Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 24 de janeiro de 2016

"O L H A 
O  C A R N A V A L   
                                          A Í,  G E N T E  !"     

                                                                                           foto g1
Banda Ipanema arrastou 45 mil foliões
 
Os blocos carnavalescos estão incendiando o Rio de Janeiro desde sexta-feira à noite. Ontem, foi demais. A tradicional Banda de Ipanema (foto) levou 45 mil pessoas à orla do bairro, segundo dados da Riotur. E a previsão é de que este número ainda aumente muito,  nos dois outros desfiles que a banda fará neste Carnaval, nos dias 6 e 9 de fevereiro.
 
         foto g1
 
O X O X O X O X O
 
 
Anônimos & Famosos caíram no samba
 
Em todos os blocos que desfilaram ontem havia muita gente desconhecida, mas também muitos famosos. Como a atriz da Globo Laura Keller, destaque do programa "Pé na Cova", que foi para a avenida como namorado Jorge Souza e muitos amigos. Foi até carregada pela turma, num clima de enorme animação
 
Laura Keller diz que este ano não vai desfilar nas escolas do Rio. "Vou pra Salvador, com meu namorido" - contou ela.
 
 
                                                                                                                    foto g1
 
 
O X O X O X O X O
 
 
 
 
" DESLIGA DA JUSTIÇA" BOTOU
  O BLOCO NA RUA LOGO DE MANHà
 
 
                                                                                                                    foto g1
Outro destaque do sábado foi o Bloco da Justiça, que foi pra rua logo de manhã, na Gávea. Como ocorre tradicionalmente, heróis e vilões dividiram mais uma vez o irreverente protagonismo do bloco, com muitos foliões vestindo fantasias de personagens de quadrinhos e ícones do cinema.  Como o "Coringa" que vemos na foto acima. Tinha até "Lobo mau e Chapeuzinho".
 

Para 2016, o "Desliga" adotou o enredo "Vivo o Carnaval o Ano Inteiro, Bato no Peito, Sou Batuqueiro". É uma homenagem aos profissionais, percussionistas, etc.
 
 
O X O X O X O X O
 
 
 
"Mulher Mangueira" agitou pra valer !
 
Entre os muitos personagens assumidos pelo foliões nos desfiles de ontem no Rio, estava a "Mulher Mangueira" (foto), que enlouqueceu o povo com suas brincadeiras. O espírito do carioca contribui muito para que o Carnaval seja sempre uma grande festa.
Especialmente na "Cidade Maravilhosa", a alegria ultrapassa todos os limites imagináveis ! 
 
 
O X O X O X O X O
 
 
SPANTA NENEM COM
A ANIMAÇÃO DE SEMPRE
 
O "Spanta Nenem", que tem sede em Botafogo, desfilou na Lagoa, com absoluto sucesso. Muita gente e a manutenção da filosofia do bloco, que é a de destacar a cultura, os ritmos e as belezas do Rio.
 
 
O "Spanta" tem até uma Escola de Música, constituída por  músicos da comunidade do Santa Marta, formados pelo projeto Villa Lobinhos, com aulas de cavaquinho, violão, percussão, flauta e teoria musical, para mais de 100 crianças.
Entre os personagens do seu desfile de ontem, estava a "Coelhinha" abaixo,
 
 
 
          Frio nos Estados Unidos, calor imenso por aqui. Nas praias do Estado de Sergipe, só agora em 2016 já foram vendidos mais de 1,3 milhões do cocos, pra matar a sede dos veranistas. Os produtores da fruta estão rindo a toa !

Esta é a cara do
          Fluminense atual





                          Sou do tempo em que a gente torcida para um clube em cada estado, porque naquele tempo não existia Campeonato Brasileiro. E no futebol carioca eu torcia pelo Fluminense, assim como meu pai que, se ainda estivesse vivo, certamente ficaria apavorado.
 
                          Acho que a "pinta" deste novo zagueiro contratado pelo clube reflete bem o Fluminense de hoje. Pode ser que Renato Chaves seja até um craque, mas com esse dois dentes de ouro que ele mandou colocar na boca, vai ser meio difícil ele vencer na vida.
                    
                        "Deu vontade colocar e eu coloquei.  Quando der na minha cabeça, eu coloco outro" - explicou o "craque" sobre a sua "boca rica".
   O que é pior ? A nevasca deles
            ou as nossas chuvas,
         tempestades e tremores ?




                 Temos reclamado muito nos últimos dias, diante de tantos problemas que vem afligindo o Brasil, não é mesmo ?  Mas será que uma nevasca como está que está parando os Estados Unidos não seria pior ?

                 Depois de castigar Washington, a tempestade de neve chegou ontem à Nova York, onde vivem 20 milhões de pessoas. Já morreu um monte de gente e grande parte do País está paralisada, esperando a neve desaparecer.  E a angustiante expectativa de saber como estarão as coisas que foram cobertas pelo gelo ?
 
                 O que o amigo acha de acordar pela manhã e encontrar seu carro do jeito que se vê na foto abaixo ? Garanto que você pensaria: "Será que o motor vai pegar ?"
 
 
O exemplo que vem da Argentina




               Vez por outra, a gente vê alguns deficientes físicos lá pelo Congresso, em Brasília. Mas não me lembro de ter visto  deficientes ocupando cargos tão importantes, como neste exemplo que os argentinos nos mandam, e que vemos na foto.
 
                A vice-presidente eleita recentemente no país vizinho é Gabriela Michetti, que já era senadora pelo distrito de Buenos Aires desde 2013. Também já foi vice-prefeita da capital platina, sempre ao lado de Mauricio Macri, que agora é o presidente do País. Ela perdeu o movimento das pernas em 1994, mas continua tendo uma cabeça maravilhosa.
 
