Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE


         " S e g u i n d o  n o   T r e m   A z u l "
                 Com   R O U P A    N O V A

     De: RONALDO BASTOS (letra) 
                   e CLEBERSON HORSTH (música)


                   



                                   Vejam que maravilha de escolha fez a amiga londrinense Devandir Louza (foto), que sugeriu para a nossa série a iluminada canção "SEGUINDO NO TREM AZUL", grande sucesso da banda ROUPA NOVA, lançada em 1985 pela RCA, e tocada até hoje por todo o Brasil.
 
                                   Uma dupla de admiráveis e talentosos compositores escreveu "Seguindo no Trem Azul" que veio a público juntamente com outras músicas lindíssimas, como "Dona",  "Linda Demais",  "Sonho",  "Show de Rock'n Roll" e outras, no disco encartado nesta capa que vemos abaixo.



          RONALDO BASTOS escreveu esta maravilhosa letra que vemos abaixo,  musicada por CLEVERSSON HORSTH. Vamos cantar com eles :









Confessar sem medo de mentir
Que em você encontrei inspiração
Para escrever
Você é pessoa que nem eu
Que sente amor
Mas não sabe muito bem
Como vai dizer

Te dou meu coração
Queria dar o mundo
Luar do meu sertão
Seguindo no trem azul

Toda vez que for assoviar
A cor do trem é da cor que alguém fizer
Que você sonhar
Não faz mal não ser compositor
Se o amor valeu
Eu empresto um verso meu pra você dizer

Só me dará prazer, se viajar contigo
Até nascer o sol, seguindo no trem azul
Te dou meu coração, queria dar o mundo
Luar do meu sertão, seguindo no trem azul

Vai lembrar de um cara como eu
Que sente amor
Mas não sabe muito bem como vai dizer
Hum...
Só me dará prazer se viajar contigo
Até nascer o sol, seguindo no trem azul
Hum..
Te dou meu coração, queria dar o mundo
Luar do meu sertão, seguindo no trem azul
Seguindo no trem azul
 
 

Cleberson Horsth ,  nascido em Manhumirim, Minas Gerais,  66 anos, é o pianista e vocalista do grupo carioca Roupa Nova. Horsth também toca teclado, órgão, violão, acordeon e canta. Entre suas influências, estão os Beatles, Toto, Carpenters e Sivuca.
 
                  Cleberson tem formação erudita, mas seu início no mundo musical foi através de seu pai, que tocava acordeon. Um dia pediu a seu pai um acordeon meio que na brincadeira, mas seu pai acreditou, comprou o instrumento e o fez ter aulas particulares. Sua professora até tentou fazê-lo tocar piano, mas não teve conversa, continuou os estudos de acordeon. Quando já estava quase tocando profissionalmente, surgiram os Beatles, e ele então quis aprender a tocar violão, mas também não era a área dele. Em um conjunto, um dos integrantes virou para o Cleberson e falou para ele tocar órgão. Então ele pegou gosto e aprendeu com uma professora de piano.
 
                 Estudou na Escola Nacional de Música, fez aulas particulares com a intenção de se preparar, pois queria mesmo trabalhar no campo da música.  Foi o ponto de partida para o Cleberson no Roupa Nova




                          Ronaldo Ribeiro Bastos, 68 anos, nasceu em Niterói e é um dos maiores letristas da MPB.  Fez parte do Clube da Esquina, juntamente com Milton Nascimento, Beto Guedes, Wagner Tiso, Lô Borges e Márcio Borges, a partir de 1967, e é autor de vários sucessos da música popular brasileira.

                            Foi  parceiro de Ed Motta, Tom Jobim, Edu Lobo, Dori Caymmi, Flávio Venturini e Lulu Santos, entre outros. Em 1989, lançou o disco Cais, pelo selo Dubas, com vários artistas como Caetano Veloso, Simone Gal Costa, Tom Jobim, Chico Buarque e Paralamas do Sucesso cantando suas composições.

