Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ronaldinho perde penalti, mas Fla vence

              Na estréia de Joel Santana, o Flamengo ganhou do Madureira por 1 a 0, com um gol contra do zagueiro Thiago Medeiros. Mas os 4 mil rubronegros que estavam no Engenhão  vaiaram Ronaldinho Gaúcho que "isolou" a bola na cobrança de um penalti. E justamente hoje, que o Flamengo depositou na conta do craque os R$ 4,5 milhões que a Traffic não lhe havia pago. A torcida saiu nervosa do estádio, prometendo pegar no pé do R10.

*****   Pelo Campeonato Gaúcho, dois jogos foram realizados hoje: Juventude 1 x Avenida 0 e Lajeadense 0 x Veranópolis 0.

*****  No Paulistão, nos primeiros jogos da noite,  o Paulista, mesmo jogando em casa, foi derrotado  pelo São Caetano, por 2 a 1, e perdeu a chance de voltar à liderança. Oeste e Linense ficaram no 1 a 1.

Inter estréia com boa vitória

           O Internacional dominou completamente o jogo desta noite no Beira Rio e estreou na Copa Libertadores com uma boa vitória sobre o Juan Aurich, do Perú, por 2 a 0. Os peruanos até que não jogaram mal, porém só mostraram preocupação defensiva. Vieram para perder de pouco. Foi uma boa e tranquilizadora estréia do Colorado, que só volta a jogar no dia 8 de março, contra o Santos.
           Oscar fez 1 a 0, aos 24 minutos, após tabela com Leandro Damião. Dez minutos depois, o peruano Cesar Ortiz recebeu o seu segundo cartão amarelo e foi expulso. Mas os incas não mudaram e continuaram se defendendo com muita valentia. O goleiro Penny fez defesas incríveis.
                                O argentino Dátolo comemora o segundo gol do Inter
             O segundo gol só veio aos 44' do segundo tempo, através de dois jogadores que entraram no decorrer da partida. João Paulo soltou o chute, Penny só espalmou e o argentino Dátolo, que estreou no Grenal de domingo marcando um gol, encheu o pé. A bola bateu no travessão e no chão, antes de entrar: 2 a 0, placar final.
              

Missa de um mês, por Pinheiro

                A missa de 30 dias pelo falecimento do inesquecível João Paulo Reeberg, o Pinheiro, foi rezada agora há pouco, na capela da Catedral. Mais uma vez estivemos lá, ao lado de tantos amigos que o saudoso Pinheirão deixou por aqui. Estão todos saudosos. Descansa em Paz, Velho Amigo.

Nosso vôlei continua perdendo

            Já não aguento mais comentar derrotas do time masculino de vôlei  de Londrina. Mas não tem outro jeito. O que começa errado geralmente vai errado até o final. Ontem, em Belo Horizonte, foi a vez do Cruzeiro local tirar a sua casquinha em cima dos londrinenses.
            Em uma hora e quarenta e nove minutos, os mineiros venceram por três sets a um, com parciais de 23/25, 25/17, 25/22 e 25/20. O Londrina/Sercomtel volta a jogar no sábado, contra o Sesi, às 17 horas em São Paulo.

Teve de tudo no enterro de Wando

   
             Um artista popular como Wando, teria mesmo que ter um velório dos mais agitados. Muita gente chorando e se abraçando. A filha Katiuscia, que mora na Alemanha,  puxando o côro na canção "Moça". Gente rica, misturada com gente pobre. Pessoas desmaiando a todo o instante. Gabrielle, a outra filha do cantor, expulsando Agnaldo Timóteo do local,  "porque ele falou mal do meu pai". Ela se referia a uma entrevista de Agnaldo num programa de TV, em que ele disse que Wando fumava muito e gostava de beber."

    Para completar, quebrando a emoção geral, surgiu uma coroa enviada por fãs de Wando, toda feita de calcinhas. E foi assim que esse cara extraordinário que muita vezes emocionou o Brasil, nos deixou, hoje pela manhã, quando foi sepultado no Cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte.

Corinthians desce; Palmeiras sobe

             Os empates seguidos ( Bragantino no domingo e Mogi ontem) esfriaram o entusiasmo do Corinthians, que já foi alcançado pelo Palmeiras no Paulistão. Jogando praticamente o jogo inteiro com um homem a mais e ganhando por 1 a 0, o Timão permitiu que o Mogi Mirim empatasse aos 41 minutos do segundo tempo.  E o píor é que o time de Tite terá agora o clássico com o São Paulo, no final-de-semana, e a estréia na Libertadores, quarta-feira na Venezuela, diante do Deportivo Táchira.
              O time alvinegro está caindo de produção, como mostram os últimos resultados e alguns números. Por exemplo: nos 80 minutos em que o Mogi teve um homem a menos em campo, ele chutou 16 vezes ao gol corinthiano. E o Timão chutou apenas 7 vezes. Nosso amigo e seguidor Hamilton Nassif , corinthiano convicto, já tinha alertado para esta queda de produação, numa postagem recente.
                Já o Palmeiras, que derrotou o XV de Piracicaba por 3 a 2, ontem no Pacaembu, chegou aos 14 pontos e, antes dos jogos de hoje, é o lider. Mas o ambiente continua tenso. A torcida xingou o goleiro Deola, que falhou num dos gols sofridos; alguns dirigentes querem mandar embora o administrador Cesar Sampaio;  e uma violenta discussão em pleno Pacaembu envolveu dois conselheiros do clube e o funcionário Adilson Moeda, uma espécie de faz tudo dos jogadores. É o Palmeiras de sempre.

