Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Boca perdeu mais do que a Copa. Perdeu Riquelme

          Mais do que um título, o Boca Juniors perdeu também o seu melhor jogador. Juan Román Riquelme anunciou ainda no vestiário, ontem no Pacaembu, que havia disputado seu último jogo com a camisa azul e ouro. Revelado no clube em 1996, Riquelme ganhou três títulos argentinos, duas Libertadores e um Mundial Interclubes. Foi o grande sucessor de Maradona com a camisa 10 do clube Xeneize.  Dezesseis anos de grandes vitórias.
          Aos 34 anos, o jogador, que já atuou no Barcelona e no Villareal da Espanha, ainda não disse nada sobre o seu futuro. Limita-se a dizer que "não tenho mais nada para dar ao clube." Ele não se relaciona bem com o técnico Falcioni. Foi também por causa de um desentendimento com o então técnico Maradona, que Riquelme abandonou a Seleção Argentina.
           Continuo achando que Riquelme é o melhor jogador de futebol em atividade na América do Sul. Mas ele me pareceu cansado, no segundo tempo do jogo de ontem. Mostrou-se até desanimado, após o primeiro gol do Corinthians. Nenhum craque tem vida eterna.

Coincidência ou gozação ?

     Um suposto motorista acabou sendo expulso do Aeroporto de Ezeida, agora à tarde na Grande Buenos Aires. Torcedores do Boca aguardavam o desembarque dos jogadores do seu time, quando tiveram sua atenção despertada por um cidadão que chegou ao local e postou-se com um cartaz na mão:"Emerson".  
    Aparentemente, ele havia sido contratado para esperar alguém que estava chegando à capital argentina, e que tinha o mesmo nome do jogador do Corinthians que afundou o sonho do Boca Juniors, marcando os dois gols da decisão.

        Rapidamente, começou o disque-disque e todo o mundo olhava para o homem. Resultado, em poucos instantes ele teve que sumir do aeroporto, porque o clima estava ficando tenso demais.
        Coincidência ou gozação de algum torcedor do River Plate, maior rival do Boca no futebol da Argentina ?

A Foto do Dia

       O ex-presidente Lula está mais uma vez na nossa "Foto do Dia". Como já se esperava, ele, divulgou uma foto em que aparece com a faixa de campeão da Copa Libertadores da América. Corinthiano fanático, Lula já promete estar no Japão para ver o seu time no Mundial de Clubes, no final do ano. E pede a diretoria alvinegra que não desmonte o time.

Acabou a Libertadores. Agora é Olimpíadas

       Mal acabou a Copa Libertadores e as atenções dos esportistas brasileiros já vão se voltando para os Jogos Olímpicos que estão chegando. Entre os dois eventos, ainda temos a decisão da Copa do Brasil, que começa daqui há pouco em Barueri, entre Palmeiras e Coritiba. Mas a CBF só esperou o Corinthians botar a mão no canéco e já anunciou a lista dos 18 jogadores que representarão o futebol brasileiro em Londres.
        Comprovando que o Corinthians ganhou a Libertadores com um time que não tem grandes jogadores, nenhum alvinegro foi incluido entre os 18 selecionados. Embora o técnico seja um corinthiano assumido e tenha vindo do Corinthians para a CBF.
                       Thiago Silva vem do Milan para comandar a garotada em campo
         Não há surpresas maiores na relação. Para ocupar as três vagas para maiores de 23 anos, Mano Meneses chamou o zagueiro Thiago Silva (do Milan), que é o atual grande lider do futebol brasileiro;  o lateral Marcelo (do Real Madri), que agradou nas últimas convocações; e o atacante Hulk (do FC Porto), que foi o atacante mais regular nas últimas convocações da Seleção Principal.
         Os outros 15 são garotos com idade olímpica, mas todos super conhecidos da torcida, como os santistas Neymar, Rafael Cabral e Ganso, os são-paulinos Lucas e Bruno Uvini, os colorados Oscar e Leandro Damião e o vascaíno Rômulo.  Da Europa virão Alexandre Pato (Milan), Juan (Inter de Milão), Alex Sandro (Porto), Rafael (Manchester United), Sandro (Tottenham), Danilo (Porto) e o goleiro Neto (Fiorentina).
         A princípio, o grupo é de boa qualidade. Os jogadores mais elogiados por todos aqui no Brasil estão aí, a disposição de Mano. Mas o futebol que anda se praticando aqui na América do Sul está me deixando meio assustado. Os europeus parecem estar por cima.
         Outra coisa que também me preocupa é esta saída repentina do técnico das Seleções de Base, Ney Franco, que deixou a CBF para ser o treinador do time profissional do São Paulo. Eu imaginava que ele estaria ao lado de Mano, nas Olimpíadas, pois conhece muito bem a garotada. Será que não há alguma coisa por trás desta saída ?  Vai fazer falta, podem apostar.
          Na verdade, vou para os Jogos Olímpicos com um pé atrás e outro na frente, em relação a esta Seleção.

