Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Atlético de Madri 
               ganha Liga Europa



              O Atlético de Madrid conquistou agora à tarde, pela terceira vez em sua história, a Liga Europa. A equipe espanhola foi extremamente oportunista e venceu o Olympique de Marselha por 3 a 0 na grande decisão da competição europeia, no Parc Olympique Lyonnais, em Lyon. 

             Grizmann foi o autor dos dois primeiros gols da partida e Gabi completou o placar. Grizmann (na foto comemorando) se tornou o segundo francês a marcar dois gols em uma final europeia, se juntando a Djibril Cissé, do Liverpool, na Supercopa da Europa em 2005 contra o CSKA.
Que situação terrível, hein ?




                            Um piloto de uma aeronave de pequeno porte precisou fazer um pouso de emergência na manhã de hoje, em uma área perto de um condomínio aeronáutico, em Salto de Pirapora (SP). De acordo com a administração do condomínio, o piloto iria pousar no local, mas por conta de um problema ele precisou descer na propriedade vizinha.

               Funcionários da fazenda foram acionados para socorrer o piloto, que saiu andando da aeronave, um monomotor Cessna. Ele é o proprietário do avião, mas não quis dar entrevista. O piloto, de 71 anos, e o passageirode 65, não ficaram feridos.

                Segundo os bombeiros, o piloto saiu da pista da fazenda por volta de 10h40m, quando o monomotor perdeu a altitude e caiu entre os eucaliptos. A distância entre a pista e o local da queda é de aproximadamente 2 km.

            O avião sofreu danos no trem de pouso, teve a asa e a causa quebradas. De acordo com a Anac, a aeronave Cessna de prefixo PR-WLL está com a documento regular.
Não há informações sobre o que aconteceu para o avião perder altitude. As causas do incidente serão investigadas.
Até o presidente do INSS ?


                   O presidente do INSS, Francisco Lopes (foto), foi demitido hoje. A demissão deve ser formalizada e publicada no "Diário Oficial da União". A informação foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Social ao qual o INSS é subordinado.

                 Segundo o ministério, a demissão ocorreu após o jornal o "O Globo" revelar que Francisco Lopes contratou a empresa RSX Informática Ltda, cuja sede funcionava numa loja destinada a venda de bebidas. A empresa foi contratada para fornecer programas de computador para o INSS.

          Segundo o jornal, o contrato no valor de R$ 8,8 milhões foi assinado mesmo após parecer de técnicos do INSS indicar que os programas de computador oferecidos pela RSX não terem utilidade para o órgão.
            De acordo com a reportagem, depois de liberar R$ 4 milhões à empresa, sem obter nenhum serviço em troca, o presidente do INSS admitiu ter autorizado o gasto sem verificar a procedência da empresa.
              Em nota, o INSS disse que o contrato com a empresa RSX foi cancelado por determinação do presidente do INSS, Francisco Lopes. A nota informa, ainda, que o INSS determinou abertura de diligências e procedimentos no sentido de esclarecer todos os fatos. "A presidência do INSS informa ainda que prestará todos esclarecimentos necessários à opinião pública e aos órgãos de controle", disse a nota.  
                Conforme a reportagem do jornal "O Globo", a RSX fica em uma pequena sala comercial, em um prédio residencial, em Brasília, e se parece com uma distribuidora de bebidas. Uma funcionária trabalha no local na organização do estoque de vinhos e atendimento por telefone. Além desta funcionária, tem um técnico de informática.
                    Na internet, a RSX apresenta em seu site uma lista de estatais, entidades de classe empresarial e órgãos públicos que teriam contratado seus serviços. Segundo a reportagem, a Petrobras e a Confederação Nacional da Indústria, por exemplo, seriam clientes. Mas procuradas pelo jornal, ambas as instituições negaram ter negócios com a RSX.
PSG é tetra na França



           Na tarde de ontem, o Paris Saint-Germain conquistou o tetracampeonato consecutivo da Copa da França. Jogando em um Stade de France lotado e dividido entre as torcidas, os parisienses foram amplamente superiores e derrotaram o modesto Les Herbiers, da terceira divisão, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Lo Celso, no primeiro tempo, e Cavani, na segunda etapa.