                            Participou da elaboração da trilha sonora da minissérie "O Tempo e o Vento" exibida em 1985.  Fez, com o guitarrista e compositor Celso Fonseca, três discos unicamente com canções de ambos: Sorte (1994), Paradiso (1997) e Juventude/Slow Motion Bossa Nova (2002), cuja faixa-título foi trilha sonora de um comercial de televisão de sandálias estrelando a modelo brasileira Gisele Bundchen.
 
                         Seu parceiro musical mais assíduo é o cantor Beto Guedes, com quem compôs grandes clássicos da música popular brasileira, como Amor de índio, Lumiar, O sal da Terra, dentre outros.  Também compôs em parceria com Lulu Santos vários dos maiores sucessos deste, como Um Certo alguém.

                    Ronaldo Bastos é um dos principais compositores da música brasileira, dada a qualidade de suas composições com inúmeros músicos dos mais diferentes estilos. Na relação de
intérpretes de suas canções figuram vários artistas e grupos, como Sandra de Sá, Ed Motta, Ângela Maria, Nouvelle Cuisine, Adriana Calcanhoto, Marina Lima, Titãs, Paralamas do Sucesso, Elis Regina, Flávio Venturini, Maria Bethânia, Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Johnny Alf, Tim Maia, Edu Lobo, Nana Caymmi, Caetano Veloso, Gal Costa, Ney Matogrosso, Beto Guedes e Sarah Vaughan, entre outros.





 
                      Amplamente reconhecida por  todo o Brasil,  Roupa Nova é uma banda brasileira formada na década de 1980 no Estado do Rio de Janeiro, e que ainda  hoje encontra-se em plena atividade.

 
A banda nasceu  formada por Paulinho (percussão e vocal), Serginho (bateria, voz e vocal), Nando (baixo, voz e vocal), Kiko (guitarra, violões e vocal), Cleberson Horsth (teclados e vocal) e Ricardo Feghali.   O conjunto surgiu devido mudanças ocorridas após 1978 no grupo chamado Os Famks, e desde aí mantém até hoje a formação. São os atuais recordistas em trilhas sonoras de novelas (32 temas no total). Estrearam seu selo próprio em 2004, o "Roupa Nova Music".

 
 
 
  Claudia Leitte
deixa a Mocidade



Claudia Leitte      Após reinar por dois anos, a cantora Claudia Leitte está deixando a Mocidade Independente de Padre Miguel. E sobre os comentários de que ela teria mudado a história das rainhas de bateria, porque foi  a primeira cantora consagrada a ocupar o posto, ela diz: "Pra mim, foi a Mocidade Independente de Padre Miguel que mudou minha história. E por quê? Porque eu saio mais forte e mais segura. E, como já disse outras tantas vezes, vou continuar sendo Mocidade até ficar velhinha. Bem velhinha !"

Presidente foi atrás
do mosquito no Rio


               A cozinheira Adriana Medeiros, 40 anos, recebeu na manhã deste sábado uma visita inusitada: a presidenta Dilma Rousseff tomou um café na casa de Adriana e orientou a moradora da comunidade Zeppelin, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, sobre como eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. O bairro é uma das regiões com maior índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e chikungunya.
 
               A visita da presidenta faz parte do Dia Nacional de Mobilização contra o Mosquito Aedes Aegypti, que acontece em todo país. Durante cerca de uma hora, Dilma Rousseff, o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, conversaram com moradores e distribuíram folhetos informativos e camisetas para as famílias do bairro, como se vê na foto.
                       
                                                                     Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
                Na cidade do Rio, cerca de 71 mil militares foram designados para ir às  ruas,  visitar residências e orientar e instruir os cariocas, no momento em que o aumento do número de casos de vírus Zika preocupa autoridades nacionais e internacionais.
 
               O vírus Zika provoca dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. A grande preocupação, no entanto, é a relação entre o Zika em gestantes e a ocorrência de malformações congênitas como a microcefalia.
 
