Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

   Vai ter choro geral,
     podem acreditar !
 
         Se o Corinthians for campeão na 34ª rodada, e com o vice e terceiro colocados quase decididos, o que vai ser do Brasileirão nas últimas quatro rodadas ?  É claro que o interesse geral vai cair. A tendência é de grande queda de audiência nos jogos pela televisão.  E vão voltar a pedir o retorno do esquema de mata-mata nas fase finais do campeonato.
 
         A televisão está distribuindo R$ 1,3 bilhão aos clubes. Mas a audiência vem caindo, como mostram as pesquisas. Em 2010, o Campeonato Brasileiro deu média de 20,9 pontos de audiência. E em 2011 subiu para 21,1 pontos. Aí, começou a cair: 2012 - 17,2 pontos;  2013 - 17,0;  2014 - 16,8. E agora, como será, se o campeonato for decidido com quatro rodadas de antecipação ?
 
         Pelo jeito, vão ter que roubar o Corinthians pra salvar o Brasileirão. Será ?
  Menino americano !



              Silvio Santos disse domingo no SBT,  que Xuxa está parecendo "um menino americano", com estas roupas e o corte de cabelo que está usando. A "loura" da Record ficou louca da vida. Mas acho que nesta parada o Silvio está com a razão .

  Esta Liga não vai dar certo !

 
                Estou de acordo com o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.  Neste já bagunçado futebol brasileiro, criar uma Liga agora é uma grande bobagem.  Organizar um torneio com clubes de apenas alguns estados, até dá pra aceitar. Já tivemos no passado a Copa Sul/Minas, que foi um sucesso. Mas criar uma nova Liga em cima de tudo que já existe aí  é aumentar o tamanho do hospício. Vai ser mais loucura.

               Esse barco "tá fazendo água". O futebol brasileiro está se afundando muito rapidamente
Comemoração idiota



 
         Admiro os vegetarianos. As vezes até sinto uma pontinha de inveja deles, que não comem carne, como nós os "normais".  Pode até ser que um dia eu também venha a ser um vegetariano. Já diminuí muito, hoje estou comendo pouca carne.
 
          Mas não posso aceitar algumas manifestações surgidas na últimas horas, feitas por vegetarianos que estão "comemorando" porque a OMS considerou as carnes processadas como cancerígenas. Agora fiquei sabendo que existem "vegetarianos idiotas" também.  
É a grande chance do VGD !



              Recebi com muita alegria, esta notícia de que o Londrina Esporte Clube poderá mandar seus jogos no Estádio Vitorino Gonçalves , durante os meses em que o gramado do Estádio do Café estiver sendo trocado.  Finalmente,  surge alguém inteligente na cidade, para propor a utilização do VGD.
 
               A iniciativa parece estar partindo da diretoria executiva do clube, presidida por Felipe Prochet, que lamentavelmente pouco tem sido lembrada, nesta fase em que o futebol do Tubarão vem atuando como uma empresa comercial, sem uma ligação mais íntima com o verdadeiro clube.  Mas a informação é de quem os dirigentes tem investido em melhorias no VGD, que é sem dúvida o estádio mais querido da legítima torcida alviceleste.
 
             A chance de aproveitar o momento para ampliar as reformas e reativar o VGD é a melhor possível. Acho até que Londrina deveria oficializar o Estádio Vitorino Gonçalves Dias como o seu reduto para todo o Campeonato Paranaense. Garanto que o público até aumentará e que as alegrias serão grandes.
 
                       A reabertura do VGD será também um sinal de que o verdadeiro Londrina Esporte Clube ainda está vivo !
 
 


SÉRIE C
Outro jogo ruim e sem gols



                 Como torcedor, estou até satisfeito, porque os times das "minhas terras"  (Londrina e Pelotas) já conseguiram classificação para a Série B do ano que vem. Mas como observador de futebol, estou cada vez mais decepcionado com a "bolinha" que estão jogando as equipes da Série C, especialmente das quartas-de-final pra cá. Não se consegue ver um jogo bom sequer.

               No sábado, Tupi e Londrina já haviam empatado num jogo medíocre e sem gols. E ontem vi, através de mais um bom trabalho da TV Brasil, a partida que abriu a outra "perna" das semifinais, entre Brasil-RS e Vila Nova-GO,  disputada lá na minha Pelotas (foto) . Que tristeza de jogo. Mais um zero a zero e outra vez a completa ausência do bom futebol.

               A decisão da vaga para a final ficou para Goiânia, na próxima segunda-feira. No jogo de ontem, os goianos pareceram melhor armados, mas o Brasil, jogou sem os dois laterais (Wendel e Xaro), que estão suspensos. E o goleiro Eduardo Martini também cumpriu suspensão. Os três voltam no Serra Dourada e o Brasil deve produzir mais. Especialmente Xaro  faz muita falta no apoio pela esquerda.  Só que o centroavante Neca, artilheiro do time, recebeu o terceiro  cartão amarelo e não poderá jogar em Goiânia.

