Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Na Liga de Vôlei, Brasil começa perdendo

         A Seleção Brasileira estreou com derrota na Liga Mundial de Vôlei Masculino. O Brasil foi derrotado pela Polônia, em Toronto, por três sets a dois. Os poloneses chegaram a abrir 2 a 0, com 25/22 e 27/25. Mas o time de Bernardinho reagiu, vencendo os dois sets seguintes (27/25 e 25/22). Só que no tie break deu Polônia, por 51/12.
                        O jogo de hoje marcou a volta de Ricardo (nº 17), que não brilhou

         Valeu pela reação, mas a Seleção deixou bastante a desejar em vários aspectos. Vamos ver se reage amanhã à tarde, na partida com os canadenses, que hoje bateram a Finlândia por 3 a 0 e estão jogando em casa.

O bom começo da Série B Nacional

       O Campeonato Brasileiro da Série foi iniciado esta noite, com uma rodada agradável. O jogo disputado do Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, foi muito bom. A noite começou com festa do Ceará, que recebeu as faixas de campeão estadual, mas no jogo quem se deu bem foi o América Mineiro, que venceu por 2 a 1.
                        O mineiro Rodriguinho comemora o primeiro gol da Série B 2012
       Rodriguinho, logo aos 8 minutos, marcou o primeiro gol do Brasileirão 2012, abrindo o placar para a Raposa que, aos 34',  marcou o segundo através do veterano artilheiro Fábio Junior. Foi um ótimo  primeiro tempo do time mineiro. Mas PC Gusmão ajeitou o Ceará no vestiário e o segundo tempo foi bem diferente. O zagueiro Daniel Marques fez o gol cearense e o América teve que correr bastante para segurar a importante vitória. Estrear ganhando fora de casa é sempre muito bom.

****** No Estádio Rei Pelé, em Maceió, boa vitória do Bragantino, que fez 2 a 0 no CRB local. Fernando Gabriel  e Romarinho marcaram os gols. Azar do time alagoano, que é treinado pelo nosso conhecido Roberto Fonseca, ex-jogador e ex-treinador do Londrina.

******O curioso é que nenhum dos três times que jogaram em casa esta noite conseguiu ganhar. O Ipatinga pelo menos obteve um empate de 1 a 1, com o ABC de Natal. Os mineiros venciam por um a zero, gol de Thiago Pereira. Mas o ABC empatou num penalti sofrido e cobrado por Washington.

Cincão vence o clássico "Jucão"

          Gostei do "Jucão", denominação dada pelo Jornal de Londrina para o novo clássico que surgiu na cidade, entre Cincão e Junior Team. E os dois times se enfrentaram agora à noite, no Estádio do Café, para um público total de 445 torcedores (391 pagantes). Lucas Paulo Torresini apitou.
          O Cincão ganhou por 1 a 0, gol de Zé Lucas, aos 26 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o Colorado da Zona Norte reassumiu a vice-liderança da Segundona Paranaense, com 11 pontos.

****** A rodada de hoje foi marcada pela reação dos dois representantes de Maringá, que vinham mal na Segundona. Os dois ganharam hoje. O Grêmio Metropolitano (foto) jogou em Prudentópolis e meteu 3 a 0 no Serrano, em pleno Estádio Newton Agibert, que recebeu 109 torcedores. Souza marcou os três gols. Warley, ex-Londrina, perdeu um penalti.
           

****** O Grêmio Maringá também venceu fora de casa: 2 a 1 sobre o Grecal, em partida disputada em Paranaguá. Rogerinho e Hudson marcaram para o time gremista, enquanto Mandaguá fez o gol do Grecal.

****** No outro jogo da rodada, Cascavel 3 x Foz do Iguaçu 0, no Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto, em Cascavel. Irineu (2) e Rafael Santos fizeram os gols da partida.

Argentina 2 X Brasil 0

        Foi muito ruim o início das quarta-de-final da Libertadores para o futebol brasileiro. Temos quatro times  disputando e nenhum deles ganhou nesta primeira rodada. Corinthians e Vasco empataram entre si. O Fluminense perdeu. E o Santos também. Já a Argentina, que só classificou dois times, viu os dois ganharem. Jogaram em casa, é verdade, mas o Vasco também jogou em casa e não ganhou.
        Não gostei do que vi ontem, no Flu e no Peixe. Especialmente dos seus treinadores. Abel Braga deu um show de ignorância, com xingamentos e palavrões o jogo inteiro. Não passou tranquilidade aos seus jogadores.
         E Murici, parece que perde a valentia quando joga fora do País. Se encolhe e não faz nada para mudar o andamento das partidas. Venho dizendo e repito aqui: Murici é um técnico ganhador, mas o Santos precisa de um treinador melhor do que ele.
          Outro alerta, agora para o Mano Meneses: cuidado com o Ganso ou você vai passar raiva com ele nos Jogos Olímpicos. Duvido que ele tenha "espírito de Seleção". Displicente, lento e mascarado. São três defeitos que ele acumula como jogador. Só quer fazer gols e jogadas bonitas.
            Voltando à quinta-feira: foi triste para os brasileiros. Não marcamos sequer um gol, em três partidas que jogamos. Estamos perdendo para os argentinos, por 2 a 0.

Vai começar de novo...

