Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Confira as chances do seu time

       O matemático gaúcho Tristão Garcia, do site Infobola, fez para o jornal "O Dia", do  Rio de Janeiro, uma projeção sobre as chances de cada time no Campeonato Brasileiro. Segundo ele, o Coritiba tem 56% de possibilidades de ser rebaixado.

     Clubes                  Título     Libertadores      Rebaixamento       

Cruzeiro                    85%                  99%                     -x-
São Paulo                  10%                   92%                     -x-
Inter                            2%                   64%                     -x-
Flu                               1%                   40%                     -x-
Atletico MG                1%                   40%                     -x-
Grêmio                        1%                   34%                     -x-
Corinthians                 1%                   31%                     -x-
 Santos                         -x-                      -x-                                  -x-
Flamengo                     -x-                      -x-                       -x-
Goiás                            -x-                      -x-                       1%
Sport Recife                 -x-                      -x-                       2%
Palmeiras                     -x-                      -x-                       3%
Figueirense                  -x-                       -x-                     25%
Chapecoense                -x-                       -x-                     23%
Vitória                          -x-                       -x-                     47%
Coritiba                        -x-                       -x-                     56%
Botafogo                       -x-                       -x-                      61%
Bahia                             -x-                       -x-                      87%
Criciuma                       -x-                       -x-                      95%


        O livro "Pura Paixão", que conta a história da cantora Ivete Sangalo, pelo jeito vai dar o que falar. E Ivete já antecipa que nunca teve romance com a apresentadora Xuxa Meneghel, como se comentou na imprensa. "Se não fôssemos tão amigas e gostássemos de mulher, poderíamos namorar"- brinca a artista baiana

A verdade sempre aparece

          Pouco a pouco, as coisas felizmente vão se acalmando em Londrina. As pessoas vão se dando conta de que o que aconteceu sábado no Estádio do Café foi muito ruim pra cidade. Chegaram alguns comentários e várias pessoas me telefonaram, algumas delas ligadas profissionalmente ao futebol. Quem realmente conhece do assunto, ficou com vergonha.
         Tudo o que foi dito durante o jogo, vai aos poucos sendo desmentido, através dos vídeos que mostram tudo o que aconteceu no Café. Não foi o catimbeiro treinador  do Brasil que começou a briga, mas alguém com a camisa do Londrina que tentou agredi-lo, provocando a reação dos jogadores do Brasil.  Também não foi o goleiro Eduardo Martini que espancou violentamente o roupeiro Chimbica, mas um reserva do Brasil que ninguém conseguiu identificar. E mais: segundos antes, Martini foi duramente atingido (até caiu) por pessoas que vestiam a camisa da comissão técnica do Tubarão. E Chimbica estava entre estas pessoas.  Na verdade, não tinha nenhum"santinho", como tentaram apregoar. Com os recursos técnicos de hoje, quem falar inverdades acaba sendo desmentido.  Está tudo lá no vídeo, pra quem ainda quiser conferir.
          Mas a história está sendo recontada. Aliás, gostei muito da entrevista do técnico Tencati, que foi sincero e deixou claro que não compactua com o que aconteceu. Ficaram prováveis prejuízos, que começam a ser contabilizados daqui para a frente. Multas, interdições, suspensões e outros danos, que vão prejudicar o Tubarão num futuro próximo.
          E, por favor, não comecem a "fabricar" uma rivalidade de guerra entre Londrina e Pelotas, como alguns irresponsáveis já estão tentando fazer. O que houve neste jogo morreu, acabou. Ano que vem, na Série C, será uma outra situação, até provavelmente com outros jogadores, treinadores, dirigentes e árbitros. E, Deus queira, com pessoas mais equilibradas conduzindo a opinião popular. Cenas como esta (foto) do espancamento do cinegrafista gaúcho  não podem mais ocorrer no Estádio do Café.

Cruzeiro deve chegar. E o Fogão deve cair


       Resisti até agora, mas pouco a pouco vou me rendendo à uma realidade: o Cruzeiro vai mesmo chegar até o fim brigando pelo título. E é o maior favorito. Por outro lado, começo a achar que só um milagre poderá salvar o Botafogo do rebaixamento.  Cheguei a estas conclusões vendo o jogo entre os dois (Cruzeiro 2 a 1) neste final-de-semana.
         O Cruzeiro fez 2 a 0 e pisou no breque, preocupado com a decisão com o Santos, quarta-feira pela Copa do Brasil.  Mesmo assim podia ter goleado. Já o Botafogo está todo atrapalhado. Gosto muito do trabalho do técnico Mancini, mas acho que ele está perdido. Time cheio de improvisações e desânimo. A displicência do argentino Bolatti chega a irritar.
           Dos 18 pontos que vai disputar, o Fogão precisa de no mínimo dez. Talvez precise de doze. Para que só ganhou quatro dos últimos 12 que disputou, só mesmo por milagre.
            Por seu turno, se o Cruzeiro ganhar do Criciuma, domingo no Mineirão,  ficará muito perto do bicampeonato.
                 TREZE ANOS DEPOIS
     O World Trade Center, reconstruído ao custo de US$ 3,9 bilhões, volta a funcionar, treze anos depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. O arranha-céu de 104 andares se destaca na paisagem de Manhattan, ocupando o epicentro da área destruída nos atentados onde se localizavam as torres gêmeas, e onde mais de 2.700 pessoas morreram soterradas sob montanhas de escombros e poeira.
          A inauguração deste prédio icônico é o marco principal da transformação da Lower Manhattan num próspero bairro vivo 24 horas por dia.  Da torre se vê o Memorial e o Museu National  September 11. O novo prédio tem 541 metros de altura.

                    E' o novo cartão-postal dos Estados Unidos
 
 
O Halloween também não passou em branco no Facebook. A amiga Darli Franco fez esta postagem engraçada