             Acho que o Vila Nova está mais próximo de chegar a final, provavelmente com o Londrina, que é favorito para eliminar o Tupi. Entretanto, os goianos não repetiram ontem o futebol mostrado em São Paulo, na vitória sobre a Portuguesa. E o Brasil costuma crescer nas decisões mais difíceis.
 
               Uma coisa é certa: se Londrina, Tupi, Vila Nova e Brasil quiserem entrar na Série B com chances de fazer boa figura, eles terão que reforçar consideravelmente as suas equipes. Com esse futebol que estão jogando, correm o sério risco de passar vergonha na Segundo Divisão Nacional.
      Nosso homenageado de hoje é um saudoso cantor norte-americano. Além de alcançar muito sucesso por lá, ele decidiu homenagear os países de língua espanhola, gravando uma coleção de canções neste idioma. E foi assim que, ainda jovem, eu ouvi pela primeira vez

                     N A T    K I N G     C O L E 


                       

                                      Me recordo plenamente de me acordar com o rádio tocando música espanhola com NAT KING COLE cantando.  Ele também gravou algumas músicas em português, como "Ninguem me ama", "Não tenho lágrimas" e "Suas Mãos", mas o sucesso grande mesmo veio com as canções espanholas. Foi tudo gravado no Rio de Janeiro, nos estúdios da Odeon.  Escolhi uma delas para este vídeo que nos recorda aquele tempo feliz: "CACHITO", de A.Bourget e Consuelo Velasquez, que também foi gravada no Brasil por Emilinha Borba, com muito sucesso.

                               Nathaniel Adams Coles era um negro bonito, sempre cheio de "brilhantina" no cabelo,  nascido no Alabama (EUA), na cidade de Montgomery. Sua família tinha vindo da Louisiana. Nat King Cole tocava piano e guitarra, além de cantar Jazz, Swiing, Jump Blues e Boleros. Cantou por trinta anos, de 1935 à 1965, quando morreu com apenas 45 anos.  Sua morte foi provocada pelo hábito de fumar três maços de cigarros por dia e um consequente câncer de pulmão.
 
                             O pai de Nat era o açougueiro Edward Coles, que era também diácono da Igreja Batista. A família veio para Chicago quando Nat era criança. O pai se tornou pastor e a mãe Perlina Adams ficou encarregada de tocar o órgão da igreja. E foi com ela que Nat King Cole aprendeu a tocar piano. Ele aprendeu a tocar tanto jazz com música gospel, sem entretanto esquecer a música clássica.

                           A voz marcante de Nat King Cole imortalizou nos Estados Unidos algumas canções , como Mona Lisa,  Stardust,  Unforgettable,  Nature Boy,  Christmas Song e várias outras.
                          Nat fez duas coisas desde jovem: tocou piano na igreja em que seu pai era o pastor e lutou contra o racismo.  Chegou a ser atacado por brancos no Alabama, enquanto cantava "Little Girl", durante um show em Birmingham, machucando as costas.  Nunca mais se apresentou no Sul, dos Estados Unidos.

                              Mas Nat não desistiu de lutar contra a segregação racial. Já rico e famoso, em 1945, comprou uma casa num condomínio de brancos, nos arredores de Los Angeles. A famosa KKK (grupo racista KU KLUX KLAN) ateou fogo em sua casa. O conselho do condomínio disse-lhe que não queria indesejáveis mudando-se para lá. Ele concordou e respondeu: "Eu também não quero. Se eu vir alguém indesejável mudando-se para cá, serei o primeiro a reclamar."

               Em 1959,  Nat King Cole cantou no Maracãzinho e no Tijuca Tenis Clube, no Rio, e depois no Teatro Paramount, em São Paulo, com casa cheia em todos os sete shows realizados no Brasil. E fez também uma apresentação especial no Golden Room do Copacabana Palace Hotel. Recebeu ainda várias homenagens e almoçou com o então presidente da República, Juscelino Kubistscheck, no Palácio das Laranjeiras.

                              As músicas em espanhol que mais sucesso fizeram no Brasil, cantadas por Nat King Cole, foram:  Adelita,  Las Mañanitas,  Noche de Ronda,  Solamente uma vez,  Quizás, Quizás,  Quizás,  Cachito,  Vaya com Dios,   Ansiedad,  Aquellos Ojos Verdes, El Bodeguero   e Tres Palabras.
 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Ótimo este protesto que a amiga Kelly Obara (voltando de um giro pela Argentina), postou em sua página. Valeu Kelly