Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Parabéns para minha querida irmã


        Lá em Pelotas, minha irmã Maria Luiza comemorou ontem o seu aniversário. Aproveito para mandar o mais carinhoso abraço e mil beijos pra ela. A foto é do jantar que marcou a data, e minha filha Juliana, que me representou no evento. aparece com a querida Maria Luiza. Parabéns pra ela. 

Chegou a hora de Clayton Silva



         "Tô de olho no sinhô" ou "Êta fuminho bão" . Quem de nós não conhecia pelo menos um destes dois bordões. Pois o ator que utilizava as duas frases morreu ontem, aos 75 anos. O programa "A Praça é Nossa" perdeu mais um dos seus grandes personagens. Clayton Silva foi velado em Indaiatuba, onde residia, e seu corpo está sendo cremado hoje no Cemitério da Vila Alpina.


            Clayton lutava contra um câncer no pâncreas há três anos. Ficou lúcido até dois dias antes da morte. Ele figurava no elenco da "Praça é Nossa" desde 1987, e apresentava um programa de rádio em Campinas, duas vezes por semana. No cinema, fez vários filmes. Era casado há 50 anos e deixou 3 filhos e 4 netos. 

Bayern contrata Pep Guardiola

      O ex-técnico do Barcelona, Pep Guardiola (foto), que estava afastado do futebol desde que deixou o time espanhol, em maio de 2012, acertou hoje o seu ingresso em outro grande clube europeu. Ele vai dirigir o Bayern, de Munique e será apresentado oficialmente amanhã. 

                       
      Não se sabe ainda o valor do contrato, que foi fechado com o ex-jogador Karl-Heinz Rummenigge, presidente do clube alemão. Mas já foi anunciado que o compromisso irá até 2016. E o detalhe curioso é que Guardiola, que está chegando aos 42 anos, só começará a trabalhar em junho, quando se encerrará o contrato do atual treinador do clube germânico, Jupp Heynckes. Com 67 anos, Heynckes vai se aposentar, mas quer parar após a conquista de mais um título de campeão alemão.

Graças a Deus, os Estaduais estão chegando

        A chegada dos Campeonatos Estaduais me deixa mais animado com o futebol.  Foi duro aguentar só os chamados "times grandes" jogando por cinco ou seis meses. Os "pequenos" do Interior voltam a ter chance agora, com as disputas regionais, que pra mim são muito mais legítimas, autênticas. Clubes de uma mesma região se enfrentando sempre dá muito mais graça. É a gozação de vizinho contra vizinho. Que graça tem para um time do Paraná derrotar uma equipe lá de Pernambuco ?
       Meu esquema já está pronto. Meus pacotes de pay-per-view já estão garantidos. Comprei o Gaúcho e  o Paranense, que são os que mais me interessam. Paulista e Carioca a gente acompanha pela Globo e pelo SporTV. Tenho muito mais tesão num jogo Coritiba x Rio Branco do que num Flamengo x Corinthians, pelo Brasileirão. Se eu não gostasse mais do Interior, eu nunca teria mudado de São Paulo para Londrina, não é mesmo ?

No Paulistão, Santos é o meu favorito

    Por diversas razões, estou apontando o Santos como meu favorito para o Campeonato Paulista, que começa no sábado, com seis jogos: SP x Mirassol, Barbarense x 15 de Piracicaba, Linense x Guarani, Atlético Sorocaba x São Caetano, Penapolense x Ituano e São Bernardo x Santos. No domingo, mais quatro jogos vão fechar a primeira rodada: Paulista x Corinthians, Palmeiras x Bragantino, Ponte x Mogi e Botafogo x Oeste.
      O primeiro motivo que me leva a apostar no Peixe é que ele não participará da Libertadores. Enquanto Palmeiras, Corinthians e São Paulo devem apelar para aquela frescura inútil de poupar jogadores, o Santos não terá motivo para ficar jogando com time misto ou coisa parecida. Em segundo lugar, o Alvinegro tem a grande chance de conseguir o tetracampeonato legítimo, com quatro título seguidos. Nem o time de Pelé conseguiu ir além do tri. E o terceiro e principal motivo é que o clube praiano foi o que melhor contratou neste começo de temporada. Com Montillo e Marcos Assunção jogando ao lado de Arouca, Cícero e Neymar, o time está esplendidamente bem servido do meio para a frente. A defesa também é boa, e a contratação do lateral Nei (inexplicavelmente liberado pelo Inter) reforça bastante a equipe. Se não acontecer nenhuma anormalidade, acho difícil o Peixe perder esse título. 

