Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Paulo Maluf vai pra cadeia
 por 7 anos. Será que vai ?



                O ministro Edson Fachin manteve decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, que condenou o deputado federal Paulo Maluf a sete anos, nove meses e dez dias de prisão, em regime inicial fechado, por lavagem de dinheiro. O ministro rejeitou o recurso da defesa por considerá-lo meramente protelatório e determinou o imediato cumprimento da decisão.  Será que desta vez vai mesmo ?

              No julgamento na turma, em maio, também foi determinada a perda do mandato, o impedimento para o exercício de qualquer função pública e o pagamento de cerca de 248 dias-multa, aumentados em três vezes. Caberá ao juízo de execuções penais do Distrito Federal expedir a ordem de prisão.

“A manifesta inadmissibilidade dos embargos infringentes ora opostos, na esteira da jurisprudência desta Suprema Corte, revela seu caráter meramente protelatório, razão por que não impede o imediato cumprimento da decisão condenatória”- escreveu Fachin em sua decisão.
O ministro acrescentou que, em relação ao mérito da acusação, o entendimento da 1ª Turma foi unânime. Os embargos infringentes, um tipo de recurso, são possíveis quando há alguma divergência na decisão do colegiado.
            De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, o político lavou dinheiro desviado de obras públicas e fez remessas ilegais ao exterior, por meio de doleiros, enquanto era prefeito de São Paulo (entre 1993 e 1996). O deputado, ainda conforme a acusação, também participou de esquema de cobrança de propinas na prefeitura em 1997 e 1998 (durante a gestão de Celso Pitta), que continuou a contar com seu envolvimento direto nos anos seguintes.
              Nos embargos infringentes agora rejeitados por Fachin, a defesa do deputado pedia a nulidade do acórdão da 1ª Turma conforme o entendimento do ministro Marco Aurélio. Os advogados apontavam para a ausência de perícia técnica oficial sobre os documentos relativos ao crime pelo qual Maluf era acusado. Como alternativa, pediam que fosse declarada a prescrição do prazo para punição.
   

Quem está no hospital é Sérgio Reis, 77 anos. o cantor cancelou os shows que faria com Almir Sater e Renato Teixeira por causa de uma infecção urinária. Mas os médicos dizem que o sertanejo passa bem.
QUE PERIGO, HEIN ? 


               Só no Estado de São Paulo, cerca  de 30 mil homens e mulheres que estão presos no regime semiaberto no Estado de São Paulo devem ser beneficiados com a saída temporária de fim de ano para que possam passar Natal e Ano-Novo em liberdade.
              O número representa 13,2% do total de presos mantidos sob custódia do Estado. Em 1º de dezembro deste ano, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) contabilizou a população carcerária de São Paulo em 227.317 pessoas.
                 Entre os beneficiados estarão Suzane von Richthofen, condenada por mandar matar os próprios pais, e Anna Carolina Jatobá, que cumpre sentença pelo assassinato da enteada Isabella Nardoni.
Os presos devem deixar as prisões entre os dias de amanhã e sexta-feira, com ordem para retornar entre 3 e 5 de janeiro.

           Suzana Vieira deu um susto nos fãs



               Internada desde a manhã de ontem,  a atriz Susana Vieira tranquilizou os fãs em publicação em sua rede social. A artista está no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Susana teve dois problemas.

                Ela, que estava em Miami, visitando a família, teve um choque térmico devido a uma virada no tempo, que caiu 20 graus de um dia para o outro. A atriz de 75 anos acabou ficando resfriada. Na volta da viagem, o voo demorou mais do que o esperado e Susana desenvolveu um trombo na perna e, para não evoluir para uma trombose grave, teve que ser internada. 

                   Na postagem desta terça, a artista agradeceu o carinho dos seguidores. "Meu coração está que não se aguenta de tanto amor que recebi de vocês hoje. Não vou conseguir responder todo mundo pois foram muitas mensagens, mas quero deixar registrado a minha gratidão por tantas mensagens lindas e carinhosas. Aproveito para tranquilizar a todos e dizer que estou no hospital como procedimento de segurança e para me recuperar mais rápido, mas muito em breve estarei em casa, se Deus quiser" - escreveu.


Os "esquemas" funcionam !



                        Em Brasília, por cinco votos a quatro, o Supremo Tribunal Federal (STF) tirou do juiz federal Sergio Moro parte da investigação em que políticos do PMDB sem foro privilegiado foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), por supostamente integrarem uma organização criminosa que desviou dinheiro público. O argumento é de que o caso não tem relação com a Operação Lava-Jato, sob os cuidados de Moro e que apura principalmente irregularidades na Petrobras.

Com isso, o processo contra os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Alves (PMDB-RN), o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e o ex-assessor presidencial Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) será encaminhado para a 10ª Vara Federal de Brasília, comandada pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira. 



    Acidente feio em Curitiba !





         Um acidente travou por completo a pista sentido interior do Paraná na BR-116, no trecho conhecido com Contorno Leste. Um caminhão carregado com louças tombou na região do bairro Ganchinho, em Curitiba. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista ficou preso às ferragens e com ferimentos graves.
        O caminhão chegou a ser destombado, mas a carga de louças sanitárias ficou espalhada pela pista. Equipes da Autopista Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho, realizam o serviço de limpeza no local.
             De acordo com a PRF, por volta das 14horas, o trânsito estava totalmente liberado no sentido São Paulo, mas uma das pistas no sentido Ponta Grossa ainda permanecia interditada. O congestionamento segue intenso na região.


