Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 8 de setembro de 2012

Os gols que mataram o torcedor

         No jogo em que o Peru ganhou de virada da Venezuela (2 a 1), ontem no Estádio Nacional de Lima, pelas Eliminatórias da Copa 2014,  um  torcedor peruano morreu de emoção. Tudo começou no primeiro minuto do segundo tempo, quando Jefferson Farfán marcou o gol de empate dos incas, que perdiam por 1 a 0. Foi então que o jovem Jorge Armando Estrada Naranjo, de apenas 23 anos, começou a passar mal, mostrando-se exageradamente nervoso.
                           Farfán comemora o gol da virada peruana sobre a Venezuela
         Mas a tragédia se consumou 10 minutos depois, quando o mesmo Farfán anotou o gol da virada peruana. O jovem, Naranjo, estudante do último ano de Economia, ficou tão  aufórico e gritou tanto que o seu coração "explodiu".  Foi atendido inicialmente na arquibancada, sendo levado em seguida à uma ambulância que estava no estádio. Porém, não havia médico no local. Naranjo foi então conduzido a um hospital público de Lima,  onde foi constatada a sua morte.

Seleção já chegou pisando na bola

        A Seleção Brasileira terá, na próxima segunda-feira,  mais uma chance de se recuperar moralmente com os torcedores do País. Afinal, vai jogar em Recife que, históricamente, já ajudou o Brasil a se levantar de resultados ruins, no passado.   Em 1993, a Seleção estava indo mal nas Eliminatórias da Copa 94, quando chegou a Recife para enfrentar a Bolívia. O  Colosso do Arruda ficou lotado e os pernambucanos foram extremamente carinhosos, apoiando o time nos treinos e durante o jogo inteiro. O Brasil, ganhou de 6 a 0 e aquele jogo ficou marcado como suposto ponto de partida para a campanha do tetra obtido nos Estados Unidos.
         Mas as coisas não aconteceram por acaso. Antes do jogo com os bolivianos, o zagueiro  Ricardo Rocha, que era pernambucano,  sugeriu que os jogadores entrassem em campo de mãos dadas. Pegou bem, a torcida aplaudiu muito. E o comportamento de todos da Seleção foi humilde e atencioso, durante a permanência em Pernambuco. Eles souberam  conquistar o público.
        Hoje, porém, já faltou habilidade na chegada a Recife. Era madrugada, mas cerca de 200 torcedores estiveram no Aeroporto de Guararapes, para receber com carinho o técnico Mano Menezes. Poucas horas depois, o público já foi frustrado por uma resolução mal tomada. As pessoas iriam ao treino que estava programado para o Arruda,  mas a CBF mudou a programação e o treinamento foi transferido para uma academia. Os torcedores não puderam ver os jogadores de perto neste sábado.
         Não sei porque a CBF tem diretor de Seleções e outros cargos bem remunerados. É essa gente que deveria estar programando uma estadia feliz em Recife. Pra que é que serve o tal de Andrés Sanches ?  Dizem que ele ganha um montão de dinheiro na CBF.
         Vamos ver se os jogadores repetem o ritual de 1993, entrando de mãos dadas no gramado e mostrando o mesmo empenho que marcou aquele jogo histórico.

          Vejam na foto como estava o Estádio do Arruda no dia 29 de agosto de 1993, com o maior público da sua história: 96.200 torcedores. Foi aí que a Seleção embalou para buscar o tetra nos Estados Unidos.

A Foto do Dia



        Pela raridade do fato ocorrido hoje cedo em Monza, elegemos o flagrante acima como a nossa Foto do Dia. Afinal, desde junho de 2011, o piloto brasileiro Felipe Massa não conseguia uma terceira posição no grid de largada de um grande prêmio de Fórmula 1. Mas hoje foi o dia. Massa acabou sendo a grande surpresa do treino final para o GP da Itália, ficando atrás apenas dos inglêses Lewis Hamilton  e Jenson Button, que levaram a McLaren aos dois primeiros postos para a largada. 
       Felipe larga em terceiro, com Michael Schumacher em quarto. Mas a Ferrari também teve uma surpresa ruim: o espanhol Fernando Alonso, lider do campeonato, é apenas o 10º no grid. Desde outubro do ano passado, Alonso não perdia para Massa numa tomada de tempo.  Já o outro brasileiro, Bruno Senna, não foi bem no treino e larga em 13º lugar. Vamos ver se Massa confirma, amanhã cedo.

Uruguai goleado. Argentina é lider

      Nunca é fácil jogar na Colômbia, mas ninguém esperava que o Uruguai fosse goleado por 4 a 0, como aconteceu ontem em Barranquilla, com o Estádio Metropolitano lotado e a torcida empurrando os colombianos pra cima. Logo aos 3 minutos, Falcao Garcia abriu o placar e os charruas se assustaram. Com dois gols de Teófilo Gutierrez e um do lateral Zúñiga, a Colômbia completou a inesperada goleada e encostou no grupo dos ponteiros.



****** ARGENTINA LIDER - Com a derrota dos uruguaios e o descanso dos chilenos, que folgaram na rodada, a Argentina ganhou do Paraguai por 3 a 1 e assumiu a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas, chegando aos 13 pontos. O jogo foi disputado em Córdoba, no Estádio Mario Kempes, e mostrou que os argentinos estão definitivamente apaixonados por Messi, como mostra o cartaz que o torcedor exibe na foto. E que paixão, hein ?
          Com arbitragem, do brasileiro Luis Seneme, os platinos venceram com gols de Di Maria, Higuain e do craque Messi. Cobrando um penalti, Fabbro marcou para os paraguaios.




****** EQUADOR EM SEGUNDO - A Seleção do Equador derrotou a Bolívia, em Quito, por 1 a 0, com um gol de penalti cobrado por Caicedo.  O resultado deixou os equatorianos em segundo lugar, com 12 pontos, mas a partida foi ruim de doer.
             No outro jogo da rodada, o Peru recebeu a Venezuela e ganhou por 2 a 1, de virada. Arango, cobrando falta, abriu o placar para os venezuelanos, mas Farfán virou o jogo, marcando os dois gols que tiraram os incas da lanterna das Eliminatórias.

****** A CLASSIFICAÇÃO -  Os quatro primeiros colocados virão ao Brasil para a Copa 2014. O quinto terá que disputar uma repescagem. Por enquanto, a situação é esta: 1º- Argentina 13; 2º- Equador e Chile 12; 4º-Uruguai 11; 5º- Colômbia 10; 6º- Venezuela 8; 7º- Peru 6; 8º- Paraguai e Bolívia 4 pontos.
             A maior surpresa até aqui é a péssima campanha dos paraguaios, que estão em último, ao lado dos bolivianos. Na terça-feira teremos Peru x Argentina, Uruguai x Equador, Chile x Colômbia e Paraguai x Venezuela.

Revolta une a dupla Grenal


         No outro dia escrevi aqui sobre as dificuldades que os clubes de fora do Eixo Rio/São Paulo estão encontrando para ganhar em São Paulo. A revolta é tão grande que gremistas e colorados  estão se unindo para protestar. Vejam acima as reclamações que estão circulando pelo Sul do País. É coisa de torcedor, mas feita com absoluta razão.