Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

  Zezé Di Camargo & Luciano serão enredo da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense em 2016. A sinopse será entregue aos compositores amanhã. Já estou curioso pra ver como vai ficar esta mistura de samba com sertanejo
 

    De eliminado na Libertadores
   a líder isolado do Brasileirão

           Na "gangorra" do futebol brasileiro, o Corinthians esquece a eliminação na Copa Libertadores com um gol sem querer e a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro. Azar do bom goleiro Danilo (ex-Londrina), que viu a bola chutada por Fábio Santos tocar na cabeça de Mendoza e entrar no seu gol :  Corinthians 1 x Chapecoense 0.

                     Tá esquisito esse início de Brasileirão. O atual bicampeão nacional é o lanterna absoluto, com duas derrotas em dois jogos.  Ainda sem ganhar também estão  os grandes Palmeiras, Vasco, Flamengo e Grêmio e mais os pequenos catarinenses Avaí, Joinville e Figueirense.

                      No bloco intermediário, com uma vitória e uma derrota, figuram os dois paranaenses (Coritiba e Atlético) e mais São Paulo, Fluminense, Inter e Chapecoense, todos com três pontos.

                       Imediatamente atrás do Corinthians, aparecem Atlético Mineiro, Santos e três pequenos: Sport, Goiás e Ponte Preta  que somam 4 pontos. O Timão (caloteiro e jogando mal) tá sozinho lá na ponta com seis.

                        O meu Grêmio, com goleiro da Seleção (Marcelo Grohe) é o levou mais gols: cinco em dois jogos. E os melhores ataques são os do Atlético Mineiro e do Sport Recife, que já fizeram seis. E o artilheiro é o "manjado" Diego Souza, que já marcou três e ontem ainda terminou o jogo atuando como goleiro do Sport Recife (foto).    Foi o personagem da segunda rodada.

   


    

A Libertadores sem o Boca


        Embora o  Boca Juniors ainda esteja tentando reverter a situação, é quase certo que Copa Libertadores vai continuar sem ele. O Tribunal Disciplinar da Conmebol não cometeu exageros, mas "pegou pesado". Eliminou o Boca desta edição do torneio, multou o clube em R$ 600 mil e puniu a agremiação com quatro jogos com portões fechados como mandante, e outros quatro sem a presença da torcida visitante. Contabilizando tudo isso, o prejuízo será grande. Nem no ano que vem teremos jogos da Libertadores em La Bombonera com capacidade plena de público.

      
        Sem o Boca Juniors, as Quartas-de-final serão abertas amanhã em Guayaquil, no Equador, com Emelec x Tigres, do México. O jogo será disputado no Estádio George Campwell (foto), com capacidade para 24  mil pessoas, a partir das 22 horas de Brasília.  O jogo da volta será dia 26 no México.

         Na quarta-feira, na Colômbia, o Santa Fé recebe o nosso Internacional, no estádio El Campin, em Bogotá, onde cabem 36.343 torcedores, e que deverá estar lotado. A partida também começa às 22 horas (hora brasileira). E a volta no Beira Rio está marcada para o dia 27.

         E na quinta-feira teremos dois jogos. Às 19h45m, o Guarani do Paraguai receberá o Racing da Argentina. E às 22 horas, o River Plate pega em casa o nosso Cruzeiro, no Monumental de Nuñez.

E' melhor entregar logo pra televisão



              Como o povo brasileiro não tem educação mesmo,  não resta aos tribunais outra alternativa a não ser a de punir os clubes,  interditando estádios e determinando a presença de torcida única em jogos que envolvem grandes rivalidades. E, convenhamos, é um horror o que está acontecendo nos nossos campos de futebol.
               
               Só ontem, tivemos vários estádios fechados em dia de bons jogos, com prejuízo pra todo mundo: clubes, torcedores, comerciantes e etc.   E eram partidas atraentes, como Londrina x Portuguesa,  Joinville x Palmeiras  e  Ponte Preta x São Paulo.  A Ponte até divulgou a "renda negativa" do jogo: R$ 35.197,68.  Contabilizaram até os centavos de prejuízo.

