Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017


Nunca esqueci o 'velho' Getúlio


           “Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história”. A frase, uma das mais célebres passagens da história política brasileira, encerra a carta-testamento deixada por Getúlio Vargas. Com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, o ex-presidente Getulio Vargas se suicidava há exatos 63 anos, no dia 24 de agosto de 1954.

            Eu era apenas um menino prestes a completar 13 anos. Mas esse dia (cinzento lá em Pelotas) ficou gravado pra sempre na minha cabeça. Ainda hoje eu sinto vontade de chorar quando me lembro daquele tempo. E não tenho vergonha, choro mesmo !

       Getulio Dornelles Vargas nasceu em São Borja, no Rio Grande do Sul em 19 de abril de 1882. Foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo o 13º presidente, Washington Luís e impedindo a posse do presidente eleito em 1º de março de 1930, Júlio Prestes.
           Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro de 15 anos ininterruptos, de 1930 até 1945, e que se dividiu em três fases: de 1930 a 1934, como chefe do Governo Provisório; de 1934 até 1937 como presidente da República do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da República pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e de 1937 a 1945,  enquanto durou o Estado Novo, implantado após um golpe de estado.
               No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getulio governou o Brasil como presidente da República, por três anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se suicidou.
Getulio era chamado pelos seus simpatizantes de "o pai dos pobres", título que  enfatiza o fato de Getulio ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileiras. A sua doutrina e seu estilo político foram denominados de "getulismo" ou "varguismo".
 E nunca mais surgiu alguém como ele, por aqui !
COPA DO BRASIL
Cruzeiro vai decidir em casa



                    O Cruzeiro vai decidir a final da Copa do Brasil em casa, dia 27 de setembro, a última quarta-feira do mês. A primeira partida será na quinta-feira, 7 de setembro, feriado do dia da Independência, por causa dos jogos da Seleção Brasileira no dia 5 do mesmo mês. Vale lembrar que a final não tem o critério de desempate do gol fora de casa.
         Caso seja campeão, o Cruzeiro será penta e empatará com o Grêmio em número de títulos da Copa do Brasil. Porém, se o Flamengo for campeão, iguala a própria Raposa, com quatro taças.

           O sorteio foi realizado hoje (foto).   Comandante do Flamengo no início da campanha campeã da Copa do Brasil de 2013, além de ter levado o Corinthians a um título em 2009 e um vice-campeonato no ano anterior, Mano Menezes esteve presente no evento. Além do treinador do Cruzeiro, Tinga (diretor de futebol da Raposa), o meia Diego e o técnico do Flamengo, Reinaldo Rueda, também estiveram presentes. Para o treinador cruzeirense, é necessário estar atento durante todo o tempo na final e a aproximação da taça serve como um grande motivador para os atletas: " É bom, numa disputa como essa entre dois grandes times, não se pode jogar bem só 90 minutos. (...) Nem precisa motivar os jogadores, o objetivo está ali."

             Esta será a segunda final entre as duas equipe pela Copa do Brasil. Na outra vez que se encontraram em uma decisão, o Cruzeiro de Alex e companhia (que venceu a tríplice coroa naquele ano) empatou em 1 a 1 no jogo de ida com direito a gol de letra do camisa 10 da Raposa. Na partida de volta, o time celeste venceu por 3 a 1 no Mineirão.
Amianto é muito perigoso
mas segue sendo vendido

                                                                           

              O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve nesta quinta-feira a lei federal que autoriza a produção e a venda do amianto no Brasil.
Também conhecido como "asbesto branco", o amianto tipo crisotila é usado principalmente para fabricação de telhas e caixas d´água. Vários estados, porém, proíbem o uso do amianto, apontando riscos à saúde de operários.
         No julgamento de hoje (foto), 5 dos 9 ministros do STF que analisaram o tema votaram pela proibição do material em nível nacional. Não houve, contudo, o número suficiente de votos para derrubar a lei federal.
        Isso porque, para derrubar uma lei, é preciso que 6 ministros dos 11 integrantes do STF declarem uma norma inconstitucional.
           Mas, no julgamento do amianto, não votaram os 11 ministros. Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli se declararam impedidos por já terem atuado sobre o tema como advogados.
      Vinte e um mortos em naufrágio no Pará. Dezoito mortos em naufrágio na Bahia. Meu Deus, mas o que é que está acontecendo com o nosso País ?


Logo o Grêmio furou meu palpite !





            Ontem arrisquei um palpite aqui no Blog, dizendo que Flamengo e Grêmio se classificariam para disputar a grande final da Copa do Brasil. O Rubronegro carioca confirmou, derrotando o Botafogo por 1 a 0, gol marcado por Diego. Mas o meu Tricolor (logo ele) perdeu no jogo (1 a 0, gol de Hudson) e nos penaltis, sendo eliminado pelo Cruzeiro, no Mineirão cheio.

             No Rio, em clima de clássico, com jogo muito truncado, o Mengo fez um gol e se garantiu, sem maior brilho ou uma grande atuação. Cá pra mim, acho que a camisa rubronegra é mais forte que a alvinegra.  Até que o Fogão foi longe demais.

              Já no Mineirão, o Grêmio decepcionou completamente, fazendo uma partida horrível. O Cruzeiro até começou respeitando, nitidamente com medo do adversário. Mas quando viu que o Grêmio não ia jogar, Mano Meneses mandou o time pra cima e ganhou a partida.

               E aí vieram os penaltis, marcados mais uma vez pela incompetência dos brasileiros para executar esse tipo de cobrança. Em dez cobrados, apenas a metade convertida: 3 a 2 para o Cruzeiro, mais na sorte do que no talento. Mas o time mineiro mereceu a classificação.

               A ausência do zagueiro Geromel, a falta de um centroavante  de melhor qualidade (Lucas Barrios é ruim demais) e a "pipocada" de Luan, que não fez absolutamente nada, jogaram fora o bom trabalho que o time vinha fazendo.
Fisiculturista morre engasgado !



       O  fisiculturista Dallas McCarver morreu acidentalmente por asfixia, após se engasgar com comida. Ainda emocionada com a tragédia, sua namorada Ashley Mae Sebera iniciou uma campanha de financiamento coletivo para ajudar crianças carentes, a partir de uma fundação com o nome do atleta. 

         As quantias são arrecadadas pela plataforma GoFundMe. O valor de doações já ultrapassava 15 mil dólares, sendo que a meta é 150 mil dólares. 
Aos 26 anos, McCarver foi encontrado inconsciente no chão da cozinha de sua residência na Flórida, Estados Unidos, na última quarta-feira à noite. Um amigo o levou ao hospital, mas a morte foi constatada algumas horas depois. 
            De acordo com informações de jornais como o 'Daily Mail' e o "Mirror', a polícia descartou a possibilidade de que o atleta tivesse cometido suicídio ou sofrido um ataque cardíaco. Exames médicos confirmaram que a vítima morreu de asfixia provocada por engasgo. 
            Minutos antes de passar mal, segundo relatos de Ashley, o namorado, com quem ela falava por telefone naquela noite, afirmou que iria jantar e se despediu normalmente.