Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

 Por que se fala tão pouco
 sobre a 92ª São Silvestre ?

                É a maior prova de rua do mundo e, no passado, já foi até incluída no roteiro de filmes de Hollywood. Mas ano após ano, a divulgação da Corrida de São Silvestre torna-se cada vez menor. Faltam dois dias para a 92ª edição da competição  e muito pouco se tem visto nos jornais e na televisão.

               Sabem o que eu acho: a Globo vem "matando" a SS desde que comprou os direitos de transmissão.  Primeiro, tirou a prova do horário noturno e quebrou seu maior "encanto", que era a ligação com a virada do ano. E depois minimizou o valor da corrida, colocando-a no mesmo nível de sua programação normal.  


           Os nomes mudam, mas o continente africano  se faz sempre presente. Seja de países como Quênia ou Etiópia, o domínio da África na São Silvestre prevalece há mais de duas décadas. O Brasil, que não não ganha a prova desde 2010, entre os homens, e 2006, na disputa feminina, tem como missão dar fim ao jejum e impedir mais um pódio estrangeiro em São Paulo.

           O queniano Stanley Biwott levou a melhor no ano passado, enquanto a etíope Ymer Ayalew, tricampeã, defende o título. Campeã da Maratona de Londres e dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Jemima Sumgong, do Quênia, também está confirmada. A prova de 15 km, que fecha o calendário de 2016 em 31 de dezembro, reunirá cerca de 30 mil atletas de sete países na elite pelas ruas da cidade: Brasil, Quênia, Tanzânia, Etiópia, Colômbia, Bolívia e Alemanha.

           A largada será na Avenida Paulista, na altura da rua Ministro Rocha Azevedo, com chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero. Os primeiros serão os cadeirantes, às 8h20m, pelo horário de Brasília. Em seguida, às 8h40m, sairá a elite feminina. Às 9 horas , é a vez da elite masculina, além de atletas com deficiência e o pelotão geral. A TV Globo transmite o evento ao vivo.
21 mil bombas vão sacudir 
 Copacabana no Réveillon




                            O secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello, fez hoje pela manhã a vistoria das balsas que serão utilizadas no réveillon de Copacabana. O capitão de mar-e-guerra e capitão dos Portos do Rio, Sergio Renato Salgueirinho, e representantes do Departamento de Fiscalização de Armas e Explosivos (DFAE) da Policia Civil também participaram da inspeção.

                        Foram vistoriadas 19 balsas, das quais 11 serão usadas em Copacabana - outras três irão para a Praia do Flamengo e as cinco restantes são para a queima de fogos de Niterói. O trabalho de instalação dos fogos nas balsas - feito em um estaleiro na Ilha do Governador, será concluído ao meio-dia desta sexta-feira.
                     As embarcações serão levadas até seus destinos à meia-noite de sábado, transportadas por oito rebocadores e sob a proteção de seis lanchas de segurança. Em Copacabana, serão usadas 21 mil bombas de fabricação espanhola.
Debbie Reynolds era uma
   das minhas favoritas !

                 Curiosamente, ontem comentei aqui no Blog a morte da atriz Zsa Zsa Gabor e de seu filho Oliver Prinz von Anhalt, que morreram com diferença de apenas uma semana. Pois agora foi a vez da lenda do cinema americano Debbie Reynolds falecer aos 84 anos, um dia após a morte de sua filha Carrie Fisher. Ela foi internada nesta quarta após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). "Ela queria estar com Carrie" - disse seu filho Todd Fisher, citado pela revista especializada Variety.

Mãe e filha cantando juntas

             Debbie sofreu o AVC quando estava na casa de Todd Fisher tratando do funeral da filha. Carrie Fisher, que ficou famosa após interpretar a princesa Leia na trilogia original de "Star Wars", morreu na terça-feira, em Los Angeles, quatro dias após sofrer um infarto durante um voo. 

             Debbie Reynolds, que recebeu o Prêmio Humanitário Jean Hersholt no ano passado, cativou o público pela primeira vez no filme "Cantando na Chuva", em 1952. Ela foi indicada ao Oscar por seu papel em "A inconquistável Molly", em 1964, e ajudou financeiramente um grupo que trabalhava com pessoas vítimas de problemas mentais. 

                Sua autobiografia, 'Unsinkable: A Memoir", publicada em 2013, detalhou os altos e baixos de sua vida familiar e carreira glamourosa durante a Era de Ouro de Hollywood. 

              Debbie Reynolds, conhecida como uma das principais colecionadoras de objetos valiosos de Hollywood, foi casada com o pai de Carrie Fisher, Eddie Fisher, por quatro anos durante a década de 1950. 

              Batizada de Mary Frances Reynolds em 1º de abril de 1932 em El Paso, Texas, Debbie foi a segunda filha de Raymond Francis Reynolds, um carpinteiro ferroviário, e sua esposa Maxine. Foi descoberta pelos estúdios MGM de Hollywood após vencer um concurso de beleza aos 16 anos, na Califórnia. 


Banco aberto, agora só em 2017


                    As agências bancárias de todo país estão vivendo seu último dia útil de 2016 nesta quinta-feira . A partir de sexta-feira (30), elas estarão fechadas ao público, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O atendimento volta ao normal no dia 2 de janeiro de 2017.
                        Segundo a Febraban, nesta quinta as agências bancárias irão abrir normalmente para atendimento ao público, possibilitando a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes.
                    A Federação ressalta que as contas de consumo, como água, luz, telefone e TV a cabo, assim como os carnês que estiverem com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas, poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte ao feriado (2 de janeiro de 2017), sem multa por atraso. A Febraban lembra ainda que os tributos já vêm com data ajustada em relação ao calendário de feriados.
 Mais um pavoroso
 acidente na estrada



             Seis pessoas morreram em um acidente envolvendo um ônibus na BR-116, trecho de Poções, no sudoeste da Bahia, na manhã desta quinta-feira.  Onze feridos foram socorridos por equipes de resgate dos bombeiros para hospitais da região. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

                O número total de passageiros que estava no veículo ainda não foi divulgado. Ainda segundo os bombeiros, o ônibus envolvido no acidente pertence a uma empresa de turismo e saiu de Pernambuco com destino a São Paulo
                 Segundo a Polícia Rodoviária, o acidente ocorreu nas primeiras horas desta quinta, no KM 748. As primeiras informações são de que o veículo saiu da pista e caiu em uma ribanceira às margens da rodovia. Ainda não há detalhes do que provocou o acidente.