                               Parece que desta vez Neymar terá companheiros de melhor nível
        O São Paulo perdeu Lucas, seu melhor jogador, e tem como melhor reforço o veterano zagueiro Lúcio, que deve brilhar na temporada. O time foi mal nos jogos-treino preparatórios e mostra-se mais preocupado com a Libertadores.
       O Corinthians vai depender muito do futebol que Alexandre Pato mostrar. Fora isto, depois que conquistou o Mundial de Clubes o clube está vivendo um festival de frescuras. E ainda tem a Libertadores para atrapalhar. Não acredito no Timão, neste Estadual. 
       Já o Palmeiras parece ter ficado ainda pior, com a saída de Marcos Assunção. O chileno Valdivia continua cheio de frescuras. A Federação ajudou, fazendo o Verdão estrear em casa, contra o Bragantino. 
       O que não me agrada neste Paulistão que está chegando é o fato de não se falar numa equipe realmente boa no Interior. A Ponte Preta parece ser a mais animada. Já o Guarani vai começar o campeonato num clima de baixo astral. 

Pode dar "zebra" no Gauchão


       O tradicional domínio da dupla Grenal no Campeonato Gaúcho pode ser quebrado nesta temporada. Tanto o Tricolor como o Colorado não utilizarão seus principais jogadores nos primeiros jogos. O Grêmio estréia na Libertadores já na quarta-feira próxima, no Equador, enquanto o Inter ainda está fazendo sua pré-temporada. Com isso, os clubes do Interior estão pretendendo surpreender nas primeiras rodadas A largada  será no sábado, com Inter x Passo Fundo, São José x Pelotas e Juventude x Lajeadense. E no domingo jogarão Esportivo x Grêmio, São Luiz x Cruzeiro, Canoas x Caxias, Santa Cruz x Cerâmica e Veranópólis x Novo Hamburgo. Especialmente os dois representantes de Caxias do do Sul (Juventude e Caxias) estão animados com a possibilidade de brigar pelo título.

         No ano passado, Luxemburgo começou a poupar jogadores no Brasileirão, por causa da Liga Sul-Americana. Acabou perdendo as duas competições. Vamos ver como ele agirá agora no Gauchão. Por enquanto, está definido que um time misto atuará nas duas primeiras rodadas. Até se justifica, porque não haveria tempo de jogar e viajar.  O ex-jogador Mabília comandará o "Expressinho", que contará com vários jogadores bem conhecidos, como Werley, Grolli, Léo Gago, Rondinelly e Marquinhos. 
         No Inter, o plano é disputar as três primeiras partidas com um time sub-23, sob o comando de Gilmar Loss. O goleiro Agenor, o zagueiro Romário, o atacante Cassiano e os meias Otávio e João Paulo são alguns dos jogadores conhecidos que integrarão esta equipe.
         O Caxias é comandado por Pícoli e o Juventude tem Lisca como técnico. Um treinador bastante conhecido de todos está em Santa Cruz do Sul, dirigindo o Santa Cruz. É o uruguaio Sergio Ramirez, aquele que ficou famoso porque saiu correndo atrás de Rivelino, num jogo Brasil x Uruguai, realizado em 1976 no Maracanã. Anos mais tarde, Sergio Ramirez dirigiu o Londrina, no Campeonato Brasileiro. 
         O Novo Hamburgo promete fazer um grande campeonato. Sua atração individual é o goleiro Gott, que tem 2m01 de altura. Ele foi formado nas categorias de base do Grêmio e teve uma passagem pelo Vasco. 
         O representante da minha cidade natal é o Esporte Clube Pelotas, que a última hora contratou dois bons reforços: o lateral-esquerdo Jadilson, ex-Grêmio, Cruzeiro, Fluminense, São Paulo e outros clubes conhecidos, e o peruano Junior Ponce, formado no Alianza Lima e vinculado ao Hoffenhein da Alemanha.
          Apesar de todo o entusiasmo dos interioranos, eu acredito que o Internacional vai fazer de tudo para conseguir o título. O Colorado está fora da Libertadores e precisa dar uma alegria à sua torcida. Mas o problema é que ele não poderá jogar no Beira-Rio, que está em obras para a Copa 2014.
         
       

"Pérolas" que o Facebook nos traz


        Linda a mensagem postada pela amiga Elaine Bexiga. O Facebook continua nos trazendo muita coisa interessante. Valeu Elaine