        Os campeonatos estaduais já ficaram no passado. Este final-de-semana marca a volta do Campeonato Brasileiro, e amanhã já teremos três jogos, inclusive um clássico paulista, entre Palmeiras e Portuguesa.
        É um outro tipo de rivalidade. Os Estaduais são uma coisa mais íntima, com vizinho mexendo com vizinho, após as rodadas. O Brasileiro não. É uma disputa que envolve estados diferentes, tipo cariocas contra paulistas ou gaúchos x mineiros. Para os jogadores então, muda muito. Campeonato Nacional é o caminho mais reto rumo à Seleção ou a transferências internacionais.
        Mas os três próximos  Brasileiros, a partir deste que se inicia, serão meio tumultuados. Agora pelos Jogos Olímpicos, ano que vem pela Copa da Confederações  e especialmente 2014 pela Copa que o Brasil sediará. Convocações mais frequentes deverão desfalcar as melhores equipes. Mas os clubes gostam que seus jogadores sejam chamados, porque isto significa maior valorização para as transações futuras.
         O que eu espero é que os treinadores não fiquem exagerendo nas reclamações, toda a vez que o Mano Meneses fizer uma convocação.  O chato do Murici vai reclamar pra caramba, já estou até vendo.
          A princípio, o Santos é o maior favorito do Brasileiro 2012, porque tem o melhor time e especialmente o melhor jogador do País. Mas não é barbada não. Se já começar escalando time misto por causa da Libertadores, pode se complicar. Vai lá na Bahia sem Neymar, neste jogo de estréia, domingo contra o Bahia, pra ver se as coisas não se complicam.
          Corinthians, cada vez jogando mais feio porém com eficiência; Fluminense, que tem um grande e forte elenco; e Inter, que está precisando de grandes vitórias imediatas, são pra mim rivais perigosos para o Peixe. Em termos de título brasileiro, não acredito muito nos outros times. Inclusive no meu Grêmio, com Luxemburgo e tudo.
        
       

Daqui a pouco, a largada da Série B

        Com três partidas, todas às nove da noite, começa hoje a Série B do Campeonato Brasileiro. O campeonato se valorizou bastante nos últimos anos, e a promessa é de um bom nível. Não temos na disputa nenhum dos "grandes" de Rio, SP, Minas e RGSul. Mas a presença do Atlético Paranaense e do Guarani de Campinas, que já foram campeões brasileiros, valoriza o torneio.
        América Mineiro, Avaí, Goiás, Paraná Clube e Vitória também são clubes tradicionais e importantes do futebol nacional. Mas não é nada fácil apontar os quatro mais prováveis favoritos para subir no fim do ano. Talvez os sete já citados acima sejam os maiores candidatos. Mas não dá para apostar não, pelo menos ate que se conheça o potencial de todos.
       Gosto muito de ver os jogos da Série B, porque a gente revê jogadores que já defenderam clubes grandes, mas também fica conhecendo os que estão surgindo. Lamentavelmente, não há nenhum time gaúcho na Segunda Nacional deste ano. Vou torcer pelo Atlético e o Paraná Clube. O futebol paranaense não pode ficar só com um time na elite do Brasileirão.

Tiago Adan já está treinando no Furacão

        O Atlético Paranaense apresentou hoje de manhã o seu mais novo reforço para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro: o atacante Tiago Adan (foto), que se destacou no Campeonato Paranaense, marcando 11 gols com a camisa do Arapongas.
      Esse menino fez um ótimo campeonato e tem todas as condições de brilhar com a camisa do Furacão. Só que o Atlético já tem outros 12 atacantes no elenco: Bruno Furlan,  Edigar Junio, Guerron, Marcelo, Nieto, Bruno Mineiro, Ricardinho, Morro Garcia, Léo Mineiro, Patrick e Taiberson e o ex-palmeirense Fernandão, que também chegou agora. Vamos ter uma grande disputa.
     Apesar ter apenas 24 anos, Tiago Adan, formado nas categorias de base do Corinthians, já jogou no Náutico, no Caxias e no futebol da Romênia.

O último que sair, apaga a luz

      O Paraná Clube já levou o atacante Arthur e agora está negociando a contratação de mais um jogador do Londrina para as disputas da Série B Nacional e da Segundona Paranaense. É o volante Bruno, que deve acertar tudo com  o Tricolor nas próximas horas.
       Aos poucos, o elenco londrinense vai se desfazendo inteiramente. Os próximos pode ser o centroavante Alexandre Oliveira (o Coritiba ainda tem interesse) e o zagueiro Élson, que deve se transferir para o futebol carioca.
        Existem vários clubes interessados em jogadores do Londrina. Entretanto, segundo o gestor Sergio Malucelli, "ninguém quer pagar pelos empréstimos".

Morre mais um famoso

        A  morte de gente famosa continua incomodando quem curte as artes, especialmente a música. Ainda ontem tivemos o falecimento da cantora Donna Summer, o que deixou o mundo inteiro triste. Mas vinte e quatro horas antes já havia morrido outro nome forte dos meios musicais norte-americanos. Desta vez foi o chamado padrinho do funk Go-Go, Chuck Brown, que faleceu num hospital de Baltimore, aos 75 anos.
       O guitarrista de voz rouca que estava por trás de sucessos das pistas de baile, como Need Some Money, Go-Go Swing e Run Joe, era nascido em Washington e estourou nos anos 80. Recentemente, ele submeteu-se a uma cirurgia para retirar um coágulo de sangue e, logo em seguida, foi atingido por uma pneumonia que o levou à morte.
         Influenciado intensamente pelos blues e pela música latina, Chuck Brown começou a tocar guitarra aos 24 anos. O sucesso de Rhythm and blues Bustin' Loose marcou o início da era Go-Go nas grandes cidades americanas.