Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

   Já ficou sem graça !

     Agora é assim, todos os anos a mesma coisa. O GP Brasil não vale mais nada. Quando a F1 chega aqui, o título já está decidido. Ninguém está dando bola pra esta prova de domingo.  No treino de hoje, Rosberg foi melhor do que o campeão Hamilton, que aqui aparece acelerando em São Paulo. Os dois só vieram "passear" !
 
 
ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS
Acho bom tomar muito cuidado !




                       No fundo, a gente sempre acha que na "hora H" Argentina e Brasil se garantem nas Eliminatórias. Mas os tempos já são outros mesmo. Nunca tivemos um começo de eliminatória assim, com o Equador (que não é um dos quatro "grandes") disparando na ponta com três vitórias em três jogos.
 
                        Antes do jogo desta noite com o Brasil, a Argentina está oito pontos atrás dos equatorianos. E já jogaram com eles em casa. A volta será lá na altitude de Quito, onde ontem (foto) eles derrubaram o Uruguai.
 
                         Ninguém estava contando com o Equador tomando conta de uma vaga. Mas tá com jeito de acontecer. Se assim for, alguém vai se "machucar":  Brasil, Argentina, 
Uruguai, Chile ou Colômbia ?

  No mínimo estranho. Sexta-feira 13 ?


                             Foi no mínimo estranho o que aconteceu hoje pela manhã no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina. Quando iniciava decolagem para São Paulo, o avião da TAM que faria o vôo JJ 3491, começou a derrapar na pista. 
                            
                              Os passageiros chegaram a pensar que a aeronave fosse tombar. Afinal, em plena "sexta-feira 13"  tudo é possível, não é mesmo ?  Mas, felizmente o piloto conseguiu frear e tudo acabou bem. Confiram o vídeo, ao final da postagem.
 
                              Só fiquei "cabreiro" porque, recentemente (dia 26 de setembro) um avião da GOL andou derrapando no Rio de Janeiro. Derrapagem sempre foi coisa pra estrada, não para pista aérea. Que moda é essa agora ?

                
Cadê a imprensa ?

        Estive na AREL, hoje pela manhã, e fiquei até arrepiado ao ver a volta da piscina lotada de jovens do Brasil inteiro, curtindo as provas de natação dos Jogos Escolares da Juventude.  Ontem, no Moringão, também estava uma loucura.
 
     Sucesso total, apesar do desinteresse da grande imprensa local. Ontem, li uma boa matéria do companheiro Lucio Flávio, mas hoje, não encontrei uma linha sequer sobre o evento, no principal jornal da cidade. Que pena !     Como é que vamos querer grandes competições em Londrina, como ocorria antigamente ?
   Não houve como
evitar o adiamento




                   Teve até gente falando bobagem. Dizendo que o jogo estava sendo adiado porque os  argentinos estão com o time desfalcado. Mas não havia mesmo como evitar que o clássico Argentina x Brasil fosse suspenso, ontem à noite no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Choveu demais. Seria um crime realizar a partida naqueles condições. 
 
                   A verdade é que o craque Aguero não veio porque está machucado, mas o "agueiro" veio com toda a força. Começou a chover à tarde, mas a chuva forte mesmo chegou uma hora antes do jogo.  Ainda tentaram "forçar" a realização da partida, os torcedores até vaiaram o adiamento. Mas prevaleceu o bom senso.
                    Sobrou a cara desapontada do narrador Galvão Bueno. Aliás, deu tudo errado para a Globo, que antecipou o The Voice Brasil pra quarta-feira, por causa da jogo. E no final teve que arranjar um filme pra tapar o buraco. Enquanto isso, a Record seguiu dando show com a bem sucedida novela "Os Dez Mandamentos".  
 
Mas logo à noite, se São Pedro deixar, o jogo sai às 22 horas !
    Tinha que ser mesmo um artista muito especial, pra fechar esta série, em que destacamos grandes nomes da música nacional e internacional. Ninguém melhor do que esse 'carioca/mineiro' talentoso, cantando  sua  "T R A V E S S I A"

                  M I L T O N      N A S C I M E N T O

                        


                                          A maior parte dos críticos internacionais considera MILTON NASCIMENTO um dos mais influentes e talentosos nomes da música brasileira. Conhecem tudo sobre ele, tratam-no até por seu apelido, "BITUCA". Ele é mesmo um nome mundial.
                                          Esta é uma das razões porque escolhi o nosso Milton para fechar este trabalho que venho fazendo desde o dia 28 de dezembro de 2014, apresentando destaques da música, e que hoje chega as 300 postagens planejadas. É uma maneira de homenagear esse carioca de 72 anos, que todos pensam ser mineiro, por ter feito toda a sua carreira nas Alterosas.


                                    Milton Nascimento nasceu no Rio no dia 26 de outubro de 1942, filho de uma empregada doméstica. E, além de compor e cantar, ele toca violão, gaita, acordeão, contrabaixo e piano. Atua em MDB, latin jazz, samba-canção, folk rock, música experimental, pop,  rock progressivo e world music. É certamente uma das mais belas vozes masculinas do Brasil.
                                    Mineiro de coração, Bituca ficou conhecido nacionalmente com a canção "TRAVESSIA",  que ele compôs em parceria com Fernando Brandt, e que foi a segunda colocada no Festival Internacional da Canção de 1967.  E "TRAVESSIA" está no vídeo acima, magnificamente interpretada por Milton.



 

                                  








         Com quase 35 álbuns gravados, Milton Nascimento ganhou 5 prêmios Grammy e especialmente o Grammy de "Best Wold Music Album in 1997."  
          Bituca já se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.
           Teve como parceiros e músicos que regravaram suas canções nomes famosos como Wayner Shorter, Pat Metheny, Björk, Peter Gabriel, Sarah Vaughan, Chico Buarque, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Fafá de Belém e a saudosa Elis Regina, que aparece com ele em foto acima.
               Elis disse certa vez: "Gosto de cantar qualquer coisa dele. Tenho loucura por ele. Só sinto medo de desagradá-lo". E ele elegeu Elis sua "musa preferida".








                                 A primeira canção conhecida de Milton Nascimento é de 1962: "Barulho de Trem". E as canções  que revelaram seu talento foram a já mencionada "Travessia" e mais "Morro Velho" e "Maria, Minha Fé".
                                  Mas a primeira gravação de grande sucesso veio através de Elis Regina, na maravilhosa "Canção do Sal", em 1966.



 





              


                E vamos as minhas músicas preferidas no repertório de Milton Nascimento : Travessia,  Coração de Estudante,   Paisagem na Janela,  Canção do Sal,   Nada Será Como Antes,  Três Pontas,  Caçador de Mim,  O Cio da Terra,    Nos Bailes da Vida,   Coisas da Vida,    Cais,  Canção da América,  Maria, Maria,   tudo que você podia ser,   Me deixa em paz,  Morro Velho,  São Vicente,  A Festa e Encontros e Despedidas.  É claro que devo ter esquecido pelo menos meia dúzia de outras lindas canções.  Que o Bituca me perdoe !










        Fica aqui o meu agradecimento especial a todos os amigos e seguidores que me acompanharam neste desfile de grandes nomes da música que durou 11 meses. Muito obrigado. Logo voltamos a nos encontrar de novo na música !

     











AS MELHORES DO FACEBOOK

  
                    Muito boa, minha querida filha Juliana Scalassara Campos, que me fez rir nesta bem humorada postagem  encontrada na sua página