Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015


A NOVA SELEÇÃO DE DUNGA       




                   Não vou nem emitir minha opinião definitiva agora. Se o Dunga teve dois meses para decidir quem convocar, eu acho que mereço pelo menos um ou dois dias para analisar com calma,  os nomes escolhidos para os amistosos de setembro, dia 5 contra a Costa Rica e dia 8 contra os Estados Unidos. A princípio, me parece que os retornos de Lucas (PSG), Kaká (Orlando City) e Hulk (Zenit), que aparece na foto, são as grandes novidades desta nova Seleção Brasileira.

                   GOLEIROS - Jefferson(Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio ) e Alisson (Inter).

                    ZAGUEIROS - David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG), Miranda (Inter de Milão) e Gabriel Paulista (Arsenal).

                     LATERAIS - Daniel Alves (Barcelona), Filipe Luis (Atlético de Madri), Danilo (Real Madrid) e Douglas Santos (Atlético Mineiro).

                     MEIO-CAMPISTAS - Luis Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians), Ramires (Chelsea), Oscar (Chelsea), Willian (Chelsea), Kaká (Orlando City e Lucas Lima (Santos).

                      ATACANTES - Neymar (Barcelona), Lucas (PSG), Hulk (Zenit), Firmino (Liverpool) e Douglas Costa (Bayern de Munique).


                    

Nosso pobre futebol !


      Devendo pra todo mundo, o São Paulo FC ainda queria arranjar outro problema: estava  tentando contratar o chileno Valdívia, comprovadamente, um jogador "complicado".  Felizmente para o Tricolor, não foi possível desfazer o contrato assinado com o Al Wahda, clube dos Emirados Árabes.  Já imaginaram Valdívia e Luis Fabiano juntos ? Pelo menos, parece que essa "mala" vai pra bem longe daqui.
 
 
  MULTA DE R$ 1,3 MILHÃO
 E UM ANO DE GANCHO. SÓ ?





             No bagunçado julgamento da Comissão Atlética de Nevada(foto), realizado hoje à tarde, o lutador brasileiro Anderson Silva mostrou-se nervoso o tempo inteiro, especialmente quando contou que o que ingeriu foi um estimulante sexual, trazido da Tailândia por um amigo.
 
             No final, acho que ficou "muito barato" pra ele. Não foi excluído do esporte, mas pegou apenas um ano de suspensão e mais algumas multas e confisco de bônus, que somados representam um  prejuízo aproximado de R$ 1,3 milhão para Anderson. Pouco demais para quem enganou o Brasil por varios anos. Tinha mais é que ira para a cadeia esse vigarista do esporte.
MORREU MAIS UM
BANDIDO NO MORRO
 
   A Polícia do Rio não está dando moleza pra bandido não. No último sábado, matou Playboy, o mais audacioso traficante carioca, com um tiro no abdômen. E nesta quinta-feira à tarde, "despachou" Jean Piloto (foto), considerado o homem de confiança de Playboy, com um tiro de fuzil no peito. O próximo candidato a chefe do tráfico na região da Pedreira é "Arafat".  Ele que se cuide.

       Não há crise pra
 quem trabalha direito


              Há dois ou três dias, foi a Folha de Londrina destacando a ótima safra de grãos. E hoje, é o Jornal de Londrina que salienta os avanços da pecuária. Mais uma vez o pessoal do campo trabalhando e ganhando dinheiro, enquanto a turma da cidade prefere só reclamar e está mais preocupada em organizar passeatas de protestos e manifestações contra o Governo, que geralmente acabam em brigas e prejuízos até para o bem público.

               Não sou contra quem protesta. Os governantes fazem muitas coisas erradas e merecem ser criticados. Mas sou contra quem reclama, age com violência  e não faz nada pra melhorar a situação. Leiam a matéria do JL, vejam como quem trabalha acaba se dando bem.

"Superteia" é atração no Calçadão



       Outra matéria interessante que encontrei hoje no JL foi a da "superteia" que agora está chamando gente para o Calçadão. Muito mais do que as "liquidações" das lojas centrais de Londrina. É realmente incrível o que acontece. Eu mesmo passei pelo local (Calçadão, em frente ao Banco Itaú) e não percebi.  Tive que voltar hoje pra ver, alertado pela reportagem.
 
        É claro que não é algo tão importante assim, mas trata-se realmente de um fato curioso. As aranhas (ou será que é só uma?) praticamente cobriram a copa da árvore. Vale a pena passar por lá pra ver o magnífico trabalho desta "aranha social" que, segundo o pessoal da Universidade, não é venenosa e não faz mal pra ninguém. Ela só quer trabalhar, dar exemplo para os homens. E a enorme teia foi armada para "caçar" pequenos insetos, "comidinha" das aranhas.

Estarei nesta, se Deus quiser !


                                  Minha querida norinha Taísa  já comprou os ingressos. Se Deus quiser não vou perder a oportunidade de ver e ouvir o melhor cantor do  mundo na atualidade. Rod Stewart canta na Arena do Atlético Paranaense na noite de 17 de setembro próximo. Um programa imperdível para quem gosta de música de qualidade !

 
  Ganhamos e perdemos, ontem !



