresas. Coisas "diferentes" poderão acontecer ao longo desta disputa. Como dizia o saudoso Ronald Golias, " tudo me parece tão estranho".
               
                Sport Recife e Goiás na ponta. Cruzeiro na zona de rebaixamento.  Isso é só uma amostra. É evidente que as coisas vão se acomodando ao longo da competição, especialmente quando as melhores equipes vão parando de pensar em Libertadores e Copa do Brasil,  pra se ligar só no Brasileirão. Mesmo assim, há um cheiro estranho no ar, dá pra sentir.

                 Só se ouve falar em clubes cortando despesas, dispensando seus artistas mais caros e lançando meninos desconhecidos, que poderão se revelar craques. Mas que também poderão fracassar.  E a diferença é que antigamente a gente incentivava os clubes a investirem alto em contratações. Mas hoje, até a sempre ávida imprensa estimula a prudência e a  adoção de medidas econômicas.  E' aí que devemos desconfiar de que poderemos ter um Brasileirão bem diferente dos anteriores.
                
                  Tá com cara de 78, quando o Guarani foi campeão. Ou de 85, quando deu Coritiba e Bangu na final, com vitória do Coxa. Tá bom pra time pequeno, como o Londrina de 77 e o Brasil de Pelotas de 85, que se meteram entre os grandes e chegaram perto.

                  Curti vários jogos neste final-de-semana, e fiquei apavorado com o que vi. Até o clássico Fluminense x Corinthians, mas o que é aquilo ?  Que coisa horrorosa de jogo. E alguns clubes tradicionais, como Grêmio,  Palmeiras e Vasco, me mostraram mais uma vez que estão sendo mal administrados no setor de futebol, até porque insistem em manter alguns jogadores caros que pouco produzem. Não vão chegar a lugar nenhum neste Brasileiro.

                 E a "pane" é geral. Já se deram conta de que não há  nenhum time do Sul ou Sudoeste entre os dez primeiros colocados da Série B ?   Paraná Clube (13º), Oeste (15º), Criciuma (16º), Bragantino (18º) e Mogi Mirim na lanterna,  Lá em cima, só o Botafogo contra os times do Norte e do Nordeste.

                  
  2015 SERÁ O ANO DA "ZEBRA" NO NOSSO FUTEBOL ?


         
 

          Uma grande compositora, uma cantora romântica, séria.  Como disse Ronnie Von, "uma mulher inquieta". Mas não é uma artista popular. Ela ocupa  hoje este nosso espaço reservado para os nomes na lista dos destaques da música.

                              F Á T I M A       G U E D E S


                     

                                  É incrível como tantas artistas sem o talento e a capacidade de FÁTIMA GUEDES conseguiram mais projeção do que ela. Certamente, uma questão temperamento. Fátima não se expõe muito. Conversando sobre ela com um amigo meu, ele me disse: "É porque ela não faz música daquelas que qualquer sai assobiando por aí. São músicas mais trabalhadas".  Acho que ele tem razão mesmo.
                                Mas talento não falta a Fátima. Ouçam no vídeo acima esta gravação dela com Elis Regina, de sua música "Meninas da Cidade", que a saudosa Elis gravou e incluiu no seu show "Transversal do Tempo". Observem que não é "uma musiquinha qualquer". Elis adorava esta canção.

 
Fátima Guedes é uma carioca e tem 57 anos. É uma cantora e compositora de música romântica e MPB. Sua carreira começou em 1973, quando ela tinha 15 anos. Três anos depois, sua canção "Passional" já ganhou o Festival de Música da Faculdade Hélio Alonso.  E logo em seguida, outra música sua ("Onze Fitas) foi gravada por Elis para o seu festival de fim-de-ano. Em 1979, foi contratada pela Odeon  e lançou seu primeiro disco: "FÁTIMA GUEDES".
 
 
Os álbuns que vieram a seguir receberam muitos elogios da crítica. Em 81, o LP  "Lapís de Cor". E dois anos mais tarde veio o "Muito prazer", com grande destaque para a canção "Absinto". Depois, "Sétima Arte" (1985),  "Coração de Louca" (1989), "Pra bom entendedor" (1993) e "Grande Tempo" (1995).  Muito sucesso de crítica, mas resultados apenas médios nas vendas. Fátima é mesmo um artista elitista, que não chega ao povão.

 
Muitos cantores tem gravado músicas de Fátima. Entre eles,  Simone, Maria Bethânia, Jane Duboc. Joana, Zizi Possi, Mônica Salmaso, Leila Pinheiro, Ney Matogrosso, Nana Caymmi e vários outros.
 

 
São muitas as suas composições, mas eu destacaria "Flor de ir Embora,", "Condenados", "As Pessoas", "Pelo Cansaço", Muito Intensa", "Absinto", "Eu", "Lápis de Cor",  "Chora brasileira",  "Onze Fitas", "Arco Irís",  "Passional", "Cheiro de Mato", "A vida que a gente leva",  "Mais uma boca", "Ar Puro"  e "Bailarina".

 
O seu mais recente CD é "Outros Tons", que traz somente canções esquecidas de Tom Jobim, dos anos 50 e início dos anos 60, ainda não regravadas. 
E vale ainda ressaltar que a ótima cantora Fhernanda Fernades (que qualquer dia vamos destacar aqui no Blog) gravou o CD "Passional" só com canções de Fátima Guedes.

AS MELHORES DO FACEBOOK

                     Cada um se diverte como pode no Facebook. Vejam esta postagem do amigo londrinense Kanekinho Humberto