Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pré-Olímpico: terceira vitória do Brasil

A Seleção Brasileira continua brilhando no Pré-Olímpico de Basquete Feminino, em Neiva, na Colômbia. O time dirigido por Enio Vecchi obteve hoje a terceira vitória: 73 a 50 sobre a boa equipe da Jamaica, que até dificultou um pouco as coisas no primeiro tempo. Mas o Brasil está marcando muito bem e acabou controlando completamente o jogo.
Desta vez, Palmira foi o destaque, com grandes jogadas e muita marcação. A cestinha da partida foi a jamaicana Gidden, que fez 23 pontos. No Brasil, Erika (foto) marcou 19 pontos. Amanhã, as brasileiras enfrentam as mexicanas. Vencendo, serão campeãs do Grupo B e na semifinais enfrentarão a segunda colocado do Grupo A, na sexta-feira.

O que é que há com o Palmeiras ?

      Não é fácil explicar porque é que um time que tem um técnico como Felipão e, pelo menos, meia dúzia de ótimos jogadores pode mostrar tanta fragilidade. O Palmeiras não consegue segurar um resultado positivo nem mesmo quando joga com 11 contra 9, como ontem em Goiânia. Já está em 8º lugar no Brasileirão, fora da "zona da Libertadores" e a tendência é cair mais, pois o elenco parece ter perdido a vergonha, de tanto levar bronca.
       Luis Felipe Scolari não é homem de aguentar uma situação como esta por muito tempo. E se o Verdão não derrotar o "lanterna" América Mineiro, sábado que vem em São Paulo, ele larga tudo e vai embora, podem apostar. Domingo, no empate com o Atlético Goianense, ele disse: "É a maior vergonha da minha vida."

Greve dupla nesta terça-feira

     O Londrix, uma das melhores fontes de notícias de Londrina, me confirma que amanhã, além da greve dos carteiros, teremos também greve dos bancários. Algumas agências vão fechar; outras terão suspensão parcial dos serviços. Mas é problema certo para os correntistas e o público em geral.
     Os bancários pedem um reajuste de 12,8% e fazem outras reivindicações, como maior participação nos lucros do setor. Coisas justas, já que os banqueiros estão entre os que mais ganham dinheiro no Brasil.
     Estas greves nos mostram que existem muitos insatisfeitos no País. A coisa não está boa.

Um lugar para Diego Souza

      A Seleção Brasileira, que quarta-feira joga outra vez com a Argentina, já está em Belém do Pará . Sem Mario Fernandes, que não se apresentou, mas com os astros maiores, Ronaldinho Gaúcho e Neymar. Entre os demais, muitas atenções voltadas para o vascaíno Diego Souza, que desandou a fazer gols nas últimas rodadas do Brasileirão. Especialmente os três que marcou domingo contra o Cruzeiro aumentaram o seu cartaz e colocaram Mano Menezes numa saia justa.
      É que, sem o goleador Leandro Damião (machucado), como é que Mano vai deixar no banco um jogador que está fazendo tanto gol?  Certamente escalando Borges, que também está marcando a cada rodada,  ou mesmo Fred. Mas se os gols não saírem rapidamente, a torcida vai cobrar  a entrada de Diego Souza. O problema maior é que ele não é centroavante. Teria que entrar na meia, onde existem vários craques: Neymar, Ronaldinho, Lucas, Oscar...É, Mano vai ter que quebrar a cabeça. Fazer gol nos argentinos não é fácil.

Mário Fernandes, um jogador diferente


      Mário Fernandes, na foto comemorando o gol que marcou ontem em Floriánópolis, é mesmo um jogador diferente. Parace estar na contra-mão. Enquanto os demais jogadores brigam para chegar à Seleção Brasileira, ele simplesmente dispensa a chance.  Não viajou para Belém do Pará, ontem cedo, e disse depois que não tinha interesse em se apresentar. Estão tentando convencê-lo a mudar de idéia.
       Mário é aquele mesmo que, em 2009, logo após chegar ao Grêmio, despareceu por um mês. Foi para São Caetano do Sul, sua cidade natal, e ficou com a família. Seu empresário, Jorge Machado, diz que "ele é um jogador diferente". E a direção do Grêmio garante que não vai forçar nada e que a decisão de Mário Fernandes será respeitada." Mas o grande problema é  a desvalorização  que na certa ocorrerá.