                A moda do telão, instituída pelo Londrina pode até se estender por outras cidades. Mas é bom ter cuidado e policiamento, porque do jeito que a maioria das torcidas são, logo estaremos tendo briga também nos telões.

                  Mas é preciso pensar rapidamente para solucionar esse problema que está banindo o público dos estádios. A continuar assim, será melhor entregar de uma vez os campeonatos brasileiros para as emissoras de televisão. Seria triste, mas triste já está agora !
     
      
OS MELHORES DA ESTRÉIA
FORAM GERMANO E O TELÃO
 
 
Parece que, finalmente, o Londrina Esporte Clube tem um dirigente de cabeça aberta. A "sacada" do diretor de Comunicações (eu nem sabia que existia esse cargo no LEC) foi o grande destaque deste começo de Série C para o Tubarão. A colocação de dois telões para que os torcedores alvicelestes pudessem ver o time estrear no campeonato foi mesmo uma ótima iniciativa.
 
Como a SM Sports manda em tudo no clube, há muito tempo não se fala nos integrantes da diretoria, que aos olhos da torcida têm sido meros figurantes. E agora aparece o nome de Moisés de Souza, que eu ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente, mas que já "mostrou serviço".
 
Na verdade, os grandes destaques do Londrina nesta estréia foram mesmo Germano, que salvou o time dentro do campo, e o Telão, que livrou a cara da torcida do lado de fora
 

               A caminho dos 87 anos, ele continua sendo requisitado para participar de programas na TV. Ainda em maio último, pude vê-lo no Programa Silvio Santos, sempre com a mesma simpatia e lucidez. Está entre os grandes nomes da história da nossa música

                                         L U I Z       V I E I R A


                   

                         Luiz Rattes Vieira Filho é certamente um dos mais velhos cantores brasileiros em atividade. Nasceu no dia 12 de outubro de 1928, em Caruaru, Estado de Pernambuco. Seu pai Luiz era jornalista e advogado. A mãe Anita Alves Mendonça Vieira era uma cantora lírica, que cantava nas igrejas e em todas as cerimônias religiosas. Ela morreu quando Luiz tinha apenas 3 anos. 
                        Luiz Vieira puxou à mãe, virou cantor, compositor e radialista. E não gosta de ser chamado de cantor, mas sim de cantador.

                       Muito precoce, Luiz Vieira já aos 8 anos completou um poema de seu professor com esse verso : "Outro dia eu vi o vento /  Ventando lá na avenida /  Entrando no apartamento / Procurando uma menina..." Que coisa linda, hein ?
                       Criado na roça, já em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Luiz Vieira foi guia de cego, engraxate, pescador, lapidário, ajudante de caminhão, vendedor, cortador de árvores e mais um monte de outras coisas. Não escolhia trabalho, fazia de tudo pra ganhar uns trocados.


                       Mas prevaleceu a música, e no inicio de carreira Luiz Vieira cantava músicas românticas, valsas e sambas-canções.  Chegou a imitar Vicente Celestino, no famoso programa de Renato Murce, no Rio.   Foi crooner de orquestra e, em 1950, conseguiu chegar ao rádio, que era na época o caminho mais certo para a fama.
                       

                      O primeiro sucesso de Luiz Vieira veio em 1953, através de sua composição "MENINO DE BRAÇANÃ", na voz de Roberto Paiva.  E logo a canção foi também gravada por Ivon Curi, que estava em alta.
                    E é justamente "MENINO DE BRAÇANÃ" que ilustra esta postagem, num vídeo muito especial, feito no programa da saudosa Inezita Barroso, que nos deixou há pouco tempo. É realmente um vídeo muito bonito.


                  A partir de então, novos sucessos vieram na carreira de Luiz Vieira, destacando-se a toada "Inteirinha", "Paz do meu Amor" e "Prelúdio para ninar Gente Grande". Mas como compositor, Luiz Vieira teve mais de 500 músicas gravadas."



                        



                       
 Verdade purinha esta que foi postada na página da amiga catarinense Crista Gutz