Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Brasil e Itália classificados

        Apenas duas rodadas acabaram sendo suficientes para definir os classificados do Grupo A da Copa das Confederações. Brasil e Itália conseguiram duas vitórias e já estão garantidos, enquanto México e Japão não têm mais chance de chegar à fase semifinal.
        Mas a classificação italiana foi incrivelmente dramática, e veio com um triunfo de 4 a 3 sobre os japoneses, agora à noite em Recife. O Japão sofreu a maior injustiça, porque jogou melhor e não merecia perder. Os nipônicos chegaram a abrir 2 a 0, mas não seguraram a reação italiana. Foi uma partida cheia de reviravoltas, com decisão nos minutos finais.


         Ficou claro que a Itália não trouxe um bom time, o que torna o Brasil favorito para ser o primeiro colocado da chave, que será decidida sábado à tarde em Salvador. Parece que as coisas estão se oferecendo para que o time de Felipão faça uma boa campanha.
 
 

Desta vez foi no sufoco



               O golaço marcado nos acréscimos certamente vai mascarar as enormes dificuldades que o Brasil encontrou para derrotar o México, agora à tarde em Fortaleza. Como o placar final foi de 2 a 0, daqui a pouco o pessoal do "oba, oba", aquele  que atua nas grandes emissoras da TV nacional, vai estar dizendo que "a Seleção continua crescendo de produção", etc, etc.
      Mas foi muito difícil ganhar dos mexicanos. Domínio mesmo, o Brasil só teve nos primeiros 15 minutos do jogo, porque entrou em campo muito ligado e foi pra cima dos astecas, tentando resolver logo a partida. Fez um golaço muito bonito, aos 9 minutos, no cruzamento de Daniel Alves e um bate-pronto de Neymar, que mais uma vez foi decisivo, provando que é disparado o maior jogador brasileiro da atualidade.


       Entretanto, aos poucos o México foi crescendo, criando boas jogadas, e já fechou o primeiro tempo com um rendimento superior ao time nacional. E no recomeço da partida para o segundo tempo, esta situação perdurou e até se ampliou. Eles tomaram conta do jogo e pressionaram como há muito não se via, numa partida disputada aqui no Brasil.
        Felipão começou a fazer algumas alterações, melhorando o rendimento da equipe. Mas o Brasil continuava jogando com apenas dez jogadores, porque Fred mais uma vez foi de uma negatividade absoluta.  O cára não jogou nada até agora nesta Copa. Não tem estatura para ganhar as jogadas aéreas; não tem velocidade para puxar os contra-ataques quando o time está sendo pressionado; e agora nem chutar ao gol adversário ela está conseguindo fazer.
        E foi quando Fred saiu e Jô entrou que o Brasil decidiu o jogo. Como aconteceu contra o Japão, ele novamente jogou apenas alguns minutinhos, mas fez tudo o que Fred deixou de fazer durante quase toda a partida. Não é possível que Felipão teime em manter Fred para os próximos jogos.
       Mas no gol de Jô o brilho esteve todo com Neymar, que realizou uma jogada sensacional pela esquerda, passando por três mexicanos e rolando para o chute eficiente do centroavante do Atlético Mineiro.
         Nota 10 para a torcida cearense, que mostrou como se canta o Hino Nacional e como se incentiva uma Seleção que precisa mesmo de muito apoio. Os cearenses tiveram grande participação nesta vitória.  A sinergia entre a torcida e a Seleção foi enorme.

Olha só o que vem aí



       Faltam menos de três horas para o início do jogo da Seleção Brasileira com o México, pela Copa das Confederações. E o panorama em Fortaleza, local do jogo, é esse aí que se vê na foto. Mais de 15 mil protestantes furaram o bloqueio da Polícia e tentam chegar ao Castelão, palco do jogo, ameçando a segurança do evento.
       Esse pessoal, que ontem já incendiou um carro da TV Record, está cada vez mais mostrando uma agressividade criminosa. E prestando um desserviço ao Brasil. Ontem, já se comentou na Europa que a Copa 2014 pode mudar de sede na última hora. É isso que esse povo vai arranjar.

Mais um cara de pau



        Me surpreende profundamente que um político considerado sério, como o deputado Roberto Freire, esteja se aproveitando da agitação política do momento para incentivar a participação popular para uma mudança de rumo no Brasil. É o comercial de TV do PPS presidido por Freire tentando tirar proveito político através de críticas ao governo do PT. Está no ar desde sábado último.
          Será que o deputado Freire não percebeu que a intenção deste movimento é de não se ligar a nenhum partido político ?  Lamento, mais é mais um se aproveitando da situação.

Pérolas que o Facebook nos traz


        Os protestos e o comportamento dos brasileiros na hora de escolher seus representantes continuam figurando forte no nosso Facebook. A postagem é do gaúcho Yousseff Gazalle, lá de Pelotas.