             Das tribunas do estádio, Neymar viu seus companheiros conquistarem o 12º caneco da competição na história do clube, sendo o quarto seguido. A campanha do pequeno Les Herbiers, contudo, merece ser exaltada, já que não é todo ano que vemos um time candidato ao rebaixamento para a quarta divisão chegar à finalíssima de uma copa nacional.
            O resultado encerra uma temporada vitoriosa da equipe de Unai Emery em território francês, já que conquistou os três títulos possíveis: Campeonato Francês, Copa da Liga Francesa, e, agora, a Copa da França. Porém, fica um gosto de “quero mais”, em virtude da eliminação precoce nas oitavas de final da Liga dos Campeões diante do Real Madrid.
Esperamos 41 dias por esta chuva !



    
                         Depois de 41 dias, a chuva tão aguardada pelos pelos londrinenses chegou na noite de ontem a Londrina.  E veio mansa. Não houve registro de queda de árvores ou destelhamentos. Por volta das 22 horas, a estação do Simepar em Londrina registrou rajadas de ventos acima dos 40 km/h, mas sem prejuízos no município. 


           A umidade do ar veio para contribuir com a saúde e com a lavoura dos agricultores, já que a previsão é de chuva moderada. O tempo continua instável durante todo o dia. 


           Com a mudança de tempo, as temperaturas caem, a sensação é de um tempo mais fresco em Londrina. A máxima até sábado será de 27º C e a mínima de 12º C. Amanhã, o dia começa com nebulosidade e possibilidade de chuva, principalmente no período da tarde. Segundo o Simepar, espera-se de 3 a 5 mm de chuva em decorrência das pancadas isoladas prevista para amanhã. 


           Já na sexta-feira não há previsão de chuva. Porém no sábado a chuva volta durante todo o dia.
Toxoplasmose apavora
   uma cidade gaúcha

         toxoplasmose é uma doença infecciosa que pode afetar o cérebro, pulmões e outros órgãos. O que eu sei é que os gatos são hospedeiros do parasita causador da doença.

               
              Depois de infectologistas de Santa Maria(RS) terem se insurgido contra a forma como as autoridades estão lidando com o surto de toxoplasmose que assola a cidade desde o mês de março, a imprensa gaúcha ouviu também um dos maiores especialistas em toxoplasmose do mundo, o oftalmologista Cláudio Silveira, que comanda o Centro de Referência em Toxoplasmose, em Erechim. Ele confirma que, ao que tudo indica, o surto de Santa Maria será confirmado como o maior do mundo. Nos últimos dias, Silveira tem contatado especialistas no Brasil e no Exterior.

               Ele diz que há um consenso de que a fonte da contaminação deve ser a água fornecida na cidade:  " Esse caso de Santa Maria é tão importante que estou conversando com outros epidemiologistas. Todo mundo diz a mesma coisa: é muito difícil que não seja a água. Na história dos grandes surtos, no mundo, com raras exceções, sempre foi a água.  Que seja outra coisa, é possibilidade mais remota, mas seria algo inédito. Em Santa Maria, são muitos bairros atingidos. Seria importante ver um mapa da rede de distribuição que atende esses bairros, para tentar localizar a origem, ver se tem alguma caixa d'água que vai para todos esses bairros. Essa é a ideia que me foi passada pelo doutor Esper Kallas, da USP. É importante encontrar a origem, porque tem de saber onde está pegando fogo para apagar o fogo."
Jogar na Venezuela é um absurdo !


     Acho que, a continuar assim, a Conmebol vai acabar afastando os times venezuelanos das competições continentais !

