Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 17 de junho de 2018

 Festival violento 
em Nova Jersey !



                            Um tiroteio em um festival de música em Nova Jersey, nos Estados Unidos, deixou ao menos 20 pessoas feridas neste domingo. De acordo com testemunhas, a troca de tiros começou depois de uma briga.
         
                     Em entrevista às emissora Fox News, o procurador Angelo J.Onofri disse que o número de feridos chega a duas dezenas, mas que 17 foram atingidos pelos disparos. Quatro pessoas estão em estado grave, entre elas um menino de 13 anos.
                      O atirador, um homem de 33 anos, foi morto e outros dois suspeitos foram presos pela polícia local.
O festival, chamado Art All Night, ocorre todo ano em Trenton, capital de Nova Jersey. O evento dura 24 horas e conta com apresentações musicais, artísticas e de gastronomia. De acordo com os organizadores, mil pessoas estavam na festa no momento do tiroteio. (ANSA)
Brasileiros machistas 
dão vexame na Rússia



                    Um grupo de brasileiros protagonizou cenas machistas, racistas e de assédio a uma jovem estrangeira durante a Copa do Mundo da Rússia. Um vídeo que está circulando nas redes sociais, desde a noite de ontem, mostra cinco homens com camisas da Seleção Brasileira gritando frases machistas: "b***** rosa", diz o grupo se referindo ao órgão genital feminino da jovem.  Nas imagens (fortes e ofensivas) foi possível perceber que a moça não entendeu o idioma português e dá risada. 

Copa do Mundo
Não foi o todos queríamos !




              O começo foi bom. Fizemos um gol antes dos 20 minutos e todos nós vibramos, não é mesmo ?  Foi um golaço de Phillipe Coutinho (fotos acima), num grande chute de fora da área. Mas aquele gosto de 'jogo fácil' foi aos poucos desaparecendo. Até porque, pouco a pouco a Seleção Brasileira foi recuando. E no final da etapa inicial a Suiça até pressionou bastante.



             Mas o pior veio no começo do segundo tempo. Após a cobrança de um escanteio, o suiço Zuber empurrou nitidamente o brasileiro Miranda e ficou bem a vontade para cabecear e empatar o jogo. Nossos jogadores reclamaram, mas o árbitro mexicano Cesar Ramos não quis consultar o 'árbitro de vídeo' e simplesmente confirmou o gol: 1 a 1.  














              E o mais lamentável é que, a partir de então, o Brasil passou a ter um outro comportamento. Nervoso e afobado, não consegui mais mostrar aquele bom comportamento do início da partida, errando muitos passes e mostrando uma precipitação incomum. Nem Neymar conseguiu brilhar.  E até o técnico me pareceu contido e pouco atuante, lá no banco de reservas.


             O  jogo ficou perigoso e nem as mudanças feitas, com as entradas de Fernandinho, Renato Augusto e Roberto Firmino fizeram a equipe retomar o domínio total da partida. Passamos a ver um outro Brasil em campo.  Foi a minha maior decpção.

              Com os dois resultados de hoje, nossa Seleção não é lider do Grupo E, como se esperava. A Sérvia está na frente, com 3 pontos.  Os brasieiros e os suiços aparecem em segundo
 lugar. E a Costa Rica é a 'lanterna', com zero ponto.



        A segunda rodada será disputada na próxima sexta-feira (dia 22), com Brasil x Costa Rica e Sérvia x Suiça.
                            

     
           Proibido de entrar nos estádios, Canarinho Pistola faz festa nas ruas da Rússia
MÉXICO !  Que vitória, hein ? 




                 A Alemanha, atual campeã mundial, estreou na Copa do Mundo de 2018 com uma surpreendente derrota de 1 a 0 para o México. Apesar das muitas tentativas da equipe de Joachim Löw, os germânicos não conseguiram fugir do mau resultado.

                 O gol saiu, após um contra-ataque: o menino Hirving Lozano, de 22 anos, que atualmente defende o PSV Eindhoven da Alemanha, marcou o histórico gol.                Foi aos 34 minutos.  Herrera, um dos melhores em campo, desarmou Müller na entrada da sua área. Hector Moreno lançou rapidamente Chicharito, que tabelou com Vela e avançou. O centroavante esperou a passagem de Lozano e tocou para o companheiro. O atacante tomou a decisão certa: driblou Ozil e bateu no canto direito de Neuer, sem chances de defesa, para abrir o placar.

              A grande chance alemã do primeiro tempo foi desperdiçada por Timo Werner.  Aos 19 minutos, após um bom  Kimmich, o centroavante dominou, tirou o zagueiro do lance e bateu. Mas a bola saiu sem força, para defesa tranquila de Ochoa.

                 Empurrado pelos gritos de "olé", o México empolgava a sua torcida no Estádio Luzhnik com saídas alucinantes para outros contra-ataques, mas que acabaram desperdiçadas por Chicharito, Lozano e Layun. 

 

           
                           Na etapa final, a Alemanha pressionou e ficou até mais ofensiva, com a troca do volante Khedira pelo meia-atacante Marco Reus. Kimmich chegou até a tentar um gol de bicicleta, mas errou. O Mexico conseguiu segurar a pressão e ainda levou perigo quando conseguiu encaixar alguns contra-ataques. No fim, até o goleiro Neuer foi área adversária tentar o gol. Mas não deu. 


