Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Sonho acabou para o Tubarãozinho !



            Em Indaiatuba, os juniores do Londrina viram finalmente a sua trajetória na Copa São Paulo terminar.  O Tubarãozinho foi derrotado nas oitavas de final, agora há pouco pelo Vitória da Bahia, por 2 a 1. Depois de cinco resultados positivos, o Alviceleste não conseguiu segurar o Rubronegro baiano, que mereceu a classificação.   Mas o time dirigido pelo técnico Alemão deixa a competição de cabeça erguida, com ótima participação.

             O time baiano abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com Luan, de pênalti, aos 11 minutos, e Eron, aos 45. O LEC tentou reagir na segunda etapa com um gol de pênalti de Anderson aos 18 minutos, mas não conseguiu o empate. 

            A campanha de 2018 do Tubarãozinho superou em muito a de 2017, quando foi eliminado na primeira fase no retorno à Copinha após oito anos de ausência. Este ano, o Londrina ficou em primeiro lugar num grupo que tinha Paysandu, Desportivo Brasil e União (MT). Na segunda fase, o LEC eliminou o Capivariano-SP e na terceira fase o Desportivo Brasil, nas duas oportunidades nos pênaltis. 
          

             
    Morre em Londres a vocalista
       da banda The Cranberries



                      A cantora Dolores O'Riordan, vocalista da banda de rock The Cranberries, morreu repentinamente nesta segunda-feira (15), aos 46 anos. A informação foi dada pelo seu agente ao site Daily Mail

                        De acordo com o jornal, Dolores morreu em um hotel de Londres, onde estava de passagem fazendo gravações. A causa da morte não foi divulgada, mas o agente informou que a família da cantora está "devastada".  Dolores deixa três filhos com o ex-marido Don Burton: Taylor Baxter, de 20 anos, Molly Leigh, de 16, e Dakota Rain, de 12 anos. Ela e Don se separaram em 2014 após 20 anos de relacionamento.
                        Linger e Zombie são alguns dos sucessos da banda The Cranberries, grupo formado na Irlanda em 1989 e um dos mais populares na década de 1990. Seu album de estreia,  Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?, tornou-se sucesso mundial de vendas.
                          Dolores participou da formação original da banda, que se separou em 2003 e reatou em 2009, chegando a fazer show no Pepsi On Stage, em Porto Alegre, em fevereiro de 2010. No meio tempo que os Cranberries estiveram afastados, a cantora lançou dois discos solos, Are You Listening?, de 2007, e No Baggage, de 2009.
As atrações do Carnaval !

                         


          
 Depois de um período em Nova York, para onde se mudou para estudar atuação, Denise Dias, 32 anos, volta ao Brasil para o Carnaval. A morena acaba de ser coroada a nova rainha de bateria da Inocentes de Belfod Roxo, escola de samba do Rio de Janeiro. "Estou com o coração a mil de tanta alegria! Afinal, que mulher não sonha em ser rainha de bateria?"- indaga a gata. "Prometo dar o meu sangue na avenida." 
O Tubarão de 2018


        O Campeonato Paranaense de 2018 vai começar nesta quarta-feira, com o jogo União x Paraná Clube, às 21h45m no Estádio Anilado, em Francisco Beltrão. Mas o Londrina só estréia no domingo, às cinco da tarde no Estádio ABC, em Foz do Iguaçu.

                Vem aí um time Alviceleste mudado, o que me agrada bastante. O comando técnico  agora será exercido por Ricardinho, que já está ambientado com o clube, pois chegou antes das férias. Vem trabalhando bastante com o grupo, que conta com nove reforços contratados.  Desta vez, o Tubarão parece mais disposto a brigar por conquistas desde o começo da temporada. Mas vamos ter que esperar as primeiras partidas, para firmar uma posição mais concreta sobre estes novos moldes.
                 A princípio, Ricardinho contará com 35 jogadores:  
           
Goleiros: César, Alan e Guilherme
Laterais: Lucas Ramon, Raí Ramos, Igor Miranda, Jardiel e Felipe
Zagueiros: Dirceu, Luizão, Sílvio, Marcondes e Vinícius Del’Amore
Volantes: Germano, Jardel, Rômulo, Romisson, Moisés e Anderson
Meias: Marcinho, Alex, Thiago Primão, Júlio Pacato e Anderson Oliveira
Atacantes: Carlos Henrique, Keirrison, Welisson, Quirino, Lucas Machado, Gustavo                        Tocantins e Wesley Caíque, Ítalo e Marcelinho
     Jovem morre afogado em 
    cachoeira de Ponta Grossa



                      O dono da propriedade particular onde fica a Cachoeira da Mariquinha, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, Edimir Scheibel, disse nesta segunda-feira que a morte de um jovem no local, na tarde de domingo, foi uma "fatalidade".

