Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 10 de novembro de 2015


 Argentina sem Messi, sem Tevez,
     sem Agüero e sem Pastore.
 Aumenta nossa responsabilidade


                  Romero; Peruzzi ou Roncaglia, Otamendi, Funes Moro e Rojo; Biglia, Mascherano e Banega; Di Maria, Higuain e Lavezzi (ou Correa). É com esse time "misto" que o técnico Gerardo Martino vai tentar fazer a Argentina ganhar seu primeiro jogos nestas Eliminatórias Sul-Americanas, quinta-feira contra o Brasil, em Buenos Aires.
         
                   Carlito Tevez, com uma entorse no joelho esquerdo, foi a última baixa dos platinos para a partida com os brasileiros. Vamos admitir: a Seleção Argentina está "bem quebrada" pra depois-de-amanhã, hein ?  Acho que o Brasil ficou com a obrigação de ganhar esse jogo, ainda mais com a volta de Neymar e do zagueiro David Luiz, que está treinando normalmente desde ontem (foto) em São Paulo.
 
    Somos mais felizes
sem Facebook? Será?




 
                 "Pessoas que deixaram de utilizar o Facebook por uma semana se sentiram mais felizes do que as que continuaram conectadas". É a conclusão a que chegou um estudo realizado com 1095 pessoas na Dinamarca.
 
                   Os dinamarqueses culpam o Facebook e outras redes sociais por falta de concentração e por uma vida social pouco ativa. O Face tem 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo. É a rede social mais usada por pessoas de todas as idades.
 
                   Pessoalmente, admito que o Facebook tome muito do nosso tempo, mas é certo que ele também nos proporciona boas sensações. Estou convencido de que já impediu até suicídios.  Acho que o medo da violência urbana é muito mais responsável pela redução das atividades sociais das pessoas, que preferem ficar em casa, na sua segurança.
 
                    E é evidente que tudo depende da forma como as pessoas usam o Facebook. Para quem gosta de fazer amizades, ele é fundamental nos dias de hoje. Só não pode é ser utilizado para intrigas e fuxicos. Gosto muito do Facebook.  Fico feliz quando alguém curte ou comenta uma postagem minha. Nem que seja discordando do que afirmei.

Vento de 150 km/h assusta Bagé-RS

       Minha irmã Norma e meu cunhado Téo devem ter passado por um susto, na última madrugada. Por volta das quatro e meia da madrugada, ventos de 144 km/h atingiram em cheio a cidade de Bagé, onde eles residem, lá na fronteira com o Uruguai.
 
        Apesar da violência da ventania, não há casas destelhadas. Somente a rede elétrica do Município sofreram consideráveis danos. Menos mal, não é mesmo ?

Quem será negociado ?


                 Não vai aqui nenhuma crítica, não. Quem investe em time de futebol tem mesmo que vender alguns dos seus jogadores ao final da temporada. Esta é uma das razões porque costumo afirmar que "não gosto de time de dono".

                 Falta apenas uma partida para o Londrina fechar o ano e, embora 2016 traga um calendário cheio, acho justo que o empresário Sergio Malucelli negocie os melhores atletas, como aliás vem fazendo desde que aqui chegou.

                 O jogador mais valorizado do elenco é sem dúvida o goleiro Vitor, que seguiu os passos de seu antecessor Danilo (hoje na Chapecoense) e fechou o gol na temporada. Mas negociar goleiro não é tão fácil como vender jogadores de linha. Implica numa série de coisas. Observem que quase não se ouve dizer que tal clube comprou tal goleiro. É sempre mais difícil.

                  Os zagueiros do Tubarão também são bons. E o meia Rafael Gava tem sido muito elogiado, inclusive pelo pessoal de fora que tem vindo fazer a cobertura dos jogos da Série C. E, particularmente, eu gosto muito do lateral Rhuan, que eu pensei que fosse colombiano mas que, segundo me corrigiu o  fisicultor Billy De Paula, é mineiro. A cada jogo ele tem atuado melhor.

Sergio Malucelli já deve estar contando com a venda do goleiro Vitor, para fechar o ano com um bom lucro

Só faltava essa, pra fechar o ano do Inter !

      O futebol do SC Internacional está vivendo um ano terrível.  Os resultados não vieram, a troca de técnico não deu tão certo, tudo foi mal. E agora, pra fechar a temporada, vem esse escândalo envolvendo os volantes Nilton e Wellington Martins, que jogaram dopados em partidas recentes.
 
      Na verdade, eles ingeriram hidroclorotiazida e clorotiazida simples, substâncias diuréticas proibidas. O DM do Inter diz que ainda não descobriu o remédio que causou isto. De qualquer forma, estão todos errados. Até provar que focinho de porco não é tomada, vai muito tempo. Wellington e Nilton (foto) já estão preventivamente suspensos por 30 dias e não jogam mais em 2015.
 