                 E o novo ministro do Trabalho da Argentina é Jorge Triaca, que também aparece na foto ao alto. Ele sofreu um acidente de trânsito quando tinha 9 anos de idade.  Hoje ele tem 41 e uma grande disposição para trabalhar.
 
                  É a primeira vez que a Argentina tem cadeirantes na vice-presidência e num ministério. O fato representa um grande exemplo de inclusão social.
CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

           "G  R  I  T  O       D  E     A  L  E  R  T  A"

                                    G  o  n  z  a  g  u  i  n  h  a


                    

 
Foi da linda e constante amiga Rosângela Queiroz (foto) a sugestão para que  " GRITO DE ALERTA" fosse incluída na série "Canções que ficam pra sempre".  E a querida Rosângela está cheia de razão, pois esta é uma das mais belas canções deixadas pelo talentoso GONZAGUINHA, que aí está no vídeo mostrando sua inesquecível qualidade. Que saudade desse 'cara', hein ?
 
 

 "Gonzaguinha, o compositor e letrista da canção, obteve inspiração para a criação através de uma história vivida pelo cantor Agnaldo Timoteo, grande amigo seu. Foi o próprio Agnaldo que contou a Gonzaguinha a história em uma madrugada. Agnaldo estava vivendo um romance perturbado com Paulo Cesar Souza, cheio de desencontros e brigas. Comovido, Gonzaguinha escreveu "Grito de Alerta", canção com uma personagem cheio de dores graças ao amor, e que clama ao amado por paz no relacionamento
Porém, antes de Agnaldo saber da existência da canção, Gonzaguinha a entregou para a cantora Maria Bethânia, que no ano anterior gravara com sucesso "Explode Coração" do compositor. Bethânia incluiu "Grito de Alerta" no álbum Mel de 1979, abrindo o lado B do LP. A canção de tema homoafetivo ganhou interpretação intensa e dramática pela cantora, responsável por outras canções de personagens que se intregam intensamente ao amor, e tornou-se logo um grande sucesso dela e um dos maiores êxitos do bem sucedido álbum. "Grito de Alerta" acabou entrando na trilha sonora da novela "Água Viva”, exibida pela Rede Globo no ano seguinte.
Quando Agnaldo Timóteo ficou sabendo da canção, Bethânia já tinha a gravado. Irritado por não ter sido o primeiro a gravar a canção cuja história era sobre ele, acabou sendo o segundo a gravar. Sua versão foi adicionada ao álbum Deixe-me Viver, mas não conseguiu destaque. No próximo ano foi Gonzaguinha quem a gravou no seu álbum De Volta ao Começo. Outras versões surgiram em 2001 por
Emilio Santiago e em 2004 por Bruno e Marrone"
 

 Grito de Alerta


 Primeiro você me azucrina, me entorta a cabeça
Me bota na boca um gosto amargo de fel
Depois vem chorando desculpas, assim meio pedindo
Querendo ganhar um bocado de mel
Não vê que então eu me rasgo, engasgo, engulo
Reflito e estendo a mão
E assim nossa vida é um rio secando
As pedras cortando e eu vou perguntando: até quando?
São tantas coisinhas miúdas, roendo, comendo
Arrasando aos poucos com o nosso ideal
São frases perdidas num mundo de gritos e gestos
Num jogo de culpa que faz tanto mal
Não quero a razão pois eu sei o quanto estou errado
O quanto já fiz destruir
Só sinto no ar o momento em que o copo está cheio
E que já não dá mais pra engolir
Veja bem, nosso caso é uma porta entreaberta
Eu busquei a palavra mais certa
Vê se entende o meu grito de alerta
Veja bem, é o amor agitando meu coração
Há um lado carente dizendo que sim
E essa vida da gente gritando que não.

  

             Luiz Gonzaga do Nascimento Junior era o nome completo de GONZAGUINHA,  que nasceu no Rio de Janeiro no dia 22 de setembro de 1945. Filho adotivo do famoso cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga e de Odaleia Guedes dos Santos, uma cantora que trabalhava no Dancing Brasil.
 
             Gonzaguinha chegou a se formar em Economia, mas nunca exerceu a profissão. Seu negócio era mesmo cantar, compor e tocar violão. E começou cedo. Aos 14 anos compôs sua primeira canção, "Lembranças de Primavera". E mais tarde, amigo de Ivan Lins, Aldir  Blanc, Marcio Proença, Paulo Elílio e Cesar Costa Filho, envolveu-se definitivamente na música e especialmente na arte de compor.
 


               Com "Explode Coração",  "Sangrando",  "Mulher",  "Começaria tudo outra vez",  "Redescobrir,  "O que é, o que é ?" e outras duzentas e tantas canções, Gonzaguinha se consagrou como compositor e cantor. Entre suas músicas, destaco "Lindo Lago do Amor", uma pérola de canção, que eu costumo cantarolar seguidamente.  Além de Maria Bethânia, outros grandes astros brasileiros gravaram suas músicas. Elis Regina, Simone, Fagner, Joanna são alguns destes cantores.
 
               O Brasil inteiro chorou, quando Gonzaguinha morreu aos 45 anos, vitimado por um trágico acidente automobilístico, ocorrido aqui no Paraná, no dia 29 de abril de 1991.
 
               













 
 
 
 
 
 
 
 
AS MELHORES DO FACEBOOK
 
Foi na página da minha amiga pelotense Gigi Duarte que eu encontrei esta postagem com uma frase simplesmente sensacional !