               O afogamento foi por volta das 15h30m, em um ponto da cachoeira que tem de 2,5 e 3 metros de profundidade. Quando o Corpo de Bombeiros chegou, o rapaz estava sem vida. A vítima, que morava em Quatro Barras, na Região de Curitiba, passava o dia no ponto turístico com os amigos.
               Em entrevista à RPC Ponta Grossa, Scheibel também afirmou que o local está bem sinalizado, com indicações sobre os riscos, e que essa é a primeira morte registrada na Cachoeira da Mariquinha.
                  Segundo o Corpo de Bombeiros, atualmente, não existe uma legislação que obrigue a presença de guarda-vidas em balneários. Em Ponta Grossa, apenas alguns clubes mantém guarda-vidas de plantão.
                   Scheibel disse, ainda, que um funcionário era mantido para orientar banhistas, mas que ele foi dispensado nos últimos dias por conta da chuva e da falta de movimento.
               O proprietário garantiu que, nesta segunda-feira, os administradores do ponto turístico devem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros para verificar o que mais pode ser feito no local para evitar novos afogamentos.
           A Cachoeira da Mariquinha fica a cerca de 50 minutos de carro do Centro de Ponta Grossa.
O triste fato que manchou
              a carreira de Bolt !


                   O atletismo é um conjunto de disciplinas que não estão entre os esportes mais relevantes do mundo, mas apresentou grandes expoentes ao longo da história. E sem dúvida, um deles é o jamaicano mais rápido do mundo: Usain Bolt.

                   Bolt teve uma trajetória repleta de registros e reconhecimentos, mas foi também o seu carisma que o aproximou das pessoas. Entretanto, muita gente ainda não sabe que ele perdeu uma medalha de ouro por uso de doping. 

                     Não foi por sua culpa que Usain Bolt perdeu uma das nove medalhas de ouro olímpicas conquistadas na sua histórica carreira. O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que a equipe de revezamento 4×100 metros da Jamaica perdeu o ouro assegurado nos Jogos de Pequim, em 2008, em razão do doping de Nesta Carter.
                  Carter testou positivo para metilhexanamina, um estimulante proibido, na renálise das amostras dos exames antidoping realizados pelos atletas na Olimpíada de 2008 pelo COI. Naquela oportunidade, em Pequim, ele abriu o revezamento para a equipe jamaicana, que então venceu a prova com o tempo de 37s10, então o recorde mundial do 4×100 metros.


     Enquanto o salário mínimo do Brasil sobe apenas 1,81%, aqui em Londrina temos aumentos de até 200/300% no IPTU. É por desequilíbrios assim que tanta gente está deixando o nosso País !

 Tem louco pra tudo !


                 


                       Pode parecer loucura para uma pessoa qualquer. Mas há quem entenda Leonardo Dornelles, à direita na foto acima. Afinal, não pagar uma promessa pode trazer maus agouros no futuro. E este gremista é homem de honrar o que promete. É só ver a caminhada anterior de 100 quilômetros após o título da Copa do Brasil. Mas o representante comercial de 33 anos foi como  Tri da América e não viu fronteiras. Resolveu ir fazer uma visita ao técnico Renato Gaúcho no Rio de Janeiro. A pé, como diz o hino gremista, por mais de mil quilômetros.


                    Foram 35 dias de caminhada do cônsul gremista de Novo Hamburgo, cidade na região metropolitana, desde Porto Alegre. Mais precisamente desde a Arena do Grêmio. O torcedor saiu no dia 9 de dezembro do estádio gremista, acompanhado do amigo Wagner Kunrath, incumbido de ajudá-lo com água, alimentação e incentivo, com o destino traçado. Percorreu cerca de 1.200 km, segundo seus cálculos, até chegar ao habitat natural de Renato, ídolo máximo do Tricolor, comandante de dois dos três títulos da Libertadores, um no campo e outro no banco de reservas. O encontro ocorreu no sábado, já intermediado pelo clube.

                    " Foi muito de boa, quando nós chegamos ele falou: chegou o pagador de promessa”! Brincamos um pouco, comentamos qual seria a próxima promessa e perguntei qual seria o próximo título. Ele falou para deixar passar algumas coisas que ele ia poder responder (risos). Estava programado o encontro, ocorreu no Posto 9. Jogamos fut-vôlei, trocamos ideia, ele na água de coco, eu na cerveja. Fiquei do meio-dia acho que até às 20horas. É claro que não todo o tempo com ele. Mas ficamos ali convivendo bastante. No final antes de ir embora agradeceu, deu tchau - contou Dornelles ao GloboEsporte.com.

