Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 4 de março de 2017

Que pena ! A Mancha não acabou.
             A Mancha Alviverde, principal torcida organizada do Palmeiras, informou neste sábado que não vai mais encerrar suas atividades, como anunciado na última quinta-feira. A nota oficial reforça que as atividades estão suspensas por mais alguns dias em respeito ao luto pela morte de Moacir Bianchi, um dos fundadores da torcida. Depois, voltam.


         Bianchi foi assassinado com 22 tiros na Zona Sul de São Paulo. Na última sexta-feira, a polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na sede da entidade. 
           Fundada em 1983, sob o nome de Mancha Verde, a organizada está há 34 anos em atividade e tem sua sede principal localizada a poucos metros da arena do Palmeiras. Em 1995, foi extinta pela Federação Paulista após uma briga. Ressurgiu em 1997, sob o nome de Mancha Alviverde.
           Assim como todas as torcidas organizadas do estado de São Paulo, a Mancha está proibida desde abril do ano passado de entrar em estádios com artigos relacionados à entidade. 

Páscoa: chocolate sobe 
                mais que bacalhau



               A compra de chocolates nesta Páscoa pode sair mais cara. O produto já chegou aos supermercados com alta, que poderá ser repassada para o consumidor.  O destaque ficou para a caixa de bombom, que subiu 4,4% em relação ao ano passado, segundo levantamento feito pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
O preço dos chocolates em barra aumentou 4,1%.
Já os ovos de Páscoa tiveram alta conforme o tamanho.
Os de até 150 gramas subiram 3,7% e os de até 500 gramas, 2,8%.
Os ovos maiores tiveram aumento de 2%.
Por outro lado, o bacalhau teve a menor variação na lista de produtos típicos da Páscoa, de apenas 1,5%.
Xuxa "mete o pau" na Globo !


               Xuxa Meneghel publicou um desabafo na revista "Contigo!" se dizendo decepcionada com a Globo por causa da cobertura de Carnaval. "Vivi uma situação que poderia narrar como um ato muito feio. Sim, eu sabia que a minha ex-casa não falaria bem ou mal de mim ao atravessar a avenida, mas vê-los baixar as câmeras enquanto eu passava me deixou muito mal"- escreveu.

         Xuxa considera que houve ingratidão da Globo, que exibiu sua imagem desfilando pela "Grande Rio" por apenas oito segundos. "É como se visse 29 anos de parceria enterrados, sepultados. Estranho, né? Se hoje sou quem sou, foi a minha ex-casa que ajudou a construir. Sou grata por tudo o que aprendi lá, mas não quero aprender isso, é simplesmente pequeno." 
  Hoje tem Grenal 
cheio de novidades


                    Grêmio e Inter entram no gramado da Arena no começo da noite deste sábado para o Grenal nº 412 com vários estreantes. Até nove jogadores que nunca disputaram o maior clássico do futebol gaúcho podem iniciar a partida marcada para às 18h30m, válida pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho.
                A maior parte dos estreantes está no Inter. Entre os titulares, a tendência é de que seis jogadores façam seu primeiro Grenal: Ortiz, Carlinhos, Uendel, Charles, Carlos e Brenner. Junio pode ser outro estreante caso William não seja escalado. Além disso, o técnico Antônio Carlos Zago também estará em seu primeiro clássico.
                No lado do Grêmio, Léo Moura e Barrios devem ser os estreantes. Principal contratação tricolor para a temporada, o centroavante argentino deve fazer seu primeiro jogo com a camisa gremista como titular já no clássico.
          O argentino D'Alessandro, que já disputou 27 Gre-Nais, não participou dos treinamentos abertos na semana e tem escalação incerta para este sábado. Em sua última entrevista antes da partida, Zago manteve o mistério.
           “ Não posso desvendar esse mistério antes, tem que ser na hora do jogo. Ele teve uma melhora, mas vai depender também da evolução para ser escalado no jogo”- disse Zago ao ser questionado sobre a presença do argentino.
         Se D'Ale não atuar, Nico López e Roberson brigam pela vaga. Zago pode ainda mudar o esquema tático sem o argentino, do 4-4-2 em losango para o 4-3-2-1, utilizado na vitória sobre o Brasil de Pelotas na rodada anterior.
                  Diferente do Inter, o Grêmio tem seu esquema de jogo definido. O 4-2-3-1 do pentacampeonato da Copa do Brasil segue sendo utilizado pelo técnico Renato Portaluppi. A dúvida está no posicionamento de Luan e Bolaños. Com Lucas Barrios entrando na frente, um dos dois será deslocado para o lado do campo.
             O Grêmio chega ao Grenal em boa vantagem na tabela para o Inter. Com 10 pontos conquistados, o Tricolor é o terceiro na classificação – empatado em pontos com o vice-líder Caxias. Já o Inter, com seis, aparece em quinto. O Colorado venceu pela primeira vez no Estadual na última rodada, quando bateu o Brasil de Pelotas por 1 a 0.
             Mas se o momento é melhor para o Grêmio, o Inter se apega no histórico para o Grenal deste sábado. O Colorado não perde clássicos válidos pelo Gauchão há cinco anos. A última vitória gremista foi pela Taça Piratini de 2012.
               O jejum do Tricolor é maior ainda em clássicos em casa. A última vez que o Grêmio venceu o Inter em seus domínios por Campeonato Gaúcho foi em 2001, 4 a 2 no Estádio Olímpico.
E quem se atrave a
           "pegar essa onda" ?



