Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Ótimos jogos amanhã

      Daqui pra frente, mal vai dar pra respirar. Muitas emoções vêm vindo aí nesta Copa do Mundo. E podem se preparar porque esta sexta-feira já nos reserva três grandes jogos. Pra começar, às 13 horas vamos conhecer os outros dois adversários do Brasil nesta primeira fase. México e Camarões vão se enfrentar, lá no Rio Grande do Norte, no Estádio Dunas Natal.
       Depois, às 16 horas, o grande clássico do dia. Espanha e Holanda vão reviver a final da última Copa. Será o primeiro grande clássico deste Mundial
        E às 18 horas será a vez de Chile e Austrália se pegarem, na Arena Pantanal de Cuiabá.  O Blog do Flavio Campos estará de olho em tudo, com postagens durante todo o dia.


       Estava pensando agora mesmo.  Será que a presidente Dilma Rousseff voltou para casa feliz com a vitória brasileira ? Acho muito difícil, depois de ter sido tão hostilizada por seu povo. Passou vergonha, ao lado do presidente da Fifa Joseph Blatter e do secretário da ONU, Ban Ki-moon. O que é que eles vão dizer lá fora ?

Eles quase estragaram tudo

      Felizmente, a Copa do Mundo não sofreu prejuízos maiores, mas bem que os baderneiros de sempre tentaram.  Especialmente em São Paulo, palco da Festa de Abertura.  Eles tentaram bloquear a Radial Leste, que está sendo a principal via de ligação das delegações com a Arena Corinthians.  A Polícia teve que jogar bombas de gás de efeito moral, para dispersar o grupo. E foi preciso prender um mais atrevido.
        Um grupo maior queria de todo jeito rumar para o Itaquerão. Novamente os policiais tiveram que utilizar bombas para dispersar os arruaceiros, e acabou "sobrando" para duas jornalistas da TV americana CNN, que cobriam a movimentação. Elas foram atingidas por estilhaços. A produtora da rede, Barbara Arvanitidis, e a correspondente da CNN no Brasil, Shasta Darlington, tiveram que ser medicadas (foto).
       O assistente de câmera do SBT, Douglas Barbieri também foi atingido. Já o jornalista argentino , Rodrigo Abd, da Associated Press, machucou a perna durante o confronto. E  um jornalista de uma equipe da televisão francesa foi atingido por uma bala de borracha na perna.
        E na Rua Apucarana, depois que uma das bombas atingiu o pátio de um prédio residencial, os moradores do condomínio saíram no braço com os manifestantes. Houve mesmo muita violência.
         Na verdade, o pau comeu solto também em outras cidades do País, como se vê nas fotos abaixo.
                                                            No Rio de Janeiro
                                                           Em Belo Horizonte            
 

Brasil 3 a 1. O japonês era "nosso"



        O Brasil mereceu a vitória sobre a Croácia, agora há pouco na Arena Corinthians.  Jogou melhor, foi mesmo superior.  Mas é preciso reconhecer que se o árbitro japonês Yuichi Nishimura não tivesse "inventado" aquele pênalti, aos 25 minutos do segundo tempo, com o jogo empatado em 1 a 1, talvez os três pontos não viessem.   Os croatas estavam resistindo bem e, um minuto antes do pênalti, por pouco não fizeram 2 a 1. O medo de "desagradar" mais uma vez a torcida brasileira (como aconteceu na África do Sul) acabou derrubando o "japonês", que entrou na "manha" do Fred e marcou o pênalti.
                  Foi um jogo difícil, como já se previa. Só que ninguém esperava que o lateral Marcelo marcasse aquele gol contra (foto acima), logo aos 10 minutos, complicando os planos de Felipão. A Seleção não estava bem e não tinha chutado nem uma bola contra o gol do croata Pletikosa. E continuou assim até os 20', quando Paulinho finalmente chuto e o goleiro pegou. A partir daí, o Brasil então se soltou e começou a jogar melhor.
               Mas o empate veio no momento em que a partida ainda estava muito difícil. Tanto que, aos 25',  Neymar usou o braço contra a zaga croata e levou cartão amarelo. Felipão já estava até fazendo aquelas habituais caretas. Entretanto, aos 29' num esforço de Oscar, a bola acabou sobrando para Neymar, que com sua genialidade chutou uma bola que ninguém chutaria, lá de longe: 1 a 1.
               Neymar continua sendo "o cara", mas no jogo de hoje o melhor do time foi Oscar. E pensar que ainda tinha gente querendo escalar Willian no lugar dele, hein ?
                E a partida continuou difícil no segundo tempo, com os brasileiros criando pouco, certamente porque Luiz Gustavo e Paulinho pouco produziam. Porém, Felipão foi ajeitando aos poucos, com alterações que trouxeram resultados positivo. Até que aos 25 minutos veio o polêmico lance do pênalti. Fred se jogou. O croata Lovren nem tocou nele, mas o japonês "colaborou", apontando para a marca fatal.  Estou apostando que vai aparecer alguém pra dizer que "o PT deve ter ajeitado as coisas para a Seleção ganhar esse jogo".  Eu, particularmente, não acredito neste tipo de coisa. O japonês errou, mas não acredito que ele tenha sido desonesto.
                 Mas para mostrar como a partida foi mesmo difícil, quase que o goleiro da Croácia defendeu a cobrança de Neymar, como vemos na foto. Ele chegou a deter a bola, mas o chute foi forte e ela entrou.   
                Acho que o lance mais justo do jogo veio aos 45m30s, quando Oscar teve o prêmio merecido por sua ótima atuação. A Seleção estava chutando pra cima, quando ele arrancou do meio e tocou de "bico" no cantinho do goleiro, sacramentando os 3 a 1.
                  Também é preciso ressaltar que o público que esteve hoje na Arena Corinthians "limpou a barra" da torcida paulista, que historicamente vaia a Seleção e aumenta o nervosismo. Hoje não, os torcedores empurraram a equipe para uma das mais difíceis vitórias dos últimos tempos. Nota 10 !