                        O grupo da Alemanha ainda tem Suécia e Coreia do Sul, que vão se enfrentar nesta segunda-feira.
                   O México ainda igualou um recorde aos 29 minutos do 2º tempo. O meia Guardado (recordista de jogos pela seleção do seu país) deu lugar ao zagueiro Rafa Marquez – que, com isso, igualou a marca de estar em campo em cinco Copas do Mundo. Ele atuou em 2002, 2006, 2010 e 2014, além de 2018. 
                   Os outros recordistas são o goleiro mexicano Carbajal (1950, 1954, 1958, 1962 e 1966) e o alemão Matthäus (1982, 1986, 1990, 1994 e 1998). O goleiro italiano Buffon também esteve em cinco Mundiais (1998, 2002, 2006, 2010 e 2014), mas não chegou a disputar nenhuma partida em 1998.


O uso da camisa amarela
           está caindo por razões políticas ?




                                Pouco se vê de camisas verde e amarelo pelas ruas do Brasil em plena Copa do Mundo 2018. O suposto motivo é que manifestantes contrários ao PT e ao governo de Dilma Rousseff usaram a camisa da Seleção Brasileira como uniforme e, agora, quem torce pelo Brasil fica com receio de ser considerado apoiador dos protestos passados.

                A camisa foi adotada como símbolo dos protestos pró-impeachment da presidente Dilma. "Foi apropriada por esses movimentos porque representa o Brasil que deu certo, mas virou sinônimo da polarização política do país. Evito usar na rua. Não quero ser confundido"- afirma o estudante Matheus Peogetti, 18 anos.

       O auditor Vinícius Nagawa, 24, acredita que o uso da camisa amarela nas manifestações indica o tamanho da crise de identidade dos brasileiros. "É como se precisássemos do uniforme da Seleção para nos sentirmos brasileiros. Na falta de todo o resto, é o futebol que nos representa" - afirma.
                   A verdade é que a procura pela camisa amarela diminuiu, segundo revela a Folha de S. Paulo. O uniforme azul estaria conquistando os torcedores por estar menos ligado ao racha político que pautou brigas e agressões entre a direita verde-amarela e a esquerda vermelha.
                    Já a marca patrocinadora da Seleção, a Nike, informou em nota que a camisa azul caiu no gosto do brasileiro e está com um ritmo de saída acelerado, já esgotada em algumas lojas, mas atribuiu o desempenho a seu design inovador.
                      O escritor gaúcho Aldyr Garcia Schlee, pelotense de 83 anos, que aos 17 anos venceu o concurso que escolheu o desenho do uniforme da Seleção, em 1954, diz aprovar a atual rejeição a sua criação após o uso político. "Usaram a camisa para derrubar Dilma como se fosse um símbolo nacional sem se darem conta de que ela representa uma entidade fraudulenta" - considera Schlee.
                    E o professor de literatura da USP (Universidade de São Paulo) José Miguel Wisnik, autor do livro Veneno Remédio (Companhia das Letras), que explorou as relações entre o futebol e o imaginário coletivo brasileiro, avalia que a vida pública brasileira está fortemente faccionalizada e o futebol não é capaz da magia de criar unanimidades.
                   "A seleção não é redutível a um uso político que se faça dela" - diz ele, que critica o que chama de posição puramente reativa da esquerda.   
 Lancha invade 
a praia na Bahia




                      Uma lancha invadiu a “prainha” do Porto de Aratu, ontem, após o piloto perder o controle da embarcação. Desgovernada, a lancha colidiu com uma das barracas que ficam na areia do local. Segundo informações iniciais, apesar da movimentação na “prainha”, ninguém ficou ferido. 

                          Um especialista do mar analisou que a adoção de bóias de contenção no Porto de Aratu poderia ter evitado o acidente. O uso do equipamento, já aplicado na Bahia na Ilha dos Frades e em alguns países, evitaria que a lancha invadisse a barraca. O Porto de Aratu, ou Aratu-Candeias, fica localizado na Baía de Todos-os-Santos

Copa do Mundo
Sérvia derrota a Costa Rica
e sai na frente no grupo do Brasil






                           A Sérvia venceu a Costa Rica por 1 a 0 neste domingo, na abertura do Grupo E da Copa, o mesmo do Brasil. O gol foi do lateral-esquerdo Kolarov, em bela cobrança de falta (fotos). O jogo foi disputado em Samara, na Rússia. 

                         A Costa Rica começou pressionando a Sérvia, aparecendo com perigo já aos 3', com uma cabeçada do zagueiro González defendida no meio do gol por Stojkovic.
Entretanto, com um meio-campo mais qualificado, aos poucos a Sérvia foi dominando a posse de bola e aparecendo no ataque com mais perigo. A Costa Rica, por sua vez, postou cinco jogadores protegendo a enrada da área, dificultando as chances sérvias de finalizar ao gol. 
                          Aos 27', o lateral-esquerdo Kolarov lançou Milinkovic-Savic, que perdeu ótima chance na cara do gol. Keylor Navas defendeu. Aos 36', a Sérvia apareceu novamente com perigo, em cobrança de falta da direita. Navas tirou de soco. 
Em falha da defesa da Sérvia, a Costa Rica apareceu com perigo aos 39', com um chute de Ureña de fora da área. A bola, porém, subiu muito, passando por cima do gol defendido por Stojkovic
                           Logo aos 5', o atacante Mitrovic chegou na cara do gol. Navas praticou um milagre. No rebote a defesa costa-riquenha conseguiu tirar para escanteio.  Mas aos 11 minutos, numa belíssima cobrança de falta, Kolarov disparou uma 'bomba', indefensável para o ótimo goleiro que joga no Real Madri da Espanha.


                        A Costa Rica até tentou pressionar, mas mostrou-se incapaz de construir lances de real perigo de gol. E nos contra-ataques, a Sérvia esteve mais perto de chegar ao segundo gol e justificou a sua vitória.