Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 4 de julho de 2015

 COPA AMÉRICA
Chi Chi Chi, le le le !
Finalmente campeão



         Não ganhou o melhor time. Mas ganhou o melhor treinador e quem mais precisava ganhar. Acho que é o melhor jeito de explicar esta conquista da Copa América pelos chilenos. Eles precisavam mais do que ninguém de um primeiro título internacional. E certamente vão comemorar por muito tempo esta vitória nos pênaltis, depois de zero a zero nos 120 minutos de bola correndo. Até a presidente Michelle Bachelet (a Dilma deles) comemorou.

                 Foi um ótimo jogo. Bem feito pra quem perdeu.  Mas faltou o gol pra salvar definitivamente esta Copa América, que a mais fraca de todas que assisti. E na própria final saltaram aos olhos alguns problemas gritantes, a começar pela baixa produção de Lionel Messi, que mostrou ser o"Zico da Argentina".  Joga muito, mas na hora de levar sua Seleção às grandes vitórias, sempre deixa a desejar.


                Duvido que Tata Martino seja mantido no cargo, depois das desastrosas alterações feitas no decorrer do jogo. A Argentina que começou com um ataque leve e rápido, terminou com dois jogadores pesados e decadentes, como Higuain e Lavezzi. Martino foi mal mesmo.

                E o Chile foi puro amor e inteligência. Quando seu treinador percebeu que é impossível  ser campeão com Valdívia, tratou de substituí-lo.  Quando ele sai do time as coisas melhoram. É como está acontecendo no Palmeiras.

                 Muita coisa ainda será dita sobre esta Copa América, mas fiquei contente que o Chile tenha quebrado o seu "absurdo jejum" de títulos.  Quem sabe passa a ser uma nova força verdadeira no futebol sul-americano.

                

Veja quem joga a decisão



    Faltando mais de uma hora para começar a decisão da Copa América, é impressionante o clima que se instala no Estádio Nacional de Santiago. É um mar de prevalência da cor vermelha, com um barulho infernal. E um pequeno reduto azul celeste, marcando a presença dos argentinos

     E eu aqui nesse frio !  




    Eu aqui todo cheio de roupa de lã, e vejo esta foto que o "g1.globo" postou, mostrando os alemães lotando a praia do Lago Wannsee, em Berlim, em busca de um refresco para os 37° que está fazendo por lá. Em grande parte da Europa está muito calor. "Bom verão" pra eles !
GP DA INGLATERRA F1
    Hamilton se dá bem em casa 
 e Felipe vai largar em terceiro



                 Amanhã é dia de Silverstone na Fórmula 1, e o inglês Lewis Hamilton não perdeu tempo: já se deu bem nos treinos, conquistando a pole para a largada, marcada para às 9 horas da manhã do domingo. 

                              Mas a boa notícia pra nós brasileiros é que Felipe Massa conseguiu o terceiro melhor tempo no treino deste sábado,  ficando bem colocado para começar a prova, atrás apenas da dobradinha da Mercedes, Hamilton e Nico Rosberg.  Desta vez, está tudo "organizadinho": serão duas Mercedes, duas Williams e duas Ferraris nos seis primeiros postos.

                               Já o outro brasileiro, Felipe Nasr, só conseguiu o 16º tempo, mas ainda assim vai largar a frente de dois ex-campeões mundiais: Fernando Alonso (17º) e Jenson Button (18º).
COPA AMÉRICA
  Peru é o terceiro. A decisão será
hoje à tarde: Chile ou Argentina ?

 
A decisão do terceiro lugar, disputada ontem à noite teve a cara da maioria das partidas desta Copa América: futebol pobre, só vontade.  O Peru ganhou por 2 a 0, com gols de Carrillo (foto) e Paolo Guerrero, e ficou como terceira força do Continente. Mas foi mesmo um jogo ruim, difícil de assistir.
Porém, certamente a decisão do título, marcada para as 17 horas de hoje no Estádio Nacional de Santiago, será mais um dos poucos jogos de alto nível que o torneio nos ofereceu.
Difícil apontar um favorito, porque além do futebol tem muitos interesses envolvidos. Prefiro pagar pra ver !
       Ela nunca foi uma mulher extremamente bonita. Mas enlouqueceu o craque Garrincha e o Brasil inteiro com sua voz, seu improviso e o seu requebrado. O vídeo abaixo não é um vídeo comum, mas um show desta mulata inesquecível

                                         e  l  z  a      s  o  a  r  e  s

                     

                                            A vida de ELZA SOARES é uma sucessão de conquistas, alegrias, tragédias e tristezas. Mas ela sobreviveu a tudo. Aos 85 anos, como dizem os historiadores, ou 77, como ela garante ser a sua idade real, Elza  ainda canta samba, MPB, Bossa Nova, Sambalanço, Hip-hop, Samba rock, Samba enredo e o que mais pedirem pra ela cantar.  
                                            Uma queda sofrida no palco, em 1999, tornou a vida desta guerreira ainda mais difícil. Com vários pinos nas costas e três cirurgias, ela já fica mais sentada do que em pé. Mas a voz está lá, do jeitinho que Deus lhe deu. Para a felicidade de todos nós, que ouvimos por tantos anos ela cantando pelo mundo afora.

