Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Hoje é o Dia da MPB

           Nem a maioria dos músicos sabe bem porque, mas hoje comemora-se o Dia Nacional da Música Popular Brasileira.  A comemoração foi instituída no ano passado pela presidente Dilma Rousseff.
           Festejar a MPB me parece ser algo plenamente justo. Se tem "dia" de tudo em nosso país, por que não dedicar um dia para a música, que está constantemente presente na cabeça de quase todos os brasileiros ?
           Dilma escolheu porque 17 de outubro é o dia do aniversário da primeira compositora popular do Brasil: Chiquinha Gonzaga, que veio ao mundo no Rio de Janeiro, no dia 17 de outubro de 1847.  Chiquinha quebrou todos os tabus para introduzir a mulher brasileira na música. É dela o verdadeiro "hino do carnaval da nossa terra":
 
            "Ó abre alas / Que eu quero passar /  Ó abre alas / Que eu quero passar /
              Eu sou da Lira / Não posso negar /  Eu sou da Lira / Não posso negar /
             
               Ó abre alas / Que eu quero passar /  Ó abre alas / Que eu quero passar /
                Rosa de Ouro / É que vai ganhar / Rosa de Ouro / É que vai ganhar."

 
  No Dia Nacional da MPB, minha homenagem vai para o cantor e instrumentista londrinense Tigrão, que embalou as noites de várias gerações de Londrina.  Tigrão está seriamente adoentado. Pedimos a Deus por sua recuperação       

"The Voice" cada vez melhor

               Foi mais uma vez de ótima qualidade o programa "The Voice Brasil", que a Globo apresentou ontem à noite. Parece que o reality show está cada vez melhor.  Ótimos cantores e muita emoção marcou esta quarta etapa, a penúltima no esquema de "audição às cegas", em que os técnicos/jurados Lulu Santos Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Daniel ficam de costas para os candidatos, ligados apenas nas suas vozes.
               O carioca Lui Medeiros (foto), que cantou "Drão", conhecida canção de Gilberto Gil, foi pra mim o melhor da noite, sendo aprovado pelos quatro técnicos. Ele terá Lulu Santos como seu treinador nas próximas etapas.
               Doze candidatos se apresentaram. Apenas duas meninas não conseguiram aprovação. Claudia ficou com 4 dos aprovados, Daniel com 3, Lulu com 2 e Carlinhos Brown com um.
           

PARECE BRIGA DE ESCOLARES !

 
     Não mudou nada, em relação ao debate anterior. Ontem no SBT, Dilma Rousseff  e Aécio Neves trocaram acusações e não apresentaram nada de novo. Um chamou o outro de mentiroso o tempo inteiro, como se fossem dois moleques naquelas brigas de saída da escola.
            Pouco depois, durante uma entrevista, Dilma passou mal, com problemas de pressão.
           O g1.globo.com publicou as chamadas "considerações finais" dos dois candidatos, no fechamento do debate de ontem, coordenado pelo jornalista Carlos Nascimento.




 
A PRÓXIMA "BRIGUINHA" DOS DOIS ESTÁ MARCADA PARA DOMINGO, NA TV RECORD

Horário de Verão começa amanhã à meia-noite


        Tem muita gente que não gosta, alguns até com plena razão, pois precisam sair de casa ainda de noite para trabalhar. Mas eu adoro.  Dia mais longo, piscina e praia até mais tarde. Acho muito bom. Desta vez, o horário de verão será mais longo: 126 dias. Começa amanhã à meia-noite e irá até a meia-noite do dia 15 de fevereiro. Mudaram a data do término para que ela não coincidisse com o Carnaval.
         No Brasil, o horário de verão começou a ser adotado em 1931. Atualmente, ele é obedecido no Distrito Federal e em 10 estados:  Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Brasil vai economizar R$ 278 milhões com o horário de verão.
    É a hora da compensação. O cara que pegou a gordinha, se deu bem na hora do repouso. A postagem no Facebook foi da amiga Rosa Lopes