Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 29 de abril de 2012

Santos e Guarani vão decidir Paulistão

                       O  clássico Sansão foi assim o tempo inteiro: uma festa de Neymar

   Os 47.771 torcedores que pagaram ingresso, hoje à tarde no Morumbi, viram o Santos atropelar o São Paulo e vencer por 3 a 1, em mais uma grande apresentação de Neymar, que marcou os três gols santistas e realizou grandes jogadas. William José fez o gol do Tricolor, que viu morrer a sua esperança de chegar à final do Paulistão 2012. O Peixe tem o melhor time de São Paulo.
                                 Fábio Bahia comemora seu gol, início da virada
            Em Campinas, a festa foi alvi-verde. Jogando em seu reduto, o Estádio Brinco de Ouro, o Guarani ganhou de virada da Ponte Preta, também por 3 a l. A Macaca saiu na frente, gol de Caio aos 39' do primeiro tempo, mas não aguentou. O Bugre dirigido pelo competente Vadão, mesmo sem Fumagalli, que saiu machucado dominou a partida na etapa final. Fábio Bahia empatou e Medina, que havia substituido Fumagalli marcou os outros dois, garantindo a vitória do Guarani, que terminou 2011 em péssima situação (inclusive financeira) e agora vai à decisão do Paulistão 2012, em duas partidas com o Santos. Deverá um grande decisão.
          

Fogão é campeão da Taça Rio

           O Botafogo meteu 3 a 1 no Vasco e conquistou a Taça Rio, hoje à tarde no Engenhão. Loco Abreu (foto) foi outra vez decisivo e fez dois gols, com Maicosuel marcando o terceiro. No finzinho, Carlos Alberto descontou para o Vasco, que despediu-se do Campeonato Carioca. A decisão será entre Botafogo e Fluminense, que ganhou a Taça Guanabara.
           Oswaldo de Oliveira colocou em campo um time ofensivo e acabou se dando bem. O Fogão foi superior o tempo inteiro, merecendo a  vitória a  classificação para a final do certame carioca.

Taça Farroupilha é do Inter

           O Inter ganhou o Grenal desta tarde, por 2 a 1, e é o campeão da Taça Farroupilha, que corresponde ao segundo turno do Gauchão 2012. Cerca de 23 mil pessoas foram ao Beira Rio e viram um festival de catimba. Pra começar, a direção do Colorado mandou colocar sal no reservado dos reservas do Grêmio, que teve providenciar uma limpeza do local.
           O troco veio na hora dos times entrarem em campo. O Grêmio simplesmente não forneceu a escalação do seu time, contrariando a determinação de que o anúncio tem que ser feito até 45 minutos antes do horário do jogo. Vanderlei Luxemburgo não quis nem saber e deixou os reporteres das emissoras de rádio e televisão completamente malucos, sem ter como informar seus ouvintes. E nem quando o time entrou em campo, já com 4 minutos de atraso, foi possível descobrir a formação da equipe, porque Luxemburgo mandou os 18 jogadores entrarem no gramado. Só com o início da partida foi possível saber como estava escalado o Tricolor.
            O jogo foi extremamente pegado e tenso. O Inter fechou o primeiro tempo ganhando por 1 a 0, gol marcado pelo argentino Dátolo, aos 36 minutos. Mas o Grêmio voltou melhor para a segunda fase e empatou aos 10 minutos, através do zagueiro Werley.
                                           Grenal foi tenso durante todo o tempo
            E o jogo estava até melhor para o Grêmio, quando ocorreu uma grande confusão. Luxemburgo já tinha denunciado que o Inter vinha realizando há várias partidas uma "jogadinha com a participação dos gandulas". E realmente isto aconteceu por volta dos 25 minutos, quando o árbitro Marcio Chagas da Silva marcou um  escanteio para o Colorado. Enquanto os jogadores se preparavam dentro da área, o gandula colocou a bola na marca e Dátolo, que já estava pronto, cobrou rapidamente. Luxemburgo não aceitou e invadiu o campo. Foi pra cima do gandula, trocou empurrões com ele e acabou sendo expulso. Como dizem os gaúchos, "foi uma baita confusão, tchê".
                                         Luxemburgo foi pra cima do árbitro
             E no fim, o Grêmio saiu perdendo. Sem Luxa no banco, o time se desorientou e, poucos minutos depois, sofreu o segundo gol, numa linda cabeçada de Fabrício, após uma outra cobrança de escanteio. Os gremistas perderam a cabeça, deram muitos pontapés e facilitaram as coisas para o Inter, que soube controlar o jogo e garantir o título da Taça Farroupilha.
             Agora, Inter e Caxias(campeão do primeiro turno) vão decidir o título estadual, a partir do próximo domingo, com o primeiro jogo em Caxias do Sul.