Impossível falar em Elza Soares sem falar em Garrincha, que até hoje é considerado como o maior craque do futebol brasileiro depois de Pelé. Com o que eu concordo plenamente. Ele dribou os mais duros marcadores de todo o mundo, mas sempre ficou parado, quando se viu a frente de Elza Soares, sua paixão mais forte e demolidora.
Foi aos 32 anos que Elza conheceu Garrincha. E sofreu muito pra ficar ao seu lado. Uma cantora em início de carreira, envolvida com um jogador famoso e casado, que também se apaixonou por ela, largando a esposa e as sete filhas para ficar ao seu lado. Uma história que o Brasil inteiro sabe de cór e salteado, e que durou 16 anos.
 
Elza da Conceição Soares Pereira é uma carioca nascida na favela de Moça Bonita, em Padre Miguel,  no dia 23 de junho de 1930, filha de um operário e tocador de guitarra (Gomes Soares) e de uma lavadeira (Rosária Maria da Conceição). Pois esta mulher se tornou uma cantora extraordinária, além de compositora, dançarina, atriz e modelo.
A sua infância foi brincar na rua, soltar pipa, rodar piões de madeira e até brigar com os meninos. Foi uma infância pobre, porém feliz, mesmo tendo que trabalhar levando latas d'água na cabeça. Mas aos 12 anos foi obrigada pelo pai a largar tudo para se casar com um homem que tinha nome de mulher: Lourdes Antônio Soares, que era chamado de Alaúrdes., certamente para não prejudicar a sua "imagem". 
 E quando tinha 13 anos, já veio o primeiro filho. Mas João Carlos veio prematuro e desnutrido, morrendo de fome ainda recém-nascido. Na tentativa de salvar a vida do filho, Elza tentou participar do programa de calouros de Ary Barroso, na Rádio Tupi. Mal vestida e com um jeito humilde de falar, a princípio não foi levada a sério. Entretanto, quando começou a cantar, mostrou todo o seu potencial e ganhou um prêmio em dinheiro, aplicado em remédios para salvar a vida do filho. Mas João Carlos morreu.
E a história se repetiu logo depois. Aos 15 anos, Elza teve o segundo filho, que também nasceu prematuro e desnutrido, falecendo com poucos dias de vida. E, como se não bastasse, ela ficou viúva aos 20 anos, porque seu marido morreu de tuberculose. Quanta tristeza, hein ?
                        De repente, Elza se viu sozinha, porque toda a sua família havia morrido. Com 5 filhos para criar, ela foi doméstica, faxineira, lavadeira, passadeira, mas sempre mandava os filhos para a escola. E continuava sonhando em ser cantora. quando sobrava um tempo do trabalho, ela cantava em bares.
                         Aos 29 anos, em 1959, a situação era tão desesperadora que Elza deu um dos seus cinco filhos, a única menina, para uma família com mais posses criar. E o casal sumiu com a menina, para maior desespero.

                          Quando começou a trabalhar como cantora, surgiu Garrincha na sua vida, em 1968. Mas o sofrimento continuou para Elza, que era chamada de "bruxa", acusada de ter feito Garrincha largar sua família.  Os próprios amigos de Garrincha não aceitavam Elza como sua esposa. E ela corria os bares, pedindo bebida para o marido, que se tornara um alcóolatra. O dinheiro que ganhara antes de conhecer Elza, Garrincha já havia "torrado".  A única coisa boa é que ela começava a ser reconhecida como uma boa cantora.
 



                         Em 1983, Garrincha, que havia se separado de Elza, morreu de cirrose. Ela ficou arrasada, mas nem teve muito tempo para chorar a morte do amado e se recuperar, pois três anos depois, veio outra tragédia: num acidente de carro, morreu seu filho, que ia para o cemitério visitar o túmulo de seu pai, Garrincha. Foi demais para Elza Soares, que saiu do Brasil e ficou 9 anos cantando na Europa e nos Estados Unidos. 
               No retorno ao Brasil, Elza finalmente reencontrou a filha e voltou a ser feliz. Sua carreira continuava bem e ela tornou-se uma cantora bem popular, com vários sucessos, como "Se Acaso Você Chegasse" e  "Mas Que Nada". Em toda a sua carreira, Elza Soares gravou 32 álbuns e fez centenas de shows. Pelo menos envelheceu agradecida pelo reconhecimento popular, que finalmente veio. 
 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

    
     Expressiva esta postagem que a minha filha Juliana fez em sua página. E eu nem sabia que Elvis Presley tinha sido tão reconhecido a Deus, pelo talento que lhe foi dado !