                 Uma onda de 19 metros foi registrada no Atlântico Norte, um novo recorde para uma onda oceânica. O fenômeno foi ratificado por um comitê de especialistas da Organização Meteorológica Mundial (OMM), anunciou a entidade da ONU nesta terça-feira.
                     O fenômeno foi constatado por uma boia em 4 de fevereiro de 2013 no oceano Atlântico, entre a Islândia e o Reino Unido, disse a OMM em um comunicado publicado em Genebra. O recorde anterior, de 18,275 metros, foi registrado em 8 de dezembro de 2007, também no Atlântico Norte.
                "É a primeira vez que se mede uma onda de 19 metros. Trata-se de um recorde notável"- declarou o subsecretário-geral da OMM, Zhang Wenjian. "Isso mostra a importância das observações e das previsões meteorológicas e oceânicas para garantir a segurança da indústria marítima mundial e para proteger a vida dos tripulantes e passageiros nas rotas marítimas de muito trânsito" - acrescentou.
        As ondas mais altas costumam se formar no Atlântico Norte, mais do que no oceano Austral, dado que a circulação dos ventos e a pressão atmosférica nessa região no inverno geram tempestades extratropicais intensas. A área do Atlântico Norte que se estende do planalto subaquático dos Grandes Bancos ao largo do Canadá até o sul da Islândia e a costa oeste do Reino Unido reúne as melhores condições para a formação de ondas gigantes, segundo a OMM. No dia em que o recorde foi registrado, houve uma frente fria que desencadeou ventos de até 81 km/h.

Casa de ex-presidentes está 
para alugar em Porto Alegre 


                      Uma faixa pendurada na casa nº 3.232 da avenida Cristóvão Colombo, em Porto Alegre, informa em números vermelhos um telefone para interessados em alugar o imóvel. Ao ligar, o possível comprador será informado pela pessoa do outro lado da linha dados como a área e o preço mensal. A ligação durará menos do que cinco minutos e a visita ao local, caso ocorra, não muito mais do que isso. A história daquele lugar, no entanto, precisará de um tempo maior para ser narrada, pois conta, também, parte da trajetória política do Brasil.
                    Décadas antes do início da construção da trincheira que passa perto da edificação localizada na esquina da rua Carlos Von Koseritz — e da própria existência do asfalto na avenida, a casa foi habitada por pelo menos dois generais que se tornariam presidentes do país durante a Ditadura Militar. Emílio Médici e Ernesto Geisel moraram no local quando eram comandantes do Exército.
                      Moradia dos militares por décadas, a casa também serviu de abrigo para o presidente deposto pelo golpe em 1964. Segundo se informa, João Goulart, por resistência e intermédio do ex-governador Leonel Brizola, passou três dias no local quando veio de Brasília com destino ao Uruguai.