             Leio no site bonde.com que a grave crise política e econômica na Venezuela mexeu com a logística e a organização do Corinthians, que amanhã joga lá, contra o Deportivo Lara, pela Libertadores. O clube teve que levar até alimentos e um cozinheiro  Além disso, um avião foi fretado para transportar a delegação sem riscos até Barquisimeto, cidade que fica à 363 quilômetros da capital Caracas. 

          Um funcionário do clube viajou com antecedência à Venezuela para conhecer as dependências em que os atletas ficarão concentrados. Preocupados com a possibilidade de não ter uma boa alimentação, devido à escassez de mantimentos no país, o clube decidiu levar comida e até alguns temperos. Um cozinheiro e uma nutricionista ficarão responsáveis pelas refeições e a garantia de que os jogadores conseguirão manter a disciplina nas refeições. 

             Enquanto estiver na Venezuela, o Corinthians também terá uma forte segurança, feita por policiais locais. 
Série B
E o Criciúma continua sem vitória



            Incrível o que está acontecendo com o Criciúma nesta Série B do Campeonato Brasileiro. O time catarinense não é bom, mas também não é tão ruim assim, para ficar seis jogos sem vitória. Ontem, mesmo jogando em casa, só empatou sem gols(foto), com o Juventude de Caxias do Sul.

             Mas em compensação, quem surpreendeu mesmo nesta abertura da sexta rodada foi o também catarinense Avaí de Florianópolis: meteu 4 a 0 no CRB, lá dentro de Maceió. Os gols foram de Rodrigão (2), Renato e Capa. Provisóriamente, o Avaí está no G4. 
Grêmio, com time misto, ganhou
 mais uma na Copa Libertadores



                 Atual campeão da Copa Libertadores da América, o Grêmio já está assegurado nas oitavas de final da edição deste ano do torneio continental. Na noite de ontem, o time gaúcho preservou alguns titulares e, ainda assim, derrotou o Monagas por 2 a 1 na Venezuela.

                Ramiro marcou o primeiro gol do jogo, aos 23 minutos do segundo tempo, com um chute de fora da área. Nos acréscimos, aos 47', Kannemann anotou contra, mas no minuto seguinte, Jailson converteu um pênalti para fechar a contagem.

             O resultado deixou o Grêmio com 11 pontos, na liderança do grupo 1 da Libertadores e sem possibilidades de cair para a terceira posição. O segundo colocado é o Cerro Porteño, do Paraguai (10 pontos), que ganhou por 1 a 0 do uruguaio Defensor Sporting,  mais cedo. O argentino Diego Churín foi o autor do gol da vitória em Montevidéu, nos acréscimos.
             Ainda ontem tivemos Delfin do Equador 1 x Atletico Nacional da Colômbia 0  e Colo Colo do Chile 2 x Bolivar da Bolívia 0.
Tristeza na Expoingá



                             Muito triste mesmo o que aconteceu em Maringá. O peão Giliard Antônio, 24 anos, morreu na noite do último domingo, após ser pisoteado por um touro na final do rodeio da PBR (Professional Bull Riders) Brasil, na Expoingá. Ele foi enterrado no início da tarde de ontem, no distrito de Juréia, em Monte Belo (MG). O corpo foi velado na Câmara de Vereadores daquela cidade. 


                   O prefeito de Monte Belo, Valdevino de Souza, decretou luto oficial por três dias em todo o território do Município, em sinal de profundo pesar pelo falecimento do jovem Giliard. "Todas as repartições públicas municipais que tiverem as bandeiras nacional, estadual e municipal hasteadas, deverão, durante o prazo do decreto, reduzi-las a meio mastro", diz trecho do decreto que entrou em vigor na segunda-feira.

               No último domingo (13), Giliard participava da 46ª edição da Expoingá. Na ocasião, o peão ficou com a mão presa no animal e acabou sendo pisoteado. Ele ainda conseguiu se levantar, mas logo em seguida caiu desacordado. Conforme laudo do IML (Instituto Médico-Legal), Giliard teve uma parada cardiorrespiratória devido a uma fratura na coluna. Segundo a organização da exposição, o touro pesava quase 1 tonelada.