Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A decisão foi hoje, no Engenhão

         O Grêmio jogou um grande primeiro tempo e até merecia o primeiro gol, que só veio aos nove minutos da fase final, num gol de Elano, cobrando falta por baixo da barreira. Mas o Fluminense, com uma virada digna de um time campeão, virou o jogo com dois gols em quatro minutos. Digão aos 13' e Rafael aos 17, esfriaram o ímpeto do Grêmio, que ficou mais complicado ainda quando o boliviano Marcelo Moreno, que havia entrado 43 segundos antes, deu uma cotovelada em Sobis e foi expulso.

          
           Mas aí apareceu a raça gaúcha. Com um homem a menos, o Grêmio foi pra cima, botou pressão e chegou ao empate. Foi mesmo um jogo sensacional, com cara de final. Não acredito que, depois desse resultado, o Fluminense deixe escapar o título brasileiro. A decisão foi hoje no Engenhão.

Campeonato Paranaense não muda

       Como sempre acontece, os clubes paranaenses vivem reclamando de tudo qua Federação faz, mas na hora de mudar as coisas preferem deixar como está. Hoje não foi diferente. No Arbitral realizado na sede da FPF, com a presença do presidente Helio Cury, do diretor de futebol Amilton Stival, do diretor de vistorias Reginaldo Cordeiro e do assessor Orlando Colaço, os doze clubes que disputam a Primeira Divisão aprovaram a repetição do sistema de disputa do ano passado: dois turnos, com o campeão  de cada turno automaticamente classificado para as finais.
        Se um mesmo clube ganhar os dois turnos não haverá decisão. E os dois times rebaixados para a Segundona serão conhecidos pela soma dos pontos dos dois turnos. A única mudança está no critério de desempate numa possível decisão. Não haverá penaltis, pois o time de melhor campanha joga por dois resultados iguais.
         No final de novembro começam as vistórias nos estádios e os laudos deverão ser entregues até o dia 14 de dezembro. Os clubes terão prazo até dez dias antres da rodada inicial para entregar os laudos definitivos, já com os ajustes solicitados pela Federação. Só então seus estádios serão liberados para jogos.
          Os grandes clubes estiveram representados por nomes conhecidos, muitos deles através de seus presidentes. Mas o Londrina Esporte Clube se fez representar por Roberta Mainá, que eu não sei quem é,  mas gostaria de saber. Quem pode me informar ?

As eleições de Londrina assustam !

        Recebi um e-mail do amigo Célio Guergoletto, obviamente ainda triste com o resultado das últimas eleições para vereador. É absolutamente normal. Afinal, o professor Célio ganhou quatro eleições e nunca havia feito menos de 2.500 votos. Desta vez, só conseguiu metade: 1.234 votos, segundo lista publicada pelo Jornal de Londrina.
        Célio tem penetração em todas as áreas. Não dá para entender como é que um homem com a sua história, não consegue voltar à Câmara,  enquanto um pastor religioso recem chegado à cidade se elege com o apoio de um número muito maior de votantes. Não tenho nada contra pastores, mas teria ficado muito contente se o Célio tivesse conseguido se eleger.
         Já que estamos falando de eleições, faço questão de mencionar um outro nome que conta com a minha simpatia e que também não conseguiu se eleger: Antenor Ribeiro. Trabalhamos juntos em pelo menos duas emissoras de rádio, fomos vizinhos de apartamento na praia de Guaratuba e sua esposa Neli também trabalhou na mesma época em que eu militava na Folha de Londrina. Posso dizer que somos amigos, conheço bem o Antenor. Também não entendi porque ele fez apenas 1.317 votos, sempre de acordo com a relação que o JL publicou.
          Quem me conhece, sabe que eu não tenho maior envolvimento com política. Mas sempre fui um homem que acompanha o que acontece na cidade, e que reconhece a importância dos políticos. É claro que tem muitos políticos que não prestam, como tem médicos ruins, engenheiros ruins, jornalistas ruins, padres ruins e pessoas ruins em todas as áreas. O negócio é escolher os homens certos para os cargos certos.
          Só não posso concordar com o que tenho ouvido dizer por aí, tipo "não voto em políticos, não faço parcerias com políticos" ou outras coisas do gênero. A política brasileira anda por baixo, mas ainda existem bons políticos a disposição do povo. E tem mais um aspecto importante: não existe democracia sem políticos. Logo, o presidente, os senadores, os deputados, os governadores, os prefeitos e os vereadores tem que ser políticos, sim senhor.
          Nem sei se vou votar em Marcelo Belinati, mas estou cansado de ouvir esta sistemática perseguição ao sobrenome Belinati. Nem conheço pessoalmente este menino, mas gente que o conhece bem, tem feito elogios aos seus hábitos de vida. E mais; se um tio seu já foi prefeito, por que ele não tem o direito de ser ?
          Sobre Alexandre Kireeff também tenho ouvido elogios e críticas. Me assusta um pouco esta história de querer ser prefeito sem ser político. Sem ação política, ninguém governa uma cidade como Londrina.
           Em resumo, por tudo o que coloquei desde o início deste comentário, acho que o povo londrinense está sem rumo, não sabe o que fazer, não sabe o que dizer e não sabe em quem votar.  E isto é mesmo muito perigoso.

Vamos virar um "país de velhos"

       Me espantei quando li a matéria publicada pelo portal Londrix, sobre a queda de fecundidade que vem ocorrendo no Brasil. Os dados do Censo 2010, confirmam que a taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) é de 1,9. Está abaixo da taxa de reposição da população - de 2,1 filhos por brasileira.
       A queda vem ocorrendo desde 1970. O número de filhos por mulher chegou a 6,28 em 1960, antes de cair para 2,38, em 2000. Atualmente estamos com taxa de fecundidade de 1,9 filho por mulher. Na última década, nossa população cresceu 1,7%. Neste rítmo, o Brasil vai virar um "pais de idosos".  Eu e minha mulher fizemos a nossa parte. Temos quatro filhos, graças a Deus.

"Pérolas" que o Facebook nos traz

     

        Como sempre, o facebook me traz coisas boas. Hoje, foi esta foto postada por minha sobrinha Daniela Campos, que é apaixonada por animais. E ela mostra uma rua da minha Pelotas - me parece ser a rua Barão de Santa Tecla - com um fato que ainda se vê por lá: entre as motos e os carros, uma carroça ou uma charrete. Estou até sentindo o cheiro do cavalo.
       E Dani sabe até o nome do dono do bem cuidado cavalinho: "seu Candinho". E me diz também que esse cavalo é o único que ela conhece que atende pelo nome. Seu nome é "Gato". É só chamar Gatoooo! e ele olha, com mostra a foto. Ah, que saudade !