Cruzeiro está fora da final

            Com duas derrotas impostas pelo América, o Cruzeiro está fora da final do Campeonato Mineiro de 2012. No meio-da-semana, a Raposa já havia sido derrotada por 3 a 2, e hoje, na Arena do Jacaré o Coelho voltou a vencer, desta vez por 2 a 1.   Foi um jogo tenso, que acabou com briga entre alguns  jogadores, após o apito final do árbitro Luiz Flávio de Oliveira.
           O America abriu o placar logo aos 2 minutos, com um gol contra do zagueiro Vitorino. Mas o Cruzeiro poderia ter empatado sete minutos depois, se Wellington Paulista não tivesse cobrado um penalti que o goleiro Neneca defendeu. Porém, o próprio Wellington empatou, aos 27 minutos.
            O segundo tempo foi dramático. O Cruzeiro foi pra cima e o América passou a viver de contra-ataques. No finalzinho, o veterano Fábio Junior decidiu o jogo, marcando o gol da vitória americana.
             O triunfo está sendo duplamente comemorado pela torcida do América Mineiro, que amanhã completa 100 anos de existência.  O Coelho vai decidir com o Galo (Atlético) o título das Alterosas, a partir de domingo próximo.     

O último fracasso do Tubarão

          Ainda bem que o Campeonato Paranaense terminou para o Londrina, que completou hoje seu sexto jogo seguido sem vitória. Desta vez, o Tubarão perdeu para o Rio Branco, em Paranaguá, por 1 a 0, fechando o Estadual em sexto lugar, com 30 pontos ganhos. O time parnanguara ficou em oitavo, com 27 pontos.
           Gilson, logo aos 7 minutos, fez o gol único da partida, que foi dirigida por Eduardo Elias Melek e teve a presença de um pequeno público. Parece que o ano terminou mesmo para o Tubarão, que só deve voltar no ano que vem. É o "fim da picada".

****** No jogo mais importante desta rodada final do returno, o Arapongas surpreendeu o Cianorte, ganhando em pleno Estádio Albino Turbay, por 2 a 0, com gols marcados por Léo Itaperuna e Ruy, um em cada etapa.
             Com o resultado, Cianorte e Arapongas terminam o Campeonato Paranaense igualados, com 38 pontos. O Arapongas fica com o terceiro lugar, porque tem maior número de vitórias. Mas os dois times terão que disputar agora o título de campeão do Interior. A primeira partida será na próxima quinta-feira, em Arapongas, e a segunda em Cianorte, no domingo que vem.

****** Em Ponta Grossa, Operário e Corinthians Paranaense se despediram do campeonato empatando por 2 a 2. O Operário termina em quinto lugar, com 30 pontos, enquanto o Corinthians fica em nono, com 23 pontos. Marcelinho e Willian para o Fantasma e Bruno Batata e Andrézinho para os curitibanos foram os marcadores.

******E o Coritiba fechou o segundo turno com uma virada em cima do rebaixado Roma Apucarana, por 3 a 1. O Coxa jogou com seu time de reservas e teve seus gols marcados por Rafael Silva, Caio Vinicius e Renan Oliveira. O gol apucaranense, o primeiro da partida, foi anotado por Souza.
            O Coritiba fecha com a melhor campanha: 53 pontos, com 22 vitórias, 16 empates e só uma derrota. E o Roma caiu para a Segundona porque ganhou apenas 2 jogos, perdendo 10 e empatando outros 10. Somou16 pontos e foi o penúltimo colocado.
             