Roubar no Rock in Rio parece ser moleza

Os ladrões estão se dando bem no Rock in Rio.  Na maioria dos casos, não precisam nem fazer força ou usar de habilidade para realizar seus furtos. É que a animação é tão grande que as pessoas pulam muito e nem percebem quando dinheiro, celulares e documentos caem de seus bolsos. Para os gatunos, é só abaixar e pegar. Isto ficou claro porque, ao denunciar que alguém levou seus pertences, as pessoas dizem não saber como isso ocorreu.
     Foram 120 furtos na sexta, 190 no sábado e mais de 200 no domingo. Mas, com base no que tem sido denunciado, parece que a violência não tem sido grande, embora o uso de tóxicos seja alto.

Já se fala em recuperar o VGD

Na semana passada, quando comentei aqui sobre a boa participação dos três clubes londrinenses na 3ª Divisão Paranaense, um anônimo fez um comentário lamentando que o VGD não esteja em condições de receber jogos desses times, porque se isso fosse possível teríamos um bom público.  Agora, vejo que está sendo iniciado um movimento para tentar recuperar o velho estádio. Prefeitura, Londrina, Cincão, PSTC e Junior Team poderão até se unir na busca de recursos para as obras necessárias. Será muito bom, desde que os quatro clubes tenham iguais direitos de utilização.
      A propósito, o Cincão perdeu a grande chance de se isolar na liderança da Terceirona. Como PSTC e Londrina Junior Team empataram (0a0) no sábado, o time dos Cinco Conjuntos  ficaria sozinho na ponta com uma vitória em Santo Antonio da Platina, no domingo. Mas perdeu por 2 a 0 e agora é terceiro colocado, com 12 pontos. PSTC e Junior Team chegaram aos 13 pontos. O quarto colorado é o Cambé, que ontem ganhou do Matsubara por 5 a 3.
       Em tempo: sou apaixonado pelo Estádio Vitorino Gonçalves Dias.

Novela nova na Globo

       Hoje é dia de estréia na Glôbo. Entra a novela "A Vida da Gente", a partir das seis da tarde. Muitos nomes conhecidos  como Fernanda Vasconcellos, Rafael Cardoso, Thiago Lacerda, Marjorie Estiano, Nicette Bruno, Stênio Garcia e muitos outros. A autora é Licia Manzo e a direção é de Jayme Monjardim. Parece que tem música boa.
        Particularmente, acho que seis da tarde é hora de notícia. Novela é pra mais tarde, quando todo mundo já está informado e relaxado.

Deixem os carroceiros em paz

     Em sua edição de hoje, o Jornal de Londrina aborda o suposto problema que os carroceiros estariam  causando ao trânsito da cidade. Eu não vejo problema nenhum, deixa eles trabalharem. Os vereadores estão votando um projeto de lei que traz grandes limitações ao trabalho desta gente. A própria matéria do JL nos conta que este ano tivemos apenas um acidente com carroça, na Av.Saul Elkind. E eu pergunto: quem tem causado mais problemas, as carroças ou as motos?  E nem porisso vamos limitar a ação dos motociclistas, que têm absoluto direito de circular pela cidade. São extremamente úteis.
     Regulamentar, sim. Mas não posso concordar com leis que, entre outras coisas, proibam os carroceiros de fazer um frete no centro da cidade. É um dos fretes mais baratos que existem. Hoje mesmo preciso trazer para a minha casa uma telha grande, que não cabe no automóvel. Vou atrás de um carroceiro. Todo mundo será prejudicado se não puder utilizar o serviço.