               Segundo as   Forças Armadas, os militares envolvidos na mobilização de hoje vão atuar desarmados. As áreas onde há risco de contronto com traficantes serão vistoriadas por agentes de saúde.
 
               De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, o combate ao mosquito será uma prioridade em regiões com alta incidência de doenças transmitidas  pelo Aedes, como nos municípios de Araruama, Rio das Ostras, Duque de Caxias e Belfort Roxo, na baixada fluminense.
   D'Alessandro estreia
 amanhã no River Plate




                      D'Alessandro já tem data para reestrear pelo River Plate. O meia foi relacionado pelo técnico Marcelo Gallardo para o jogo contra o Belgrano, em Córdoba, neste domingo, às 22h15m. O confronto é válido pela segunda rodada do Campeonato Argentino.

                      A volta de D'Alessandro ao clube argentino após 13 anos deverá ser como titular. O ex-capitão do Inter trabalhou na equipe principal no treinamento desta sexta-feira e a tendência é de que inicie o jogo contra o Belgrano.

                     Com uma goleada de 5 a 1 sobre o Quilmes na primeira rodada do Argentino, o River Plate lidera o Grupo A da competição pelo saldo de gols. A volta de D'Alessandro ao Monumental de Nuñez, casa do River, deverá ocorrer na terceira rodada, quando o clube recebe o Godoy Cruz
.
Grêmio derrotado  no
"Jogo 100" da Arena

               
   
No centésimo jogo disputado na sua Arena, o Grêmio perdeu por 2 a 0 para o São José, na noite desta sexta-feira, em confronto adiantado da quarta rodada do Gauchão. Com a derrota, além da invencibilidade na temporada, o Tricolor deixou escapar a liderança do torneio, que agora é do próprio Zequinha, que chegou aos 10 pontos, deixando os comandados de Roger com apenas nove.

            O Tricolor dominou a partida, mas não conseguiu transformar a vantagem em gols. Heliardo e Guilherme aproveitaram as chances e construíram o placar ao São José, que volta aos gramados na sexta que vem, contra o Ypiranga. O próximo compromisso do Grêmio, agora, é a estreia na Libertadores. O Tricolor vai ao México enfrentar o Toluca, à meia-noite de quarta para quinta-feira.
O que teriam conversado Dilma e Lula ?

              
 
A presidente da República Dilma Rousseff esteve em São Paulo, nesta sexta-feira,  onde se encontrou com seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião ocorreu no Hotel Renassaince, na região da Avenida Paulista, a portas fechadas, e terminou por volta das 20h30m.

                     Os jornalistas não puderam entrar no lobby do hotel. Foram barrados por seguranças e tiveram que aguardar do lado de fora. Uma recepcionista justificou que o acesso foi negado porque havia muitos eventos no estabelecimento.

                     Dilma desembarcou no Aeroporto de Congonhas por volta das 17horas  e sua chegada ao hotel não foi vista pelos jornalistas. Hoje, Dilma passa o sábado no Rio de Janeiro, para o Dia Nacional de Mobilização contra o Mosquito Aedes Aegypti. O mosquito é responsável pela transmissão dos vírus da zika, da dengue e da febre chikungunya.

E na sua chegada ao Rio, a presidente disse apenas que "Lula está sendo objeto de uma grande injustiça."

Papa está no México


 
 
Uma das coisas que mais me agradam no Papa Francisco, é que ele vai justamente onde está o maior perigo. Põe o dedo na ferida mesmo. Não foge do pau.
 

              Francisco chegou na tarde de ontem (sexta-feira) à Cidade do México para sua esperada visita de cinco dias ao país, onde deve abordar assuntos como violência, pobreza, migração e corrupção. O pontífice argentino foi recebido no aeroporto da capital mexicana pelo presidente Enrique Peña Nieto e pela primeira-dama Angélica Rivera, enquanto um grupo de "mariachis" e de dançarinas folclóricas fazia uma apresentação tradicional e uma multidão de fiéis gritava "esta é a juventude do Papa".