Salve salve, Corinthianos !

        Abro o a quinta-feira felicitando os corinthianos pela conquista do tão sonhado título da Copa Libertadores da América. Acabou o sufoco, o Timão já tem o título que lhe faltava. E não há como contestar a legitimidade da conquista. Não houve gol impedido, ninguém do Boca foi expulso, enfim, tudo correu dentro da legalidade, noite passada no Pacaembu. Ganhou quem somou mais méritos na verdadeira "briga" que foi a decisão de ontem. Sobrou raça, garra, valentia, vontade de ganhar e todos os demais atributos que um guerreiro precisa ter para ser vencedor. Na verdade, não assistimos um grande jogo, mas vimos uma grande briga.


         O técnico Tite acertou quando disse que o Corinthians não tinha que mudar nada para o jogo decisivo. E realmente não houve mudança. O Timão continuou jogando feio, sem talento e sem brilho. Mas continuou ganhando, como fez durante todo o torneio. E levou o "caneco".  Tentei me lembrar de uma grande partida do Corinthians nesta Libertadores. Não consegui. Do jeito que começou a competição, o time terminou.
          Mas o técnico Tite errou, quando disse nas entrevistas antes do jogo que não acreditava em sorte. "Sorte não existe" - afirmou. Mas ficou provado que o técnico corinthiano é um homem de muita sorte. Logo ele, que nega a existência da sorte. Que ironia. No próprio jogo de ontem, o Timão foi extremamente bafejado pela sorte. Os desfalques argentinos, a contusão do goleiro Orión e, sobretudo, os gols. Foi sorte demais. No primeiro, Danilo deu um "coice" na bola, e ela caiu no pé de Emersom: 1 a 0. No segundo, o zagueiro Schiavi se vestiu de Papai Noel e deu um presente ao "sortudo" Emersom:  2 a 0.
          Eu sei que alguns alvinegros vão continuar dizendo que sou anti-corinthiano, etc. Mas não posso ficar calado, simplesmente batendo palmas. Os torcedores tem mesmo que aplaudir tudo o que aconteceu, de bom e de ruim. Mas eu não. Faço questão de morrer abraçado com a verdade. E, na verdade, o espetáculo apresentado por Corinthians e Boca Juniors tecnicamente foi lamentável. Nunca tivemos outra final de Libertadores com nível tão baixo.  E quem achar que estou errado, que me aponte um  (só um) lance realmente de elevada técnica.  Foi um "peladão".
           Melhor que a sorte tenha ficado do lado brasileiro do que do lado argentino. E quero reforçar o meu abraço aos tantos amigos corinthianos que tenho. Meu pai era corinthiano. Tenho um filho corinthiano. Tudo gente que eu amo e que escolheu este clube para torcer. Imagino a alegria de alguns acompanhantes do blog, como o grande amigo Hamilton Nassif, o não menos amigo Muraska e vários  outros. A todos eles os meus parabéns.