Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Provocação desnecessária

          Sabendo que a Igreja Católica não aprova o homosexualismo - e tem os seus motivos - acho que os gays não deveriam ter usado a imagem da linda Basílica Nossa Senhora da Glória no cartaz promocional  da parada que pretendem realizar em Maringá no dia 20 de maio. E a Igreja quer a retirada do cartaz das redes sociais. Mas o assunto agora se tornou público.
          Com tanta coisa para utilizar na divulgação, por que provocar um setor que não concorda com a "viadagem" ?  Estou publicando o cartaz para que todos possam sentir a deselegância da minoria gay. Mas também acho que o cartaz deveria ser proibido.

Na Bahia, falta um semifinalista

        O Campeonato Baiano também se aproxima da fase decisiva, e três equipes já estão classificadas para as semifinais: Bahia, Vitória e Feirense. O quarto classificado será conhecido na rodada de domingo próximo, que terá todos os seus jogos marcados para às 16 horas. A briga pela quarta vaga tem três participantes. O Bahia de Feira, atual campeão, tem 32 pontos ganhos e depende apenas de uma vitória sobre o Juazeiro, em Feira de Santana. Já o Vitória da Conquista, também com 32 pontos, precisa ganhar fora de casa do Camaçari e ainda torcer por um tropeço  do concorrente a vaga.  Quase impossível é a missão do Atlético-BA, com 31 pontos,  que precisa derrotar o lider Bahia e ainda torcer por tropeços de Bahia de Feira e Vitória da Conquista.
         A outra briga do final-de-semana será para fugir do rebaixamento. O Itabuna já está na Segundona, mas o segundo rebaixado está entre Juazeiro, que tem 22 pontos e deve escapar, Serrano e Fluminense, que estão com 20, e  Camaçari, o mais ameaçado, tem apenas 19 pontos ganhos.
           Se jeito regula, Bahia, Vitória, Feirense e Bahia de Feira serão os semifinalistas, enquanto Itabuna e Camaçari cairão para a Segundona.
         

O encontro de dois ex-presidentes

          Com autorização especial dos médicos,Luis Inácio Lula da Silva conseguiu visitar por 15 minutos, hoje no começo da tarde, outro ex-presidente do País, José Sarney, que no "vai-e-vem" da vida é quem enfrenta agora problemas de saúde. O encontro aconteceu no Hospital Sírio-Libanês, onde Lula esteve internado por um bom tempo, e onde continua comparecendo semanalmente para sequência do tratamento.
           Sarney foi internado no sábado com fortes dores no peito e teve que ser submetido a um cateterismo e uma angioplastia. Ele ficou até agora há pouco na UTI Cardiológica do hospital, mas já foi transferido para a Unidade Semi-intensiva.  Vai fazer 82 anos no próximo dia 24, e parece estar melhorando.

Tupi é a "Zebra" em Minas Gerais

             No Campeonato Mineiro, as semifinais terão America Mineiro x Cruzeiro e Tupi (Juiz de Fora) x Atlético. O Galo (invicto) fechou a primeira fase na frente, um ponto a mais que o Cruzeiro, com nove vitórias e dois empates, 88% de aproveitamento.
              Mas na última rodada, disputada ontem, não saiu do zero a zero com o Tupi, que será seu adversário outra vez nas semifinais. Em Juiz de Fora, não é fácil derrotar o Tupi, que ganhou a Série Nacional em 2011 e tem um bom time. O empate de ontem é que garantiu o time da Zona da Mata entre os semifinalistas. É zebra, mas uma zebra perigosa. E o técnico atleticano Cuca não consegue disfarçar seu receio.
                O técnico do Tupi é Moacir Junior (foto), e o time manda seus jogos no Estádio Mario Helênio. O time base não tem jogadores mais conhecidos, pelo menos para nós, paranaenses: Rodrigo; Flávio, Wesley Ladeira, Silvio e Fabrício Soares; Jailton, George, Léo Salino e Henrique; Allan e Admilson.
                 Na outra 'perna' das semifinais, um velho clássico mineiro: América x Cruzeiro. Ontem, fechando a primeira fase, o Cruzeiro passou apertado para derrotar o Uberaba, rebaixado para a Segundona,  por 3 a 2, em Nova Serrana. O técnico Vágner Mancini até bateu boca com um torcedor que vaiou o time. Mas o Cruzeiro é favorito contra o América, que ontem colocou o time reserva em campo e foi goleado pelo Guarani, por 4 a 0, em plena Arena do Jacaré. Givanildo Oliveira é o treinador americano.