                         Francisco desembarcou na capital mexicana procedente de Havana, onde teve uma reunião histórica com o patriarca ortodoxo russo, Kirill, o encontro mais importante para o Cristianismo em mil anos. Um dia antes da chegada do prelado, o México viveu um trágico episódio que lembrou o clima de violência no país. Detentos do presídio Topo Chico, na cidade de Monterrey, começaram um motim que se transformou em um palco de batalha e terminou em 49 mortos e 12 feridos.

                          Hoje, o Papa lamentou o episódio em uma carta. Francisco deve fazer uma visita à prisão de Ciudad Juárez, na fronteira com os Estados Unidos. Há alguns anos, esta cidade era considerada uma das mais violentas da América Latina.
Beyonce cada vez mais rica !

                                                                                   jovempan/uol


   Anunciada no dia do Super Bowl, a nova turnê de Beyoncé tem potencial para deixar a cantora ainda mais milionária. De acordo com a “Billboard”, os 41 shows agendados até o momento podem gerar um lucro de 250 milhões de dólares.

Queriam calendário longo,
  mas já estão reclamando



        Os clubes brasileiros são mesmo assim. Brigam pra ter um calendário que lhes proporcione uma boa arrecadação, mas depois passam o ano inteiro reclamando contra a maratona de jogos.  Querem ser iguais ao Barcelona, mas não se dão conta de que o time de Messi e Neymar joga praticamente três vezes por semana. Podem ver que quase todo dia tem jogo do Barça na televisão.
 
         Aqui no Brasil o número de jogos dos grandes clubes vai aumentar mesmo nesta temporada. Vou pegar por exemplo o Coritiba. Neste ano de 2016, o Coritiba chegará ao seu sexto jogo neste domingo, contra o Toledo. Considerando as duas competições que o clube disputa, o Coxa fez sua estreia em campo neste ano contra o Internacional, na Copa da Primeira Liga. De lá até domingo são 18 dias contados, fechando uma média de uma partida a cada três dias. Uma correria que envolve a rotina profissional dos atletas, com treinos, concentrações e viagens, e que tende a ser assim pelo restante do ano.
 
       Após a partida contra o Toledo, o próximo adversário será o Operário, no Couto Pereira, no domingo, dia 21 de fevereiro. Na sequência, o Coxa enfrenta o Rio Branco, também em casa, dia 25, e o PSTC, no domingo, dia 28, fora de casa. 
 
        O Londrina já não joga tanto, porque não está na Primeira Liga, mas mesmo assim terá um calendário mais pesado do que  na temporadas anteriores, com Copa do Brasil, Série B Nacional, etc.   
Reforço (?) desnecessário !





                     Acho que esta recontratação do meia Zé Rafael ocorreu  muito mais por futuras negociações comerciais do que propriamente como reforço para o time do Londrina. Não vejo possibilidade dele entrar no time a curto prazo, pois nem jogar no Coritiba ele conseguiu. Não vi nada de excepcional durante o período em que Zé Rafael esteve aqui. Sei que o clube  Coritiba é muito maior do que o Londrina, mas no atual momento, quem não serve para o Coxa não serve para o Tubarão.
 
                     Guardadas as devidas proporções, o caso é parecido com o de Robinho chegando ao Atlético Mineiro. Acho que o Galo tá jogando dinheiro fora. Robinho já "foi" bom jogador. Hoje não está com nada.  Tanto assim que ficou na reserva no principiante futebol chinês. Ronaldinho Gaúcho deu muito certo no Atlético, mas não sei se Robinho vai "emplacar" por lá.
 
                     Voltando a Londrina, o Tubarão continua precisando de atacantes. Mas que sejam melhores dos que aí estão, e que venham pra chegar e jogar.  Só pra compor o elenco, já tem bastante gente aí.
     
AS MELHORES DO FACEBOOK
 
 
Ótima esta indagação feita pelo bom amigo Aldivino Generoso. E é claro que eu tive que "encarar" a terrível "Emulsão Scott", quando era criança.