           Nosso futebol paranaense teve uma quarta-feira com duas caras. A alegria esteve presente no Couto Pereira, na Capital, onde o Coritiba finalmente conseguiu uma boa vitória, fazendo 2 a 1 no Palmeiras, com dois gols de Henrique Almeida (foto), descontando Dudu para os paulistas. A torcida mais uma vez compareceu (15.700 pessoas), mas já estava começando a vaiar, quando surgiu o gol salvados, aos 37' do segundo tempo. Nestas fases ruins é preciso ter paciência.

            O Coxa deixou a "lanterna". Está agora em 18º, com 15 pontos ganhos, precisando de mais seis para sair da zona de rebaixamento. Continua muito difícil, mas esse resultado representa um alento.  E o Palmeiras sofreu  sua terceira derrota consecutiva. Ninguém consegue se manter só com o nome. E esse time palmeirense é ruim. 

                                         -0-0-0-0-


       
             Já o Atlético Paranaense não conseguiu passar pelo Flamengo, no Rio, lutando muito mas perdendo por 3 a 2. Hernani e Cadu fizeram os gols atleticanos, mas Wallace, Emerson Sheik e Alan Patrick "mataram" o jogo para o Mengo. O Furacão agora é o sétimo, com 29 pontos.

             Ederson (na foto) estreou no Flamengo, que há seis anos não derrotava o Atlético pelo Campeonato Brasileiro.

          


            O Fluminense de Ronaldinho Gaúcho "conseguiu" reabilitar o Internacional , que entrou em campo de cabeça baixa, depois daquela goleada sofrida no Grenal.  Porém, o zagueiro Juan jogou muito e Vitinho fez um gol sem querer, garantindo o 1 a 0 no Beira-Rio. Mas é preciso destacar que o R10  já atuou melhor ontem. Está entrando em forma.
  Bom tempos aqueles da Bossa Nova, em que proliferavam os trios (piano, baixo e bateria) espalhando seu som maravilhoso. Tivemos muitos, como Milton Banana Trio, Bossa Jazz Trio e especialmente o

                                     Z  I  M  B  O         T  R  I  O 
                       



                                      Acho que o ZIMBO TRIO foi mesmo o mais importante de todos os trios que executaram a bossa nova. O som deles foi reconhecido internacionalmente. Certamente, foram um dos maiores divulgadores deste maravilhoso gênero que predominou no Brasil por vários anos.  O Zimbo acompanhou os nossos melhores cantores daquela época de ouro.


                               O Zimbo Trio nasceu em 1964, na cidade de São Paulo, originalmente formado por Amilton Godói ao piano, Luis Chaves no contrabaixo e Rubinho Barsotti na bateria. Veio para tocar MPB, Jazz e Bossa Nova. O termo Zimbo, retirado do dicionário afro-brasileiro, significa boa sorte, felicidade e sucesso. Mas "zimbo" era também uma antiga moeda que circulava no Congo e em Angola.  E no Brasil Colonial, o "zimbo" era uma das muitas moedas em circulação na colônia.





                     A estréia do Zimbo Trio aconteceu no dia 17 de março de 1964, na Boate Oásis, acompanhando a cantora Norma Bengell, num show produzido por Aloysio de Oliveira. Uma das canções mais aplaudidas foi "Consolação", música de Baden Powell na letra de Vinicius de Moraes: "Se não tivesse o amor / Se não tivesse essa dor / E se não tivesse o sofrer / E se não tivesse o chorar/ Melhor era tudo se acabar..." Era mesmo demais esta canção.

 

 

                       Em 1965, o Zimbo Trio passou a fazer acompanhamento fixo num dos melhores programas da televisão brasileira: "O Fino da Bossa", na Record, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues. E vieram outros eventos importantes com a participação do Zimbo, como o show antológico no Teatro João Caetano, que reuniu Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e o conjunto Época de Ouro. Dois volumes foram gravados ao vivo deste show.


                     Além de tocar, o Zimbo Trio ainda deu uma outra grande contribuição à música brasileira. Em 1973, o trio juntamente com o baterista "Chumbinho" (João Rodrigues Ariza) fundaram em SP o Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM), voltado para a formação ampla, sem separação entre o erudito e o popular. Esta escola formou gerações de músicos no País.


                       O Zimbo Trio começou a sofrer modificações na sua formação a partir de 2007, quando faleceu o contrabaixista Luis Chaves. Entrou Itamar Collaço, que introduziu no trio o baixo elétrico.  A última formação atual foi com Amilton Godói no piano, Mario Andreotti no contrabaixo e Pércio Sápia, que ficou se revezando com Rubinho Barsotti na bateria.  E José Carlos Prandini foi outro músico que também integrou  o grupo até recentemente.


                     Sozinho ou acompanhando os maiores cantores brasileiros de todas estas décadas, o Zimbo Trio já gravou 51 discos e conquistou o reconhecimento mundial, excursionando pelos cinco continentes para divulgar a música instrumental do Brasil. 
                   Mas, como tudo tem seu fim, o Zimbo Trio já não existe como tal. Divergências, problemas de doenças e outras dificuldades provocaram uma mudança: hoje se chama de Amilton Godoy Trio, com o pianista  (foto abaixo) no comando.






                                

AS MELHORES DO FACEBOOK


          O bom amigo Célio de Abreu atacou com esta nova postagem magnífica. O Célio anda inspirado, sem dúvida !