                Foram 35 paradas até o Rio de Janeiro. O andarilho tricolor iniciava suas caminhadas cedo pela manhã, entre 6h30 e 7horas. E seguia até próximo das 10h. Depois, parava em casas de cônsules do clube, em contato feito também pelo Grêmio, e voltava a caminhar após as 16horas. Segundo Dornelles, a média era de mais de 30 km por dia, embora na reta final o esforço tenha sido maior. Na primeira parte do trajeto, perdeu seis quilos. De carro, Kunrath o seguia de perto - será com esse veículo que eles retornarão do Rio.

                 O trajeto percorreu BR-290, no Rio Grande do Sul, RS-389, BR-101, Serra da Graciosa, BR-410, BR-116 e depois BR-101 outra vez, que se transforma na estrada Rio-Santos em mais de 1600km percorridos. A crença no Tri da América veio cedo. Em março, em uma discussão em grupo no Facebook, via os gremistas desacreditados com a temporada. E fez a aposta. No apito final em Lanús, na Argentina, foi imediatamente zoado por todos os seus amigos.

              " Eu prometi em março, no início do ano. Estávamos em uma conversa de um grupão do Grêmio, aí um monte de gente desacreditando no time e eu apostei com um cara. Falei: "eu vou até o Rio a pé". Eu estava em Lanús, no estádio. Os meus amigos tudo já rindo de mim, me zoando. E eu falando "vou fazer", não importa" - ri Leonardo.

                   No final do ano passado, Dornelles havia caminhado da Arena do Grêmio até Osório, cidade onde residente o presidente Romildo Bolzan Júnior, no Litoral norte gaúcho, em caminhada de cerca de 100 quilômetros. Mas a chegada ao destino ocorreu antes da virada do ano. Neste caso, o gremista passou a virada do ano em Registro, em São Paulo. O Natal foi em Joinville, com a família de Pingo, capitão do título da Copa do Brasil em 1994.

                  " Vou dizer, foi fundamental a experiência mais curta para fazer essa mais longa. Sou um cara que pratico muito esporte, jogo tênis, futebol, nado, algumas lutas. E tudo vai ajudando" - completou.

                        Dornelles agora retorna do Rio de Janeiro na terça, com chegada prevista para quarta-feira em Porto Alegre. Feliz por cumprir mais uma promessa, apesar do esgotamento físico. E com a pergunta feita a Renato na cabeça: qual será a próxima? É esperar para ver. 


                          Cá pra nós, o fanático gremista pagou sua promessa, mas incomodou um bocado de gente, hein ?
    Uma história triste que 
     ainda não foi explicada



            Uma história realmente triste, ocorrida há quase cinco meses atrás, e que agora é recontada pelo site Correio, de Salvador. Uma tristeza que não acaba nunca para a baiana Ana Paula. Ela continua chorando a morte do filhinho de seis meses.

           O mar sempre fez parte da vida da dona de casa Ana Paula Monteiro, 29 anos. Sua força, sua beleza e seus mistérios nunca a assustaram. Isso mudou no dia 24 de agosto de 2017. Desde então, Ana Paula não consegue vê-lo da mesma forma. Na verdade, ela sequer consegue olhar na direção daquele imenso azul a poucos metros de onde mora. Ana Paula nem sai mais de casa.

            Talvez o nome dela não seja tão familiar quanto a imagem de seu filho Davi Gabriel Monteiro que percorreu redes sociais e estampou manchetes de jornais. Um dos momentos mais tocantes daquele dia foi quando Davi Gabriel, ainda com vida, foi carregado por um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Pouco depois, veio a informação de que ele não tinha resistido. Aos 6 meses, o bebê de Ana Paula se tornou a mais jovem vítima da tragédia com a lancha Cavalo Marinho I, na praia de Mar Grande, em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. 
             Naquele acidente, outras 18 pessoas que faziam a travessia da Ilha de Itaparica em direção a Salvador também morreram. Ao todo, eram 116 passageiros, além de quatro tripulantes e quatro policiais militares. Mas as consequências foram mais graves: centenas – entre sobreviventes e parentes – nunca mais serão os mesmos
               Quase cinco meses após o acidente, ainda não há respostas sobre as causas: a Marinha só deve concluir o inquérito no fim deste mês. A Polícia Civil, por sua vez, diz que precisa do laudo da Marinha para finalizar sua própria investigação. A travessia Salvador-Mar Grande, feita pelas empresas CL Transporte Marítimo (dona da Cavalo Marinho I) e Vera Cruz, foi retomada depois de cinco dias e, neste verão, continua em alta. 
                                   “Tinha uma força que puxava ele dos meus braços. Eu segurei na roupinha dele e comecei a puxar, puxar, mas a força levou. Levou ele embora” lembra Ana Paula.                       

