Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Morre o comentarista Osmar de Oliveira

         O esporte brasileiro   levou mais uma "paulada". E  particularmente a Rede Bandeirantes. Morreu nesta sexta-feira o médico e comentarista esportivo Osmar de Oliveira.  Eu sabia dos seus problemas de saúde, mas recebi a notícia com surpresa e profunda tristeza. Sempre gostei do seu estilo, apesar de sua ligação afetiva com um clube, o Corinthians. Conseguia passar sinceridade até para quem não é corintiano, como é o meu caso.
          Osmar lutava contra um câncer de próstata e já tinha tido um infarto. Mais recentemente, foi acometido por uma pneumonia. Apesar de saber de seus problemas, eu acreditava que ainda ouviria por um bom tempo os seus comentários inteligentes. Mas hoje, uma parada cardíaca silenciou sua voz para sempre.  Osmar de Oliveira era paulistano e tinha 71 anos.
Primeiro Luciano do Valle. E agora Osmar de Oliveira. Tristeza total na Band

A nossa maior vitória nesta Copa

       "O Brasil e os brasileiros podem se orgulhar do que conseguiram com esta organização que está sendo elogiada em todo o mundo" - disse agora há pouco, em Brasília, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.
          Esta é pra mim a maior vitória do Brasil nesta Copa do Mundo que está chegando ao seu final.   Confesso que estava com medo de que as coisas não funcionassem bem na Copa, e que o COI até pensasse em tirar do Rio a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Mas, felizmente, tudo correu bem, tapando a boca dos muitos "secadores" que torciam contra. Não tivemos grandes problemas nos aeroportos e nos estádios. Também não ocorreram as grandes manifestações contrárias ao torneio, que chegaram a reunir nas ruas mais de 1 milhões de pessoas durante a Copa das Confederações de 2013.  Felizmente, o povo brasileiro entendeu a importância de sediar grandes eventos esportivos internacionais.
          "Estamos confiantes de que teremos excelentes Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, com participação de todo o Brasil. Estamos vendo o progresso que está ocorrendo na preparação" - acrescentou Thomas Bach.
          As minhas únicas dúvidas estão agora voltadas para possíveis mudanças de governo. Dilma Rousseff poderá não ser a presidente em 2016, o mesmo ocorrendo com o atual governador do Rio, Luiz Fernando Pesão. Os dois disputam a reeleição, mas poderão ser derrotados. Tomara que os futuros mandatários reconheçam que o compromisso é do Brasil e não de plataformas políticas.
        

            Parece que o uniforme da Seleção Brasileira para o jogo de amanhã, contra a Holanda, já está escolhido.  Que eu me recorde, o Brasil jamais entrou em campo com esse uniforme. Quem sabe dá sorte ?

Sai um gaúcho, entra outro gaúcho

             Antigamente, lá no meu Rio Grande do Sul, a gente brincava dizendo que "quando um gaúcho sai de casa, sempre tem que dizer onde está, porque pode ser chamado a qualquer momento para assumir a presidência da República. E se não for localizado, eles chamam outro gaúcho para o cargo."  O grande número de gaúchos eleitos presidentes dava margem a estas brincadeiras.
             Pois hoje se pode utilizar a mesma brincadeira para o cargo de técnico da Seleção Brasileira. Na Copa de 2010 era o Dunga. Agora é o Felipão. E já se fala que está tudo certo na CBF para o Tite assumir o cargo. Tem dirigente do futebol brasileiro que não concorda com Tite, porque que gosta de um outro gaúcho, o Mano Menezes.  Que me perdoem os amigos dos outros estados, mas assim sou obrigado a achar que quem mais entende de futebol neste País somos mesmo nós, os gaúchos.
              Brincadeiras a parte, que mau caratismo do ex-diretor de Seleções da CBF, Andrés Sanchez, dizer publicamente, logo após a desastrosa derrota para a Alemanha,  que "com Mano Menezes as coisas teriam sido diferentes". Esse cara nunca me enganou.
                Mas não é só ele. A CBF é um "ninho de cobras". O vice Marco Polo Del Nero está metendo abertamente o pau em Felipão. É Del Nero que está arranjando a "boquinha" para o Tite. Porém, todos sabem que o presidente José Marin Marin gostaria de ver Muricy Ramalho no cargo. Mas será difícil, porque Muricy não é gaúcho.

Governo quer mudar o futebol

       Não sei se esta foi  a melhor hora para o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, dizer que "o futebol brasileiro precisa mesmo de mudanças". Será que se a Seleção estivesse na final da Copa, ele teria a mesmo opinião?  Certamente, não.
        Acho que o Governo deve mesmo interferir nos caminhos do futebol brasileiro, mas sem ficar comentando pelas esquinas.  Isto só foi bom para aumentar o prestígio do ex-jogador Romário, que vem criticando diariamente os dirigentes da CBF.
         Pra falar publicamente em mudanças no futebol, o Governo Brasileiro já tem que entrar mostrando os erros e dizendo o que será feito. Do contrário, é pura demagogia.

Previsões confirmadas

            Confirmando as previsões do nosso Blog, Léo Maringá começa a se destacar nos treinos e jogos-treinos do Londrina. É claro que desta vez o Tubarão acertou. Trouxe o cara certo na hora certa. Ouvi algumas críticas, porque Léo tem 36 anos, mas isso não tem nada a ver. É líder e bom de bola.  Vai acabar sendo capitão desse time.
            Acho que o Tubarão terá na Série D Nacional um time melhor do que aquele que venceu o Campeonato Paranaense. Me cobrem, depois. Ainda não é um time condizente com o tamanho da cidade, mas já está bem melhor.

Teliana é finalista na França

           A tenista brasileira Teliana Pereira ganhou mais um jogo no Torneio de Biarritz, na França. Desta vez, ela eliminou a russa Evgenya Rodina, por dois sets a um, com parciais de 3/6, 6/1 e 6/4.
           Agora, a pernambucana de 25 anos aguarda a vencedora do confronto entre Minella e Kanepi, para saber quem enfrentará na decisão deste torneio da ITF.