A Festa agradou. Que venha o jogo


    A festa de abertura da Copa foi além da minha expectativa. Não se pode dizer que foi uma obra prima teatral, mas foi um ótimo espetáculo, que agradou a todos. A sequência mostrou a Natureza, com suas maravilhas vegetais e minerais; logo em seguida a Alegria de Viver, com música e dança de bom nível; vindo depois o Futebol, a mais brasileira das artes; e finalmente o Lançamento da Música Oficial da Copa. Começou no horário e terminou no prazo previsto, numa ótima organização.

 

       Embora a música "We Are One"seja bem "chatinha", a apresentação foi sensacional, com duas mulheres maravilhosas cantando com muita garra: a nossa Claudia Leite e a porto-riquenha Jennifer Lopez.  Difícil dizer qual a mais bonita, mas as duas cantam muito bem. E com elas o Pitbull, que eu praticamente não conhecia, mas que me causou uma ótima impressão.
   
 
           TOMARA QUE O JOGO DE DAQUI A POUCO SEJA TÃO BOM COMO FOI A FESTA

Olhem com está o Itaquerão



     Enquanto no centro de São Paulo alguns oportunistas manifestantes tentam estragar a festa e apanham da polícia, na Arena Corinthians o clima que se vê é este das fotos acima. Torcedores brasileiros e croatas vivem um momento de grande confraternização, enquanto esperam que suas seleções disputem o primeiro jogo da Copa do Mundo.
      Faltando menos de meia hora para o início da Festa de Abertura, o Itaquerão já recebe um público sensacional.  Está quase cheio.  A  festa começa às 15h15m. O jogo está confirmado para às 17 horas.
     

Segurança impressiona no Itaquerão


        Há algumas nuvens no céu de São Paulo, mas o tempo é bom e deve se conservar assim por todo esse dia que marca a abertura da Copa do Mundo no Brasil. No clima da festa, já é bem grande o movimento no caminho que leva a Arena Corinthians, palco da festa inicial. Mas parece ter mais segurança do que torcida.  É impressionante o número de policiais que cerca o Itaquerão(foto) e todo o seu entorno.

          Mas os torcedores certamente enfrentarão muitos problemas. As distâncias são enormes. Para que se tenha uma idéia, o estacionamento da imprensa fica a dois quilômetros do estádio. E os torcedores comuns terão que caminhar muito mais ainda.  A falta de informações também é grande e está atrapalhando os torcedores.  Quem não tiver espírito de festa, vai sofrer. O negócio é entrar no clima para absorver as dificuldades.
           Do lado de fora da Arena Corinthians, já se vê a presença de pessoas de todo o mundo, (como os mexicanos da foto abaixo) que estão chegando cedo para ver a festa de abertura, a partir das 15h15m. O show terá quatro partes: Natureza, Pessoas, Futebol e o Ato Final, que apresentará oficialmente a música da Copa "We Are One" (Nós somos um), com Claudia Leite, Jennifer Lopez, Pitbull e Grupo Olodum.



    A Festa está começando bem. Mas ao longo do dia vão aparecer os problemas. O Itaquerão está bonito, mas ainda não está concluído. E os rivais do Corinthians já estão até chamando o estádio de "Itaquenão".