Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 19 de abril de 2014

A morte de Luciano do Valle

 
       O esporte brasileiro ficou mais triste com a notícia surgida agora à tarde: morreu Luciano do Valle, um dos mais famosos locutores esportivos do País em todos os tempos. Aos 66 anos, Luciano chegou a Uberlândia no começo da tarde, para narrar o jogo Atlético Mineiro x Corinthians, marcado para amanhã à tarde no Parque do Sabiá.  Pouco depois, foi levado para um hospital da cidade. As informações são de que ele começou a passar mal durante a viagem. As causas de sua morte ainda não foram anunciadas oficialmente.
       Luciano do Valle Queiroz era paulista de Campinas, onde iniciou carreira aos 16 anos na Rádio Central local. Trabalhou na Globo por 11 anos, sendo responsável pelo crescimento de alguns seguimentos do esporte brasileiro, como o vôlei masculino, o boxe (lançou Maguilla), o futebol feminino e outras modalidades olímpicas.
         Nos últimos vinte anos, vinha comandando a equipe esportiva da Bandeirantes. Luciano completaria 51 anos de carreira este ano.  
                       Uma liminar obtida em São Paulo não tem valor no Rio, segundo a CBF, "porque há uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva que determina que o tribunal competente para estas ações é o do Rio".  Quem disse isto foi o procurador do STJD, Paulo Schmidt.
                      Tudo o que vem da CBF e das autoridades cariocas é suspeito, mas podem estar certos de que, mais uma vez, vão punir a Portuguesa.  Este bando sediado no Rio está afastando muita gente do futebol.  Ninguém mais aguenta esse tipo de coisa !
 

Decisão suiça em Monte Carlo

          Vamos ter uma final suíça no Masters 1000 de Monte Carlo, amanhã às 10 horas: Roger Federer x Stanilas Wawrinka.  Os dois conseguiram grandes vitórias hoje cedo e vão tentar um título inédito em suas carreiras.
                                
         Esta manhã,  Wawrinka derrotou o espanhol David Ferrer, que vinha de uma grande vitória sobre Rafael Nadal nas quartas-de-final. E mais tarde tivemos a volta de Roger Federer (foto) à uma grande final. Ele derrotou Novak Djokovic, que jogou com dores no antebraço direito e acabou vencido por 2 a 0 (7/5 e 6/2). Federer, que tem uma grande quantidade de títulos, nunca conseguiu levantar o caneco em Monte Carlo.  Vai tentar amanhã, com transmissão pelo SporTV.

Outra vez Hamilton é pole



            O inglês Lewis Hamilton(foto) conseguiu hoje a sua terceira pole-position da temporada. Ele vai largar na frente, no GP da China, que será disputado sem o meu acompanhamento, porque não sou tão maluco assim pra levantar às quatro da manhã para ver uma corrida de Fórmula 1.
            Com chuva (um verdadeiro temporal), Hamilton comandou o treino final no Circuito Internacional de Xangai. Mas seu companheiro na Mercedes, Nico Rosberg,  foi mal, ficando apenas em quarto lugar. A dupla da Renault, Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel, ocupou a segunda e terceira colocação.
                                     
              Alonso (Ferrari) será o quinto a largar, com Felipe Massa (foto acima) aparecendo num bom sexto lugar, mas com o companheiro da Williams, Valtteri Bottas logo atrás, em sétimo.  Pilotos conhecidos, como Kimi Raikkonen e Jenson Button, não ficaram entre os dez primeiros.

A maior vergonha do Brasileirão

        O mundo inteiro certamente está comentando o que aconteceu ontem, na largada do certame nacional do país que vai sediar a Copa do Mundo, daqui a pouco mais de 50 dias. Que vergonha !

        Eram quase sete e meia da noite, quando me acomodei no sofá para curtir o jogo de abertura da Série B do Campeonato Brasileiro, entre Joinville e Portuguesa de Desportos, na Arena Joinville. Na verdade já havia uma certa dúvida em relação à partida, porque o Brasil inteiro sabia que a Justiça Comum de São Paulo havia concedido uma liminar à Lusa, anulando o seu rebaixamento e determinando sua inclusão na Série A.  E todos sabiam também que a CBF não tinha conseguido cassar a liminar, certamente porque estava na Justiça Paulista, onde o poder de influência da entidade é menor. No Rio, a CBF faz o que quer, e tem cassado todas as liminares que aparecem.
         Mas a Portuguesa aparentemente ficou com medo de um possível WO e consequente punição, optando por desrespeitar a liminar e entrar em campo, vestindo um "melancólico" uniforme todo cinza (camisas, calções e meias), condizente mesmo com uma Sexta-Feira Santa.
          A maior decepção deve ter sido o torcedor luso que conseguiu a liminar.  Ele deve ter acionado a Justiça, para denunciar que ela estava sendo desrespeitada. É mesmo um caso de Polícia. Ou então não temos Justiça no País.

                                     O técnico Argel Fucks conversa com o delegado do jogo 
          O fato é que, quando já haviam sido jogados 12 minutos, alguém apareceu no gramado com um papel na mão. A princípio, foi noticiado que se tratava de um oficial de Justiça, que estava apresentando a liminar e exigindo a paralização do jogo.  Mas logo o homem foi identificado como Laudir Germiani delegado da CBF para o jogo. Ele explicou então que um dirigente da Portuguesa lhe havia entregue o documento, e que a partida seria interrompida. A informação abriu margem para especulações de que Lusa estaria por trás de tudo.  Teria sido uma armação ?
           Virou um verdadeiro circo. Cada um dizia uma coisa, enquanto a torcida catarinense gritava:"timinho, timinho, timinho..." responsabilizando a Portuguesa por toda aquela palhaçada. Já o técnico Argel Fucks tratava de mandar seus jogadores deixarem o gramado. E desconversava: "Ordem do presidente, temos que sair de campo".  Nas arquibancadas, os únicos quatro torcedores da Lusa presentes (foto) divertiam-se com a situação.
 
            Mas não ficou por aí não. Logo apareceu na história o nome de um cidadão (Fábio Nogueira) que todos chamaram de vice-presidente da CBF para a Região Sul,  e que mora lá em Santa Catarina. Ele dizia que o presidente José Maria Marin não havia sido notificado e, portanto, a liminar não tinha validade. Então, o delegado do jogo (sem saber o que fazer) passou a dizer pra todo mundo que a partida seria reiniciada. Completamente perdido na história, o árbitro da partida, o capixaba Marcos André Gomes da Penha chegou a conceder um prazo máximo (30 minutos) para os jogadores paulistas retornarem ao gramado.
             Quando os 30 minutos foram alcançados, o trio de arbitragem (que não tinha culpa nenhuma)  encerrou o jogo e, com  proteção policial, deixou gravado sem escapar das vaias. Oficialmente, a partida foi suspensa aos 17 minutos do primeiro tempo, concretizando o que se pode chamar de maior vexame da história do Campeonato Brasileiro de Futebol.
              Ficaram muitas indagações. O que é que vai acontecer agora ? Pode ser até que mais uma vez o grande prejuízo seja da Portuguesa, que corre o risco de ser duplamente punida: pela Justiça, porque desrespeitou uma liminar; e pela CBF, porque abandonou o gramado.
             E quem vai pagar o prejuízo daqueles ingênuos torcedores que protagonizaram a cena final na Arena Joinville, abanando com os ingressos numa das mãos, e notas de dinheiro na outra. É a imagem que o mundo inteiro deve estar vendo hoje.
              Minha opinião é de que a Série A do Brasileirão de 2014 vai ter mais de 20 participantes.