Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

E "La Copa" já começou. Veja como é

        Mal terminou a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana já foi iniciada, ontem à noite, com a realização de seis partidas. E' a 12ª edição da competição, criada em 2002 para substituir a Copa Conmebol, que foi disputada  de 1992 a 1999. O título da Sul-Americana vale uma vaga na Libertadores do ano seguinte, além de garantir o direito de decidir dois outros títulos importantes: a Recopa Sul-americana do ano seguinte, contra o campeão da Libertadores; e a Copa Suruga Bank, disputada no Japão, contra o campeão japonês. Quem conseguir ganhará os três títulos, levantará uma alta soma em dinheiro, muitos troféus e o título extraoficial de "campeão de tudo", como ocorreu com o Internacional de Porto Alegre.


       Em 2013 serão 92 partidas entre 47 clubes, como mostra o quadro acima. São muitas as novidades. Eu mesmo não conhecia algumas destas equipes que aí estão. O sucessor do São Paulo, atual campeão do torneio será conhecido no dia 11 de dezembro.
       Na Primeira Fase, que já foi iniciada ontem, participam 32 equipes divididas em dois grupos. No Grupo Sul estão os uruguaios Wanderes, Peñarol, El Tanque Sisley e River Plate; os paraguaios Libertad, Guarani, Cerro Porteño e Nacional; os chilenos Cobreloa, Universidad de Chile, Colo-Colo e Universidad Católica; e os bolivianos Real Potosi, Oriente Petrolero, Blooming e The Strongest.
       No Grupo Norte estão os peruanos Inti Gas, Juan Aurich, Sport Huanyaco e o Melgar; os colombianos Atlético Nacional, Itagüi, Dep. Pasto e La Equidad; os equatorianos Barcelona, Independiente del Valle, Emelec e Liga de Loja: e os venezuelanos Mineros, Anzoátegui, Trujillano e Deportivo Lara.
        Os oito primeiros de cada grupo passarão para a Segunda Fase, na qual entrarão os seis times argentinos (Belgrano x Vélez, Racing x Lanús e San Lorenzo x River Plate) e os oito brasileiros (Sport x Náutico, Vitória x Coritiba, Criciuma x Ponte Preta e Portuguesa x Bahia). Já o São Paulo entrará somente na etapa seguinte, que serão as oitavas-de-final.
          O Boca Juniors é o único clube que já ganhou a Sul-Americana em duas oportunidades, em 2004 e 2005. O San Lorenzo ganhou em 2002, o Cienciano do Perú em 2003, o Pachuica do México em 2006, o Arsenal da Argentina em 2007, o Inter em 2008, a Liga de Quito em 2009, o Independiente em 2010, a Universidad de Chile em 2011 e o São Paulo em 2012.
      

Os primeiros resultados



              O Real Potosi, jogando em seu Estádio Victor Agustin Ugarte, em Potosi (Colombia) conseguiu a vitória mais importante na noite de ontem na abertura da Copa Sul-Americana. Meteu 3 a 1 na poderosa Universidad de Chile, para a alegria de seus jogadores, que aparecem fazendo a festa na foto ao alto.
 
***              Em Lima, no Perú, no jogo que abriu a Copa, disputado à tarde, no Estádio San Marcos, o pouco conhecido Inti Gas não segurou a maior experiência do colombiano Nacional de Medellin, que ganhou por 1 a 0.
 
 ***            Também à tarde,  no Estádio Reina del Cisne, em Loja (Perú), a Liga de Loja, que no ano passado já fez boa campanha no torneio, estreou com vitória: 2 a 0 sobre o Deportivo Lara, da Venezuela.

                                
***             Já no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, o Nacional do Paraguai não conseguiu derrotar o time boliviano  The Strongest (de amarelo e preto), que segurou o zero a zero e vai decidir em casa, no dia 7 de agosto.
 
 
***             Na Colômbia, em Itagüi, o time local aproveitou o apoio da torcida no Estádio Itagüi Ditaires e aplicou 3 a 0 no Juan Aurich. Vai portanto para o jogo de volta, no Peru, com grande vantagem.
 
***              Finalmente, no Estádio Olímpico de Riobamba, na Venezuela, o Trujillanos local acabou perdendo em casa para o La Equidad, time colombiano de que pouco se ouviu falar.
 
                                                OS JOGOS DE HOJE
 
                Para hoje estão marcados cinco jogos: Huancayo (Peru) x Emelec (Equador),  Bloming (Bolívia) x River Plate (Uruguai), El Tanque Sisley (Uruguai) x Colo-Colo (Chile), Universidad Católica (Chile) x Cerro Porteño (Paraguai) e Deportivo Pasto (Colombia) x Melgar (Perú).
                A televisão mostra tudo, através do canal Fox Sports.

A Foto do Dia



        Em Suining, na província chinesa de Sichuan, os termômetros acusaram 41ºC ontem. E a piscina do Parque Aquático ficou assim. Não havia lugar pra mais ninguém. A China vive a maior onde de calor dos últimos 140 anos. É a nossa Foto do Dia.

Pérolas que o Facebook nos traz

 
    
        Com sua sensibilidade de grande cantora, a amiga Sabrina Vargas postou esta sequência no Facebook. Muito lindo !