Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Esta Copa vai valer a pena



     Não costumo me entusiasmar muito com esta Liga dos Campeões e outros torneios europeus. Mas hoje fiz questão de ver atentamente a  semifinal da Liga, entre Real Madri e Bayern, por uma razão muito especial. É que quase todos os jogadores que atuam nestes dois times estarão no Brasil, para a Copa do Mundo que começa daqui a exatamente 50 dias. Queria ver de perto como estão estes jogadores. E gostei do que vi. Quando o jogo terminou com a vitória do Real por 1 a 0, me senti convencido de que este Mundial será mesmo sensacional. Talvez um dos melhores da história no aspecto técnico.
      Pra começar, torço muito para que árbitros como esse inglês que apitou hoje, sejam escalados para as partidas da Copa. Impecável a arbitragem de Howard Webb, com 100% de acerto nas suas decisões. Os alemães queria um pênalti no finalzinho, mas não houve nada no lance.

     Antes de abordar o trabalho individual dos jogadores, gostaria de salientar que o espetáculo me agradou. O principal aspecto é que não vi nenhum jogador se jogando no chão para cavar faltas, como ocorre no Brasil. Todos queriam jogar bola e tentar vencer o jogo.  O Bayern tem mais time e deve ganhar o segundo jogo, lá em Munique. Mas o Real Madri se superou em campo. Fez um a zero, com Benzemá (foto acima), logo no começo, e fechou a porta para os alemães, enlouquecendo a torcida madrilena que estava no Estádio Santiago Bernabeu.  Acabou merecendo a vitória.  O experiente técnico Carlo Ancelotti venceu o duelo com Josep Guardiola.
   

                                            OS CRAQUES QUE VEM AÍ

                 Entre os craques que atuaram hoje,  a grande maioria estará no Brasil, representando nove países. E muitos deles mostraram ótima forma física e técnica. Haviam três brasileiros jogando: o londrinense Rafinha e o zagueiro Dante com a camisa vermelha do Bayern. Acho que os dois têm boas chances de serem convocados por Felipão. E o outro é o zagueirão Pepe, naturalizado português, e que aqui virá para defender a Seleção Lusa. 
                                        Rafinha e Dante pelo Bayern, e Pepe (à esquerda)  pelo Real, foram os três brasileiros que participaram desta semifinal de hoje.  Os três tiveram boa atuação

                 Defendendo Portugal, virão ao Mundial, além do nosso Pepe, o lateral-esquerdo Fábio Coentrão e o melhor do mundo Cristiano Ronaldo. Coentrão está em ótima forma e inclusive deu o passe açucarado para Benzema marcar o gol do Real. Mas Cristiano está voltando de contusão e não jogou bem. Perdeu um gol feito.
                   Franck Ribéry  e Karim Benzema representaram o futebol francês no jogo desta tarde. E Benzema acabou saindo de campo como herói, porque fez o gol único. E achei que ele está muito melhor do Benzema que eu conhecia. Vai fazer sucesso aqui no Brasil. Já Ribéry continua sendo aquele jogador participativo, importante no esquema do Bayern. Mas já via ele jogar melhor do que jogou hoje.
                    Só havia um argentino em campo, o meia-atacante Angel Di Maria. Eu gosto muito do futebol dele, embora não tenha brilhado tanto nesta partida.
                    Mario Mandzukic (no Bayern) e Luka Modric (no Real Madri) foram os dois croatas que estiveram em ação no Santiago Bernabeu. São jogadores de boa técnica e de muita aplicação. Mas Mandzukic não poderá enfrentar a Seleção Brasileira na estréia, porque terá que cumprir suspensão de um jogo, porque foi expulso contra a Islândia, nas eliminatórias.
                    Os alemães, como sempre, hoje jogaram muita bola hoje. O goleiro Neuer é tranquilíssimo e seguro. Concordo com o Juninho Pernambucano, que costuma dizer que Schweinsteiger é o melhor volante do mundo no momento. E Lahm, Gotze e Thomas Müller continuam sendo muito bons. A Alemanha será uma das favoritas no Brasil, podem apostar.
                    Entre os espanhóis quem realmente mostrou uma forma esplêndida foi Xabi Alonso, que jogou muito. Mas o goleiro Casillas também matou a pau. Sergio Ramos segue sendo aquele guerreiro de sempre. Isco não foi bem e acabou substituído.
                    E uma das melhores figuras da partida de hoje foi o holandês Arhen Robben, que já nos incomodou muito na Copa de 2010. Vai ser duro segurar esse cara, aqui no Brasil. Tem tudo para ser um dos melhores da competição.
            
                Repito: quando a partida entre Real Madri e Bayern terminou, esta tarde no "Santiago Bernabeu", tive a certeza de que vamos assistir a grandes duelos na Copa do Mundo que está chegando. Podem preparar o coração !
                    


    
 
            Em São Paulo, os bandidos já não estão incendiando só um ou dois ônibus. Agora eles botam fogo numa garagem inteira, com mais de 30 ônibus, como aconteceu ontem na região de Osasco.
 

            No Rio, como a Polícia tomou os morros e as favelas, os marginais estão descendo para a cidade e abrindo guerra até na Avenida de Nossa Senhora de Copacabana, incendiando tudo como fizeram ontem.
 


             Será que as autoridades não enxergam que estamos a beira de uma guerra civil, com o caos absoluto ?  A continuar assim, como viveremos daqui a uns dez anos ? 

O surpreendente Bolivar está chegando


        Os mexicanos do Leon encararam a altitude de La Paz e marcaram um gol de cara, ontem à noite no Estádio Hernando Siles, em La Paz, através de Arizala.  Mas o bom time do Bolívar  tratou de reagir rapidamente, chegando ao empate com gol de Eguino, que aparece na foto sendo festejado pelos companheiros. O Bolívar foi o primeiro time a se classificar para as quartas de final da Copa Libertadores 2014.
                                   
              No segundo tempo, o Leon bem que tentou marcar o segundo e garantir a vaga, mas os bolivianos estão mesmo bem armados e garantiram o 1 a 1 e a classificação. Ficou mais fácil ainda quando o mexicano Ráfa Marquez foi expulso.   O próximo adversário do Bolívar será Lanus (Argentina) ou Santos Laguna (México), que decidem a vaga amanhã.