Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A Foto do Dia




          No centro da cidade de Florianópolis, capital catarinense, um fato está chamando a atenção. Numa área de intenso movimento, um passarinho "João de Barro" resolveu construir seu ninho num semáforo. E passa o dia inteiro envolvido com a obra. É a nossa Foto do Dia.

Quem não pagava perdia um dente

          Parece mentira, mas é pura verdade. Em Manaus, um grupo formado por um casal e um homem de 19 anos tinha como praxe arrancar os dentes de usuários de drogas que estavam em dívida. Mas hoje de manhã, a Polícia Civil da capital amazonense prendeu os três suspeitos e acabou com a folia.
    
         A "Operação Saidera" terminou com a apreensão de todos os dentes (foto) retirados dos usuários, além de trouxinhas e grandes porções de maconha, pasta base, oxi e cocaína. O grupo de traficantes comandava o tráfico de drogas no bairro Colônia Santo Antônio, zona norte de Manaus.
        O que eu não consigo entender é como é que, mesmo vendo notícias como esta diariamente, muitas pessoas, especialmente jovens, se submetem aos vícios. É o fundo do poço.

O que esperar do novo prefeito ?

          Ainda faltam cinco nomes para completar o secretariado do novo prefeito Alexandre Kireeff.  Quanto mais secretários são conhecidos, mais difícil se torna a tentativa de adivinhar como será o novo governo municipal.  Todo mundo queria mudanças, e aí estão muitos nomes desconhecidos, pelo menos em termos de capacidade de adequação aos cargos que vão ocupar.


          A impressão de que será uma equipe técnica permanece. Mas teremos que esperar um pouco para ver se as pessoas vão se adaptar às funções. A prática é sempre diferente da teoria.
           Na verdade, tudo será novidade. A começar pela maneira como Alexandre Kireeff vai tratar seus secretários e o funcionalismo municipal em geral. Será que ele é um homem acessível ?  Ou também terá que alterar seus costumes para ser um bom comandante ?  Os prefeitos anteriores já chegaram ao cargo com um estilo conhecido, porque eram políticos "manjados".  Mas 90% dos londrinenses nem imaginam como agirá  Kireeff como prefeito. Portanto, vamos ter que esperar pra ver. Falta pouco.

Agora é que vamos ver o que é perseguição

        Se os dirigentes do Londrina Esporte Clube há muito tempo já se sentem perseguidos pela Federação Paranaense de Futebol, agora é que eles vão ver de perto o que é perseguição. Esta infeliz posição assumida perante a FPF e a Globo vai colocar o Tubarão como inimigo dos "homens" lá de Curitiba.
        E a primeira perseguição poderá vir com prejuízos na ordem dos jogos do Campeonato Paranaense. No dia em que a tabela foi divulgada, postei aqui no blog um comentário favorável, por entender que a Federação estava mostrando disposição de ajudar o Londrina. A tabela veio como um presentão ao Tubarão. Outros clubes até estranharam tantos benefícios ao Alviceleste. Mas a SM Sports jogou tudo fora, brigando com a TV.
       Mesmo que não fosse um grande negócio, seria conveniente para o Londrina aceitar os R$ 280 mil de quota e continuar se relacionando bem com a Federação. Com a tabela do jeito que foi feita, o Tubarão ganharia do outro lado, jogando em casa só aos domingos e ainda aproveitando a chance que a tabela lhe dá de realizar um bom campeonato. Tudo isso vai para o espaço se a Federação mudar a tabela, o que provavelmente ocorrerá.
        Não vejo razão para tantos protestos do clube londrinense. Coritiba, Atlético e Paraná Clube estão no Campeonato Brasileiro e em todos os grandes eventos que se realizam no País. Nós londrinenses temos que admitir que estamos por baixo, sem participar de qualquer divisão do Brasileirão. Injusto seria receber quota maior do que a do Cianorte ou do Arapongas, que nos superaram no Campeonato Paranaense e tiveram boa participação na Série D do Brasileiro. E não me venham falar de tempos passados, porque faz 20 anos que ganhamos nada no futebol. Chega de mania de grandeza. Temos é que voltar a crescer dentro de campo, para poder angariar um tratamento melhor.
         Será que não vai aparecer um conselheiro equilibrado para tentar consertar esta bobagem de brigar com a televisão ?  Quem é que vai querer patrocinar nossa camisa, se ela não aparecer na TV ?

"Pérolas" que o Facebook nos traz



     Os amigos do Facebook vão se despedindo aos poucos de mais um ano. Como nesta postagem da amiga Gisela Duarte, que veio lá da minha Pelotas. Que a querida Gigi e todos os pelotenses tenham um Ano Novo muito feliz !