Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Calma com Dunga. E sem euforia com Tardelli


        A Seleção Brasileira está voltando da Ásia com dois ótimos resultados. A primeira parte do trabalho de recuperação moral do futebol nacional já foi concluída. São boas as possibilidades de que o Brasil possa montar uma equipe forte para as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa 2018. Mas a hora agora é de tranquilidade.
         Excluindo-se Neymar, que é o nosso craque da atualidade, dois outros profissionais se destacaram nestes quatro amistosos pós-Copa. O técnico Dunga, que conseguiu reorganizar uma Seleção que estava bagunçada, e o atacante Diego Tardelli, que resolveu provisoriamente o problema da camisa 9 do Brasil.
          Temos que torcer agora, para que a grande imprensa do Rio e de São Paulo pare de "encher o saco" do técnico Dunga. Antes destes dois últimos jogos já estavam surgindo "picuinhas" envolvendo o nome do treinador. Especialmente por parte do pessoal ligado à Globo  (Sportv inclusive), que sempre quer receber tratamento diferenciado por parte do técnico da Seleção. Como Dunga não é chegado a esse tipo de coisa, logo começam, a chamá-lo de mal humorado, chato e outros adjetivos pejorativos.
         Vamos deixar o homem trabalhar, especialmente agora que as coisas estão indo bem. A  época não é adequada para perseguições e nem  para puxa-saquismos. É tempo de não atrapalhar o trabalho sério que já começa a mostrar resultados.
          Por outro lado também é preciso evitar o "endeusamento" de Tardelli. Ele está jogando bem e resolvendo por enquanto o problema de miolo do ataque.  Mas não podemos esquecer que temos uma velha e bem sucedida cultura de "homem de área", centroavante fixo, tipo Vavá, Ronaldo, Romário, etc. E todos sabemos que Diego Tardelli não é esse tipo de jogador. Ele é um atacante de agilidade e movimentação que, por enquanto, está dando certo. Mas podem estar certos de que, na hora em que as coisas apertarem, durante as eliminatórias, certamente estaremos pedindo um camisa nove de verdade. Assim, o mais prudente é ir com calma no tratamento a Tardelli.
           Acho até que Dunga logo terá que preparar um plano B, para aqueles jogos mais complicados, nos quais o homem de área poderá  ser decisivo.  Mas até as Eliminatórias. ele terá o tempo necessário para pensar em tudo isso.
         

Argentina ganhou mais fácil ainda

         Se o Brasil já teve facilidades para golear o Japão por 4 a 0, hoje cedo em Cingapura, imaginem então a Argentina, que meteu 7 a 0 na fraca Seleção de Hong Kong, também nesta terça-feira. Teve de  tudo no amistoso, até um chinês que invadiu o campo para pegar um autógrafo de Lionel Lessi, que fez dois gols. Higuain (2), Gaután (2) e Banega completaram, a goleada.
          O próximo amistoso dos argentinos, visando as Eliminátórias Sul-Americanas para a Copa 2018, será no dia 18 de novembro, contra Portugal, no Old Trafford, estádio do Manchester United da Inglaterra.
                                                                     
           Outras duas seleções americanas jogaram hoje na Ásia. A Costa Rica ganhou da Coréia do Sul por 3 a 1, enquanto o Paraguai foi derrotado pela China, por 2 a 1.

Últimos 4 debates, a partir de hoje


     Se os candidatos a presidente da República não fossem tão "ruins de conversa", eu diria que a eleição seria decidida nestes quatro debates finais, que serão realizados a partir desta noite. Na Band, a partir das 22 horas de hoje, Dilma Rousseff e Aécio Neves entram na reta final da corrida pelos votos. O jornalista Ricardo Boechat comanda o programa, com duração prevista para uma hora e meia e que terá cinco blocos.
     Na quinta-feira será a vez do SBT, em parceria com o portal UOL e a Rádio Jovem Pan. Serão três blocos comandados pelo jornalista Carlos Nascimento, a partir das 18 horas. A pergunta que abrirá o debate será: "Por que o senhor quer ser presidente ?
      Virá depois o debate da Record, marcado para domingo próximo, com regras ainda não anunciadas.  E o último debate, como de costume, será o da Globo, marcado para o dia 23, apenas três dias antes do pleito

                      Será que  vamos ouvir as mesmas
                       bobagens dos debates anteriores ?

A Seleção que o Brasil inteiro pedia





       Valeu a pena acordar cedinho, ir a missa das sete e voltar pra casa correndo. Foi muito prazeroso ver a Seleção Brasileira mostrando um bom futebol, alegre e talentoso. No quarto jogo sob o comando de Dunga, a quarta vitória. Sem sofrer nenhum gol, marcando oito. E, pra completar, com quatro gols de Neymar, nosso maior astro no futebol.
         Foi mesmo um jogo pra fazer a gente esquecer o fracasso na Copa do Mundo. Pelo menos por enquanto. O time vai se acertando e melhorando a cada jogo, em todos os aspectos. Acho que, agora, é só deixar o Dunga trabalhar em paz. Não interessa se ele é feio ou mau humorado. O que importa é que a Seleção recupere a moral perdida nos últimos tempos.  E' só o começo de um trabalho, mas vai indo muito bem.
          É claro que temos que reconhecer a fragilidade do Japão, que apresentou um time muito fraco. Mesmo assim, não é fácil ganhar de quatro a zero. E também é muito difícil ver um jogador marcar quatro gols num jogo só, com a camisa da Seleção. Eu só havia visto isso uma vez ( e já faz muito tempo ), quando o Brasil goleou a Venezuela por 6 a 0 e o baixinho Romário também fez quatro. Não me lembro de outros casos.

Os próximos amistosos da Seleção serão em novembro. Dia 12 na Turquia e dia 18 na Áustria. Será a chance para ver o time de Dunga enfrentando os europeus

     O desejo de impressionar os outros, muitas vezes atrapalha as pessoas. É o alerta que nos traz esta postagem que a amiga Almira Leite fez no Facebook. Valeu, Almira !