Indy: venceu o favorito Will Power

  A pista funcionou como se esperava e não teve zebra no São Paulo Indy 300, disputado agora há pouco na capital paulista. O australiano Will Power (Penske), que vem dominando o campeonato, obteve a sua terceira vitória em quatro provas, chegando aos 180 pontos contra 135 de Hélio Castroneves, o vice-lider.  Power (foto) foi o pole-position e ganhou com tranqulidade, com o piloto da Andretti Ryan Hunter-Reay em segundo e o japonês Takuma Sato em terceiro.
       O brasileiro melhor colocado foi Helio Castroneves, que terminou em quarto. Tony Kanaan (KV Racing) foi 10º, Rubens Barrichello 13º  e Bia Figueiredo, que fez ótima corrida, teve problemas de pista nas últimas voltas e acabou ficando em 20º lugar.
        Gostei do traçado. É muito melhor ver uma corrida nele do que no monótono Interlagos. Não vi nenhum incoveniente maior.

Brasileiro é folgado mesmo

       Os três times brasileiros que participaram da rodada de quarta-feira, pelo Libertadores, foram punidos pela Conmebol por não terem cumprido o horário determinado para o início das partidas. Fluminense, Inter, Santos e Bolivar receberam multas de 5 mil dólares cada, porque, segundo a Conmebol, prejudicaram as empresas de televisão que transmitem os jogos. E medidas mais drásticas serão tomadas se o fato voltar a se repetir.
       Vem na hora certa esta punição, que deveria ser estendida ao calendário brasileiro. Me lembro que, há vinte ou trinta anos atrás, chegávamos a ter meia hora de atraso no começo de algumas partidas. Veio então a lei que exige o cumprimento do horário, e as coisas melhoraram. Passamos vários anos com jogos começando pontualmente.
        Mas tenho observado que, nos últimos meses, por uma ou outra razão, os atrazos estão ocorrendo com frequência. Para quem acompanha simultaneamente vários jogos, como eu, fica fácil constatar que os horários não estão sendo respeitados. Partidas marcadas para o mesmo horário estão sendo encerradas com grande diferença, vezes até de 15/20 minutos. E não se trata de paralizações ou acréscimos normais no tempo de jogo. É que cada partida está começando em horário diferente da outra. Observem nos jogos programados para hoje à tarde, pelo Brasil. Verão que um jogo já está com 15 minutos quando o outro começa. Brasileiro é folgado mesmo.

Neymar com Gabi, hoje à meia-noite

         Vale a pena ficar acordado até mais tarde neste domingo. É que o jogador Neymar é o convidado de Marília Gabriela no programa "De frente com Gabi", à meia-noite no SBT. Ele fala sobre sua paixão pelo futebol, o assédio dos fãs, sucesso e dinheiro.
         Neymar também vai revelar intimidades, como a relação com seu filho Davi Lucca, de oito meses, e a mãe dele. O jogador santista conta que continua ajudando a Igreja, com o dízimo. E fala sobre "a sensação maravilhosa, extraordinária de fazer um gol." Não dá pra perder o programa.

Escorpião na clínica

         Aconteceu nesta última madrugada, em Recife. Marilene Costa Pinto, uma comerciante de 59 anos, foi à Policlínica Arnaldo Marques, no bairro do Ibura, levando sua mãe para  um atendimento de urgência. Enquanto a mãe era atendida, Marilene ficou sentada no consultório. De repente, sentiu uma picada no pé. Era um escorpião, amarelo, do tamanho de uma caixa de fósforos. Ela conseguiu matar o animal, pisando nele.
         Após ser picada, Marilene precisou ser atendida na própria Policlínica, onde recebeu soro fisiológico, antitetânica e antialérgio. Só mesmo no Brasil !