Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vasco só empata e se complica

             O Vasco não conseguiu derrotar o bom time do Universidad do Chile, esta noite em São Januário, na primeira partida da fase semifinal da Copa Sul-Americana. O jogo terminou com um justo empate de 1 a 1, que retrata bem o comportamento dos dois times. Os brasileiros foram melhores no primeiro tempo e aproveitaram para fazer 1 a 0, gol marcado por Bernardo, aos 33 minutos.
               Na fase final, entretanto, os chilenos cresceram justificando a grande campanha que vêm fazendo na competição (7 vitórias e 2 empates) e mereceram a igualdade, que foi obtida por Osvaldo Gonzalez, de cabeça, na marca dos 32 minutos.
                A segunda partida será em Santiago, no próximo dia 30, e o Universidad jogará por um empate de 0 a 0, porque fez um gol fora de casa. Mas de 2 a 2 em diante, a vantagem será do Vasco

Paraná Clube conta o seu prejuízo

               O rebaixamento do Paraná Clube para a Segunda Divisão Paranaense vai lhe causar um enorme prejuízo. De cara, o Tricolor perde cerca de um milhão de reais, que arrecadaria só com as quotas de televisão e as placas de publicidade do Estádio da Vila Capanema. E é certo que o patrocínio das camisas de treinos e jogos também cairá pela metade.
                E o pior é que o Paraná joga uma partida de vida ou morte na Segunda Divisão Nacional, neste final-de-semana. Precisa pelo menos empatar com o Bragantino para escapar do que seria um "duplo rebaixamento". Os torcedores já foram ao clube, ontem, antecipando que não aceitarão a queda para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Bill arruma confusão na madrugada

                     O centroavante Bill, do Coritiba, envolveu-se em confusão, na madrugada passada, num bar da Capital Paranaense. O Bar Santa Marta foi o palco e o desafeto de Bill foi um torcedor atleticano que, completamente embriagado, não admitia que um profissional de futebol estivesse aquela hora da madrugada bebendo num bar.
                     A discussão estabeleceu-se em poucos minutos e, antes que o pau quebrasse pra valer, o dono do boteco resolveu chamar a Polícia. Mas deu trabalho para fazer o torcedor ir embora e convencer Bill que passava da hora de dormir. Mas no fim deu tudo certo.
                     E aí eu pergunto: Mas o Coritiba não tem um jogo com o Avaí no final de semana, importante para as pretensões do Coxa de chegar à Libertadores?

Fim de novela: Kleber é do Grêmio

Depois de um mês de negociações, o meia Kleber foi apresentado agora à tarde aos torcedores do Grêmio Portoalegrense, como primeiro grande reforço para 2012. A apresentação aconteceu no Espaço Tricolor(foto), que fica na área da Arena que o Grêmio está construindo. O Gladiador disse que vem para o Grêmio para participar do projeto que prevê a conquista da Taça Libertadores de 2013.
O custo total do negócio para o Grêmio foi de 2 milhões de euros por 50 por cento dos direitos federativos do jogador.Os outros 50 por cento pertencem ao Cruzeiro que, para concordar com a transação, fica com direitos totais sobre o lateral Gilson, cedido pelo Tricolor.
              Kleber vai ganhar aproximadamente R$ 500 mil mensais, e o contrato terá a duração de cinco anos. Ele tem 28 anos, começou no São Paulo, foi para o Dínamo de Kiev, retornou para jogar no Palmeiras, foi depois para o Cruzeiro e novamente voltou ao Verdão.
               Agora, a minha opinião. O Grêmio contratou um grande jogador e um monte de problemas que o acompanham. E mais: duvido que ele jogue 5 anos no Tricolor gaúcho.

