Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

O balanço da primeira rodada

       A primeira rodada da Fase de Grupos da Copa Libertadores da América ficou praticamente fechada. Está faltando apenas um jogo do Grupo 2, entre Independiente Del Valle (Equador) e Union Española (Chile), que só vão se enfrentar na terça-feira. A etapa inicial das outras chaves foi concluída, nos proporcionando a chance para as primeiras análises.

     #    No Grupo 1, tivemos resultados lógicos, com vitórias do argentino Velez, grande favorito, e do Atlético Paranaense, que jogando em casa derrotou oThe Strongest. O Velez vai se classificar. A briga será pela segunda vaga. O problema do Atlético é que fará agora dois jogos seguidos fora do Brasil, e o primeiro deles será justamente na Argentina, com o poderoso Velez Sarsfield. O Furacão precisa arranjar pelo menos um pontinho nestas duas próximas partidas, senão vai ficar difícil.

      #    No Grupo 3, só o Deportivo Cali (Colômbia) começou com vitória, abrindo vantagem. Mas o Lanus (Argentina) empatou com o O'Higgins, lá no Chile, e continua sendo o favorito da chave. O Cerro Porteño do Paraguai foi o único que perdeu na estréia, e vai ter que buscar um bom resultado, em casa contra os platinos.

          No Grupo 4, os meus dois favoritos já saíram na frente: Santa Fé (Colômbia) e Atlético Mineiro. Mas os dois vão se pegar na segunda rodada, em Belo Horizonte. Quem vencer fica numa boa. Zamora (VEN) e Nacional (PAR) são zebras.

           No Grupo 5, as coisas não ficaram boas para o Cruzeiro, campeão brasileiro, depois da derrota na estréia, para o Real Garcilaso, no Perú. A Universidad do Chile já mostrou as suas garras, ganhando em casa do uruguaio Defensor. Pra mim, o grande favoritismo é de La U.

      #      No Grupo 6, considerado o "Grupo da Morte", o grande vencedor da rodada inicial foi mesmo o Grêmio Portoalegrense. Ganhar do Nacional por 1 a 0 (foto), lá em Montevidéo, foi mesmo uma proeza. Mas o Atlético Nacional da Colômbia também mostrou força. Em seu reduto, não deu moleza para o "grande" Newell's Old Boys derrotando os argentinos, também por 1 a 0. Jogando na Arena, o Grêmio tem tudo para vencer vos colombianos e ficar sozinho na frente.

        #      No Grupo 7, o Flamengo vai ter que ganhar os dois jogos seguidos que disputará em casa, para se reabilitar da derrota para o Leon, lá no México. Qualquer novo tropeço poderá ser fatal para os cariocas. E o próximo adversário será justamente o Emelec do Equador, que ganhou do Bolívar e é um dos líderes da chave. Será um grupo muito difícil.

              No Grupo 8, finalmente, o Santos-Laguna do México é lider isolado, mas joga agora em Montevidéo, contra o Peñarol, que empatou com o Anzoatégui da Venezuela, na largada. E o Arsenal da Argentina, derrotado na estréia pelos mexicanos, deve se recuperar, em casa contra os venezuelanos.
          

Para o Coxa, o campeonato começou ontem

        Depois de muitos insucessos, o Coritiba finalmente resolveu colocar seu time titular em campo, ontem no Couto Pereira, contra o Rio Branco. E fez as pazes com a vitória, ganhando por 2 a 0 e melhorando sua situação no campeonato. Com jogadores de nível mais elevado, como o londrinense Germano (foto) é outra coisa. Já pulou para quarto lugar e logo estará brigando pela liderança, podem apostar. Só não gostei da camisa amarela. Moda idiota esta.
                                                                                           (site Futebol Paranaense Net)
       Uma pena que as melhores equipes do Interior não tenham aproveitado para deslanchar no campeonato. A partir de agora, as dificuldades serão muito maiores. É um outro campeonato. E o Atlético certamente também deve pelo menos reforçar seu time misto, para entrar também na briga. A moleza dos pequenos acabou.

Pérolas que o Facebook nos traz


          Muito boa a postagem feita pela amiga Marília Farias Onofre. Tem muita coisa que merece protesto e não está sendo alvo dos nossos jovens protestantes