                  Ana Paula estava levando o filho para uma consulta no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador. Era esse o destino quando mãe e filho, acompanhados da avó, Gildete, e da irmã, Milena, 5, entraram na lancha Cavalo Marinho I. 
                 Ana não fazia a travessia há anos. Nunca tinha andado naquela lancha. Quando entrou, ficou apreensiva. Quase quis desistir, quando viu que outras pessoas decidiram esperar pelo barco seguinte, ao dar de cara com a Cavalo Marinho I. Só que ela não podia perder a consulta. Sabia que tinha que chegar cedo. 
                “Eu tinha que ir, porque aqui não tem essa estrutura. Não tem médico especializado”, conta, já sem segurar o choro. Ao subir na lancha, não tinha lugar para sentar na parte superior. Tinha gente em pé. Quando a viram com um bebê de colo, algumas pessoas levantaram e cederam os assentos para ela e sua mãe. Milena, a filha, sentou um pouco mais distante, entre duas senhoras. 
                Com riqueza de detalhes, ela narra os momentos do acidente com a lancha. Os 10 minutos antes do naufrágio não tinham sido tranquilos. “A lancha começou a sacudir para um lado e para o outro. Eu só pensava: ‘meu Deus’. Minha mãe pediu que eu ficasse calma. Mas, aí, a lancha abaixou para o lado que eu estava. Veio e voltou, veio e voltou. Depois, quando veio, ela não voltou mais. Desceu e emborcou”. 
                 Ela diz que, diferente do que foi dito pela empresa CL na época, os passageiros não ‘andaram somente para um lado da lancha’. Ana Paula diz que ninguém andou. Ninguém correu. Ana Paula segurava seu filho, mas não conseguia. Tentou segurar pela roupa do bebê.

                   A filha de Ana Paula, Milena, também desapareceu na água. No entanto, ela foi resgatada por um dos marinheiros. Davi Gabriel desapareceu. Ela só voltou a vê-lo nas imagens que o mostravam nos braços do socorrista do Samu, em Salvador. Depois, só reencontrou seu bebê numa cerimônia que nenhuma mãe espera viver: no enterro da criança. 

                  Desde então, ela não consegue nem olhar fotos de Davi Gabriel. Com o marido e a filha, mudou de casa depois do acidente. No lugar onde moravam antes, tinha lembranças demais. Os únicos 6 meses de vida do pequeno foram ali. “Eu não conseguia mais entrar na outra casa. Trouxe as coisinhas dele, as roupinhas que ele usava para cá. Milena pergunta do irmão, se ele não vai voltar um dia. O pai está destruído”. 
                                                          
                                                 A lancha naufragou 10 minutos após o começo da viagem (Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)
          Cálculos que estão circulando por Londrina, mostram que cada vez que o caminhão do lixo passar em frente a casa de um pobre morador de bairro humilde, ele terá que pagar R$ 1,44, aproximadamente R$ 220 por ano. A prefeitura quer arrecadar Cr$ 27 milhões por ano, com a coleta do lixo. Parece que o pessoal da PML "enlouqueceu" mesmo.


Olha o BLOG aí de volta !


                É muito bom voltar ! Descansando desde 29 de dezembro, nosso BLOG está retornando hoje, para "enfrentar" o novo ano, que promete não ser fácil. Certamente as dificuldades serão muitas, em função da própria situação do País e particularmente da nossa Londrina, que começa a nova caminhada com o problema do IPTU.

                A propósito, uma pena que o tal "Boca Aberta" tenha estragado a manifestação popular de sábado. Agiu como se fosse um legítimo representante dos londrinenses, como bem destacou o amigo Naym Libos nesta postagem que fez em sua página no Facebook:

                "  NOTA DESTOANTE DA MANIFESTAÇÃO.
Organizadores da passeata contra o aumento abusivo do IPTU neste sábado distribuíram nota comunicando ser "um movimento pacífico, sem conotação político-partidário, sem som e sem discursos. Políticos seriam impedidos de tirar proveito.

Mas o que aconteceu? o vereador cassado BOCA ABERTA (PR) usou um microfone, discursando sozinho, durante todo o trajeto, o que deixou muita gente indignada. O BOCA transformou a manifestação num comício.
Muitos chegaram a abandonar a passeata


O que faltou na organização? fazer cumprir o que fora determinado?
Fica aqui o protesto da BOCA MALDITA que lá esteve participando. "

                  O ano vai ser "fogo" mesmo, mas vamos encarar com coragem.  Me sinto feliz de estar de volta ao convívio diário com os amigos. O BLOG DO FLAVIO CAMPOS está à disposição de todos !

                                             
        foto - FOLHA DE LONDRINA