Um Pai de Santo roubou a cena
na convenção de hoje do PMDB




                     O suposto pai de santo Uzêda roubou a cena da convenção do PMDB, nesta terça-feira  em Brasília, ao subir no palco e "benzer" o presidente Michel Temer. Uzêda também afirmou que o peemedebista foi alvo de uma macumba.  " Fizeram um trabalho de vodu, por isso que ele teve a doença. O trabalho que fizeram contra o doutor Michel, era para ele morrer no hospital" — disse.

                     Em outro momento, Pai Uzêda disse ainda que veio "benzer o presidente, porque o PT fez macumba contra ele".     Temer passou por um novo procedimento cirúrgico na semana passada e está usando uma sonda, que pode gerar desconforto urológico. Nesta terça, o presidente chegou a cancelar a participação na convenção, o que aumentou as especulações sobre o estado de saúde do dele

                     Quando assessores do peemedebista viram o pai de santo no palco com Temer, ficaram assustados e pediram que o homem fosse retirado do local. Mas Temer, um pouco constrangido, sorriu e chegou a abrir os braços para receber o "passe".

                    Vestido de branco e segurando ramos de uma planta chamada guiné, "usada contra morte e doença", o pai de santo disse que esteve no Palácio do Jaburu, no gabinete de Temer, e no Palácio do Planalto, e que foram encontrados "quatro bonecos" de vodu contra o presidente.  " Eu fui defumar, benzer, tirar tudo. Era uma urucubaca brava ali" — contou.
                    Bastante agitado, ora dizia ter sido contratado por "dona Marcela" ora pelo PMDB. Questionado há quanto tempo conhecia a primeira-dama, disse apenas que ela era "linda, maravilhosa".    "Jogaram pesado contra o presidente. Muita macumba contra ele, contra (o presidente da Câmara) Rodrigo Maia e contra toda a cúpula do PMDB. O assunto é sério" — afirmou.

O pai de santo, que diz ser da "umbanda da linha branca", usava um crachá de "convidado" da convenção. O PMDB negou que tenha contratado os serviços.

                   Essa não é a primeira vez que Pai Uzêda vira notícia em Brasília. Em março de 2015, o pai de santo invadiu o Palácio do Planalto para, segundo ele, tentar alertar a então presidente Dilma Rousseff em relação a Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
               Nove meses depois, o então presidente da Câmara autorizou a abertura do processo de impeachment, o que levou à saída da petista da Presidência.

            Pai Uzêda também costuma circular pelo Congresso Nacional e já foi candidato a deputado federal e a vereador no Rio de Janeiro pelo PP.


O que podemos esperar do verão, 
   que começa nesta quinta-feira


                      verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro (depois de amanhã), às 14h28m, e vai até 13h15m do dia 20 de março, pelo horário de Brasília. A data e a hora do início e fim das estações do ano são determinadas por cálculos dos astrônomos e não dos meteorologistas. Astronomicamente o Hemisfério Sul passa pelo solstício de verão às 14h28m do dia 21 de dezembro, enquanto o Hemisfério Norte passa pelo solstício de inverno.

                       Climatologicamente as características do verão começaram a ser sentidas no Brasil desde a virada de novembro para dezembro. A organização do corredor de umidade do Norte para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste, o estabelecimento da circulação da Alta da Bolívia e a formação da ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - fizeram com que a chuva voltasse a cair forte e volumosa sobre estas Regiões e também sobre parte do Nordeste.


A expectativa sobre o comportamento da chuva e da temperatura é maior em relação ao verão do que nas outras estações. É a chuva do verão que vai garantir o abastecimento de água para o consumo, para a produção agrícola, industrial e de energia hidrelétrica. O calor e o sol do verão movimentam diversos setores da economia.
               

Alguns destaques para o verão 2017/2018


  • - A maior parte da chuva no Sudeste e no Centro-Oeste ocorrerá principalmente na primeira metade do verão. Risco elevado para enchentes
  • - Excesso de calor deve ser destaque em fevereiro
  • - O Sul do Brasil, em média, deve ter chuva abaixo da média, mas não será completamente seco
  • - Região Norte terá muita chuva neste verão
  • - Nordeste terá muito calor e pouco chuva, mas áreas produtoras terão chuva suficiente
  • - Grande pressão para pragas e doenças na agricultura
  • - Provavelmente teremos uma temporada de muitos mosquitos
Estamos fechando mais um ano de vergonha !
           
                    Maria Vera, Andreza, Helem, Luana, Vanúcia, Janaína, Daniela. Agora, Daiane. Essas são apenas algumas das mulheres que, em 2017, foram vítimas de feminicídio, só na Bahia. Não faltaram motivos; justificativas que tentassem explicar o inexplicável: ciúmes, discussão, traição, ameaça de expor a relação. Nenhum era o verdadeiro: elas morreram porque eram mulheres. 

Em 2017, até 18 de dezembro, foram pelo menos 39 casos – um levantamento feito pelo jornal de lá, "CORREIO identificou 33 dessas vítimas. Em comum, todas histórias com o mesmo nível de crueldade e que despertaram a mesma revolta. E histórias que parecem não ter fim.