Não tem jeito, o Paulistão não melhora

      A Federação Paulista está se especializando em organizar campeonatos ruins. A gente passou três meses assistindo a jogos sem maior emoção, acreditando que a compensação viria na fase seguinte do certame. Qual nada, as quartas-de-final não terão nenhum clássico. Serão quatro grandes (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos) enfrentando quatro pequenos (Ponte, Guarani, Bragantino e Mogi). Até agora, não tivemos nenhum clássico valendo uma classificação ou coisa parecida. E vamos continuar deste jeito.  Até parece que um tem medo do outro. Só nas semifinais é que não terá como escapar.
       Não é a toa que o artilheiro até aqui é um jogador do Mogi Mirim, Hernane (ex-Toledo e Paraná Clube), que marcou 13 gols. E Giancarlo, do Bragantino, aparece em segundo com 11, ao lado do Neymar. O são-paulino Wilian José (10) é o terceiro e aí aparecem outros jogadores de times pequenos: Fumagalli (Guarani) e Xuxa do Mirassol, com 9 gols. Surge então o palmeirense Barcos (8) e na sequência vem mais interioranos: Lenilson (Linense), também com 8, e Felipe (Mogi), Henrique Dias(Mirassol), Kleiton Domingues (Ituano), Marcelo Costa (São Caetano) e Marcinho (Oeste) todos com 7 gols cada.
         Não tem nenhum jogador do Corinthians entre os principais goleadores do Paulistão. E onde estão Luis Fabiano, Borges e outros conhecidos "matadores" ?  Muito esquisito mesmo, esse Campeonato Paulista. E depois tem gente que afirma que eu tenho implicância com o futebol bandeirante.

E Muamba ressuscitou

        Um mês depois de ser considerado clinicamente morto durante 78 minutos, por uma parada cardíaca, o volante africano Fabrice Muamba, jogador do Bolton, da Inglaterra, recebeu alta e saiu agora há pouco do Hospital The London Chest. No dia 17 de março, durante um jogo com o Tottenham, pelas quartas-de-final da Copa da Inglaterra, ele caiu no gramado e assustou o mundo inteiro, que viu as imagens pela televisão
                        Muamba com os médicos que ajudaram a salvar a sua vida
          Fabrice Muamba acaba de completar 24 anos e, por enquanto, quer ficar ao lado da família, comemorando sua volta pra casa. Segundo os exames realizados durante estes trinta dias que passou no hospital, não há nenhuma razão física que impeça o jogador de voltar ao futebol. Mas ele não quer falar sobre esta possibilidade: "Agora, fora do hospital, estou ansioso para continuar minha recuperação e passar um tempo precioso com minha família" - disse apenas.

Itamar e Billy brilham em Naviraí (MS)

   Os londrinenses Itamar Bernardes e Billy de Paula estão fazendo sucesso no comando do Naviraiense, que sábado chegou às semifinais do Campeonato Sul-Matogrossense, ao empatar em Aquidauana com o time local, por 2 a 2. Mailson e Keverson fizeram os gols do time comandado por Itamar, que havia vencido o primeiro jogo (em Naviraí), por 3 a 1
                          O segundo gol do Naviraiense (de camisa laranja) no jogo de sábado
         O fisicultor Billy está na cidade e na visita que me fez, hoje cedo, me contou como está o futebol do Mato Grosso do Sul. "Lá se joga um futebol de pegada, no estilo do futebol gaúcho" - disse Billy, que elogiou a estrutura do CE Naviraiense. Me contou também que o seu time é bom e está na luta pelo título. Destacou o meio-campista Paulo Tocantins (27 anos) que, segundo Billy, "joga em qualquer time do Brasil".
          Nas semifinais, o Naviraiense vai enfrentar em dois jogos o Mixto, de Três Lagoas. O vencedor disputará o título estadual com o ganhador da outra semifinal, entre Águia (Rio Brilhante) e Chapadão (Chapadão do Sul).

Que segurança máxima é esta ?

Como é que um complexo penitenciário de Segurança Máxima pode permitir uma rebelião, como esta que está  acontecendo desde de domingo às 14 horas em Aracajú ?  Então, que máxima segurança é esta ? É o governo que tem que explicar ao povo como é que ocorre uma coisa assim.
             Cerca de 470 detentos tomaram as instalações do presídio, durante a visita em um dos pavilhões. Mais de 120 pessoas estavam visitando detentos e acabaram virando reféns dos bandidos. Até agora há pouco, a rebelião continuava. Os presos tomaram praticamente todas as dependências. Reclamam de maus tratos, abusos e desrespeito às mulheres nos dias de visita.
             Se estes detentos estão num presídio de segurança máxima é porque são bandidos perigosos. Tão perigosos que não respeitaram nem as pessoas que foram visitá-los.  Não deveriam ter direito a visitas. Agora, o que fazer ? Os caras invadiram a sala de armas e pegaram escopetas e pistolas de choque. Se eles estão armados, os policias vão ter que entrar atirando. Gente vai morrer. E aí, certamente, virá o tal "direitos humanos" para responsabilizar a Polícia. Se correr, o bicho pega; se parar, o bicho come.