O estranho caso de Oscar

              A Justiça Paulista restabeleceu os direitos do jogador Oscar ao São Paulo, que agora vai lutar para levá-lo de volta ao Morumbi. Mas a situação é complicada. Pelo que decidiu a Justiça Paulista, o Tricolor é o dono dos direitos federativos do jogador que, entretanto, tem um contrato em vigor com o Internacional e até já se manifestou dizendo que deseja ficar no clube gaúcho. Certamente para botar uma pressão no negócio, o São Paulo alerta o Inter sobre os riscos que ele correrá se continuar escalando o jogador. E o que vem por aí é uma grande batalha jurídica.
               Será que o Colorado poderá sofrer severas punições se escalar Oscar ?  Hoje, por exemplo, o Inter joga pela Libertadores, no Beira Rio, contra o Juan Aurich, do Perú, e Oscar está escalado. Como é que fica ?

               Até acho que o São Paulo poderá reaver o jogador que foi formado nas suas categorias menores. Mas não acredito em punição ao Inter, uma vez que Oscar tem um contrato em vigor com o clube, devidamente registrado na CBF. Até o final do contrato, ele terá que jogar no Colorado.
                A minha preocupação maior é quanto ao futuro de Oscar, um jovem já considerado "jogador de Seleção".  Tomara que ele não venha a ser prejudicado por causa desta disputa entre Inter e São Paulo.

A torcida acordou. Mas vamos com calma

               Bastou uma boa apresentação do Londrina diante do Coritiba para que a cidade voltasse a curtir com mais força o nosso Tubarão. Muitas pessoas estão comentando o 1 a 1 de ontem, o erro do árbitro e, acima de tudo, o empenho dos jogadores dentro do campo.  Não precisa muita coisa para deixar os torcedores londrinenses felizes.
                Na verdade, finalmente o time fez um bom jogo, especialmente no primeiro tempo, quando mostrou aos coxas que queria vencer. Assisti a todas as partidas do Coritiba neste campeonato. Foi nesta que ele jogou menos,  mas deve-se em grande parte as dificuldades impostas pelo Londrina. Um jogo que era para ser fácil acabou se tornando terrivelmente difícil. Foi porisso que os jogadores curitibanos comemoraram tanto o empate.
                 Só acho que não devemos valorizar tanto o erro do árbitro ao não marcar aquele penalti. Ele errou mesmo, porque todos acham que foi mesmo penalti. Entretanto, na verdade, o que nos roubou a vitória foi muito mais o cansaço e o recuo do time em campo. Quem conhece bem o futebol, logo percebeu que o gol de empate surgiria a qualquer momento. Estava maduro gol do Coxa.
                 Continuo achando que o time do Tubarão é muito limitado. Somente com a entrega total dos jogadores (como ocorreu ontem) será possível obter novos resultados importantes. Tomara que o que aconteceu ontem não sirva de motivo para acomodação. Já ouvi algumas pessoas dizendo que "o time é bom e tem condições de brigar pelo título".   Não vamos exagerar. Continuamos entre os últimos colocados e até corremos risco de rebaixamento. Falta muita coisa para a gente chamar o Tubarão atual de "um bom time."
               

Que venham os reforços com urgência

               Continuo aguardando a chegada de bons reforços para o Londrina. Não adianta trazer jogadores só para aumentar o elenco. O momento exige a chegada de gente que venha para realmente reforçar o time.
              Está chegando Thiago Santos (foto), um meia carioca de 27 anos que já rodou muito inclusive aqui no Paraná, onde defendeu o Cianorte, o Paraná e Corinthians Paranaense. Ele está vindo do Macaé, onde jogou alguns jogos e ficou na reserva em outros. Sua carreira registra passagem no AEP (de Chipre), no Tubize (da Belgica) e em vários clubes pequenos do Brasil, como Souza, Icasa e Rio Claro, entre outros.

              A exemplo do que já ocorreu com os corinthianos Mateuzinho e Douglas, o flamenguista Itamar, que já era jogador do esquema da SM Esportes, também não vem mais. Dizem que Joel Santana não quis libera-lo.
              E o tal Murilo, que chegou mas ainda não jogou ?  A explicação é que ainda não foi possível registrar o jogador, que estava atuando fora do Brasil.  A verdade é que tudo é muito lento no Londrina atual, quando se trata de gastar dinheiro para trazer um bom jogador.