         Será mesmo um ano pra ser esquecido pelos colorados !

   Não dava mesmo pra deixar esse 'cara' ausente desta série, que destaca os grandes nomes da música nacional e internacional, e que vai se encerrar nesta sexta-feira. Desta vez, não é um baiano. Mas um pernambucano iluminado

                           D  O  M  I  N  G  U  I  N  H  O  S


                         

                                            Um dia destes, um amigo me perguntou se o saudoso DOMINGUINHOS é o mesmo que o Brasil inteiro conheceu na dupla "Dominguinhos e Anastácia", que juntos fizeram mais de 200 músicas (inclusive "Eu só quero um xodó") e mais um "monte de coisas boas" durante 11 anos.   É ele mesmo, o José Domingos de Morais, que nasceu em Garanhus, uma cidade que hoje tem aproximadamente 120 mil habitantes, e que fica localizada no Agreste Pernambucano, a 230 km da capital Recife.
                                            E o mais triste foi ouvir Anastácia revelar, logo após a morte dele, em 2013, que estava arrependida de ter destruído 150 fitas cassete, com músicas inéditas de Dominguinhos gravadas. Ela queimou as fitas quando foi abandonada por ele.

 
 Sob a variada influência de baião, choro, forró, xote, bossa nova e jazz, Dominguinhos ainda teve como mestres na sanfona nomes como Luiz Gonzaga e Orlando Silveira.
Mas ele nasceu pobre, era um dos 16 filhos de "mestre Chicão", conhecido afinador de sanfonas. Sua mãe era "dona Mariinha". Os dois eram alagoanos.

Com apenas seis anos, junto com os irmãos Moraes e Valdomiro, nosso astro já tocava nas portas de hotéis e nas feiras livres.  Eram "Os Três Pinguins". Ainda criança, Dominguinhos já era conhecido como "Neném do acordeon".

E foi tocando na porta de um hotel chamado "Tavares Correia", em que estava hospedado Luiz Gonzaga,  que aconteceu o "grande milagre".  O trio tocou para o Gonzagão, já dentro do hotel. Impressionado com a desenvoltura do menino Dominguinhos, o Rei do Baião convidou-o para vir para o Rio de Janeiro, onde morava. Mas este reencontro só ocorreria anos depois. 




                    Em 1954, ainda como Neném do Acordeon, Dominguinhos foi finalmente ao Rio, procurar Luiz Gonzaga, que lhe deu uma sanfona de 80 baixos logo no primeiro encontro. Passou então a frequentar a
casa de Gonzaga, e a acompanhar o famoso protetor em shows, ensaios e gravações.
Começou então a se apresentar em casas noturnas, aprendendo outros estilos de música.
E em 1957, recebeu o nome artístico de Dominguinhos, que lhe foi dado pelo próprio Luiz Gonzaga. E veio então a sua participação em gravação profissional, sempre ao lado do padrinho.
 

Dominguinhos integrou o grupo de forró "Trio Nordestino", ao lado dos conhecidos Miudinho e Zé Borborema. E nesta época casou-se com Janete, sua primeira mulher, que lhe deus os filhos Mauro e Madeleine.
Mas acabou voltando ao grupo de Luiz Gonzaga, dividindo funções de sanfoneiro e motorista. E foi numa das viagens pelo Nordeste que conheceu a pernambucana Anastácia, cantora de forró. Compôs com ela mais de duas centenas de canções e ficou ao seu lado por onze anos (fotos abaixo).


 
Trabalhando com Luiz Gonzaga, o nosso Dominguinhos ganhou fama de bom músico e arranjador, o que o aproximou de artistas consagrados na Bossa Nova e na MPB. Assim,  fez ótimos trabalhos com Nara Leão, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Chico Buarque, Toquinho e outros.
 
 
Como conquistador, Dominguinhos também voltou a ser notícia da década de 70, quando conheceu a cantora Guadalupe Mendonça. Se casou com ela em 1980. Deste casamento nasceria uma filha, a também cantora Liv Moraes.
 
 
Entre os muitos sucessos de Dominguinhos vale destacar: Eu só quero um xodó,  Isso aqui tá bom demais,  Lamento Sertanejo,  Qui nem jiló,  Tenho sede,   Quem me levará sou eu,  Domingando,  Asa Branca,  Abri a Porta,  Sabiá,  Vem Morena,  Cintura Fina  e  Nem se despediu de  mim, entre dezenas de outros.
 
Dominguinhos morreu em decorrência de um tratamento contra um câncer de pulmão que já durava seis anos. Os problemas foram se multiplicando até que, às 18 horas do dia 23 de julho de 2013, o grande artista nordestino faleceu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
 
 
 
 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
 Lino Piegas, amigo da cidade paulista de Bauru, foi o autor desta postagem, que nos conta uma grande verdade. Ótima mensagem