Campeonato Paranaense está pronto

           A  Federação Paranaense de Futebol agiu certo, esperando primeiro que o caso Paraná/Rio Branco fosse decidido para depois anunciar a tabela do Campeonato Estadual. Todo o esquema do certame está montado e pronto para começar no dia 22 de janeiro e terminar no dia 13 de maio. A fórmula é a melhor possível para um campeonato como o nosso : todos contra todos em turno e returno. O campeão do primeiro turno decide o título com o campeão do segundo, em duas partidas,  nos dias 6 e 13 de maio. Se um mesmo time ganhar os dois turnos, ele será proclamado campeão paranaense de 2012 e não haverá decisão. Simplinho não é?
               É o melhor esquema. Um campeonato com pontos corridos seria um desastre. Com dois turnos, alguém pode crescer no meio da disputa e, com o returno começando com igualdade geral (todos com zero ponto) vai ficar muito mais emocionante. Se alguém achar que tem alguma coisa errada, que denuncie e reclame agora. Depois, não adianta chorar.
                No primeiro turno, o Londrina disputará 5 jogos em casa e 6 fora. No returno, a situação se inverterá, Então, teoricamente, o segundo turno oferecerá melhores chances ao Tubarão. A estréia será fora de casa, com o  Atlético, na Arena. No final do campeonato, os dois últimos colocados na somatória de pontos dos dois turnos, caem para a Segundona.
               O esquema de transmissão por TV Aberta também está definido: O Coritiba fará 8 jogos, o Atlético 7 e o Londrina 6 ( mais os confrontos com a dupla Atletiba, fora da Capital).
                Me agrada todo esse esquema que foi divulgado. Se Coritiba e Atlético colocaram a força máxima desde o início, tem tudo para ser um bom campeonato. E cabe aos clubes do Interior não se iludirem. Quem montar um time com bons jogadores poderá se sair bem, tanto técnica como financeiramente. E quem entrar em campo com um time meia-boca, já sabe que vai ter que brigar para não cair. E vai ter muitos problemas financeiros.

Corinthians x Palmeiras, que loucura

             Faltando 10 dias para a realização do clássico Corinthians x Palmeiras, dia 4 de dezembro no Pacaembu, já não há mais ingressos para vender. Os trinta e quatro mil bilhetes colocados a venda, sumiram rapidamente, para desespero dos habituais folgados que deixam para a última hora.
             Uma coisa que não me parece muito justa é o sistema vigente de divisão de ingressos. Nesta partida, por exemplo, o Corinthians como mandante fica de dono absoluto da festa. Somente 2 mil ingressos foram destinados aos torcedores do Palmeiras. E os compradores destes ingressos vão precisar de muita coragem para enfrentar a multidão de alvi-negros que vai tomar conta do Pacaembu. Se o Timão vier a perder o título neste jogo, como é que os poucos palmeirenses vão fazer para sair do estádio ?

As Esganadas de Jô Soares

            O novo livro de Jô Soares começa a ser comentado pela imprensa brasileira. A obra, intitulada "As Esganadas" conta a história de um serial killer, que atrai mulheres gordas com comidas e doces por ele preparados, para matá-las depois.
             O cenário da história é o Rio de Janeiro, nos anos 30, e Jô descreve com detalhes até as receitas dos quitutes que o assassino preparava para "seduzir" suas vítimas. O livro segue o habitual estilo do autor, que mistura suspense policial com humor.
              Não li ainda, mas pelo jeito vale a pena. O livro é da Editora Companhia das Letras e custa R$ 21,90 nas livrarias. O Jô Soares é um chato, mas um cara que escreve muito bem.

O Mundo se espantou com vitória de Federer

           Repercutiu intensamente em todo o mundo a vitória fácil de Roger Federer sobre Rafael Nadal, ontem pela ATP Finals Londres. Especialmente o 6/0 (os tenistas chamam de "pneu") que o suiço aplicou no espanhol, no segundo set mereceu destaque especial na imprensa mundial. Roger Federer, que parecia estar em fim de carreira, passa agora a impressão de que está ressurgindo com força total. A partida, que terminou com 2 a 0 para o tenista da Suiça teve parciais de 6/3 e 6/0, e valeu pela segunda rodada do Grupo B. No outro confronto do dia, o francês Tsonga ganhou do americano Mardy Fish que, assim, não tem mais chances de chegar às semifinais.
                   Desapontado, Nadal cumprimentou Federer, depois da partida (foto).  Amanhã, jogam Nadal e Tsonga, definindo a segunda vaga do Grupo, enquanto Federer, já classificado, enfrenta o eliminado Mardy Fish.