Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Festa pra Seleção, na chegada a São Petersburgo !





                       A Seleção Brasileira teve uma recepção de gala por parte da torcida no desembarque em São Petersburgo no fim da tarde desta quarta-feira (de Brasília, por volta de 23h30 no horário local). A cidade é palco da partida contra a Costa Rica, sexta-feira, às 9h, pela segunda rodada do Grupo E.

                     Com tambores e bandeirão, os brasileiros fizeram muito barulho e chamaram atenção dos russos. No repertório, músicas de provocação a argentinos e exaltando a história do Brasil em Copas.

                Como de praxe, por medida de segurança da Fifa, o ônibus com a delegação acessou o hotel Corinthia, no centro da cidade, pela porta dos fundos, enquanto torcedores cantavam animados em frente ao hotel. Com isso, as centenas de brasileiros precisaram correr atrás do veículo. Alguns jogadores desceram dançando ao som das músicas da torcida. O técnico Tite foi um dos que saudaram a torcida.

                       Antes da viagem para São Petersburgo, a Seleção treinou em Sochi. Os 23 jogadores foram a campo, entre eles, Neymar, que abandonou os trabalhos de terça-feira depois de receber uma bolada no pé direito – o mesmo que foi operado, em fevereiro, em Belo Horizonte.

                        O jogador afastou qualquer problema. “Treinei bem, me senti à vontade e o pé está tranquilo”-  afirmou o jogador, antes de embarcar para São Petersburgo. O mineiro Fred, que ficou fora da primeira partida, também treinou.

                         A tendência é que Tite não mexa nos 11 titulares, mesmo com a atuação irregular no empate por 1 a 1 com a Suíça, na estreia. Desta forma, o Brasil irá a campo na sexta-feira contra a Costa Rica com Alisson; Danilo, Miranda, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro, Paulinho; Willian, Philippe Coutinho e Neymar; e Gabriel Jesus.

                       Enquanto os brasileiros estrearam com empate, os costarriquenhos perderam para Sérvia, por 1 a 0. Depois da Costa Rica, o Brasil encerra a primeira fase contra a Sérvia, dia 27, às 15 horas na Spartak Arena, em Moscou.


Espanha 1 a 0. 
            Gol de Diego Costa !

           

                  A Espanha obteve sua prmeira vitória nesta Copa do Mundo Rússia 2018, superando o Irã  por 1 a 0 na Kazan Arena, pela segunda rodada do Grupo B, gol de Diego Costa.
 Durante todo o primeiro tempo, os espanhóis dominaram o controle da bola, porém não ultrapassaram o bloqueio iraniano formado por todos os jogadores de linha na entrada da área. David Silva foi quem mais tentou, mas sem conseguir mexer no placar até o fim da primeira metade.

                      O segundo tempo começou mais agitado, com a Espanha mais incisiva e obrigando o goleiro Beiranvand a trabalhar. Até que Diego Costa recebeu dentro da área, girou e, quando iria ser desarmado por Rezaeian, a bola rebateu no seu joelho e entrou no canto do gol. Foi o terceiro gol de Costa no Mundial, que o empata na segunda colocação da artilharia com Cheryshev, um atrás de Cristiano Ronaldo. O Irã ameaçou no restante do jogo, tendo um gol anulado de forma correta pelo VAR e criando chances que assustaram De Gea, mas sem mexer no placar.
                   Com a vitória, a Espanha divide a liderança do grupo com Portugal, ambos com quatro pontos. Atrás vem o Irã com três e o Marrocos, zero. Os iranianos voltam a campo contra Portugal no próximo dia 25 (segunda-feira), no mesmo horário em que se enfrentam espanhóis e marroquinos.

Uruguai classificado: 1 a 0
   sobre a Arábia Saudita




                  Com este gol de Luizito Suarez (nº 9 na foto), aos 22 minutos da fase inicial, a Seleção Uruguaia se tornou agora há pouco a primeira seleção sul-americana a  se classificar para a próxima fase da Copa do Mundo. Derrotou a Arábia Saudita por 1 a 0.

                 Não foi um jogo fácil, mas os uruguaios estão mostrando muita aplicação e a famosa garra da Celeste. Vão agora decidir o primeiro lugar do Grupo A, com os russos, em jogo marcado para a próxima segunda-feira (dia 25).

                                       





O galã da Copa é islandês !


                 
                      O jogador islandês Rúrik Gíslason foi de 30 mil para 642 mil seguidores (quase o dobro da população da Islândia) no Instagram, após sua estreia na Copa do Mundo da Rússia contra a Argentina.

                          Segundo o GloboEsporte, os companheiros do time brincaram com o sucesso de Gíslason nas redes sociais:  Estávamos no vestiário após o jogo e ele tinha 70 mil seguidores. Então ele atualizou e ficou com 75 mil. Eu não sei o que estava acontecendo na América do Sul enquanto o jogo estava rolando, mas isso é bom para ele e seu valor de mercado" - disse o atacante Alfreð Finnbogason, em entrevista coletiva. 

                 
STF vai julgar a liberdade
provisória de Lula, 3ªfeira !



                       O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, incluiu na pauta do colegiado da próxima terça-feira, dia 26 de junho, um novo pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 
Na prática, se obtiver sucesso no julgamento, Lula poderá permanecer em liberdade até o julgamento do mérito pelo STF do processo a que foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no processo do tríplex do Guarujá (SP).
Marrocos não merecia
      perder para Portugal !



                    Cristiano Ronaldo (sempre ele) marcou logo aos 4 minutos. Foi o gol da vitória de Portugal sobre Marrocos, por 1 a 0.   Mas na verdade, o grande destaque do time luso, foi o goleiro Rui Patrício, autor de incríveis defesas durante toda a partida. E os marroquinos, que desperdiçaram
 muitas chances de chegar ao gol de empate, não mereciam a derrota, que lhes custou a eliminação prematura da Copa do Mundo.




                      Portugal chegou aos 4 pontos, com grandes possibilidades de alcançar as oitavas-de-final. Mas a equipe não agradou na partida de hoje. Continua na perigosa dependência de Cristiano Ronaldo. Se ele não jogar sempre bem, não sei o que poderá acontecer com o escrete português.

                       Um público sensacional assistiu o jogo disputado em Moscou. Foram 78.011 torcedores, que fizeram muita festa. O curioso é que Marrocos jogou com camisas vermelhas e calções verdes, uniforme oficial dos lusos, que hoje tiveram que jogar de branco


William Bonner se esquiva
  das perguntas indiscretas     


               
                   
                        Convidado do programa 'Zona Mista', do Sportv, William Bonner (vestindo uma camisa da Seleção Portuguesa) acabou encarando com muito bom humor as brincadeiras de Felipe Andreoli e Maurício Meirelles, que tentaram arrancar declarações sobre a separação com Fátima Bernardes.


                   "Tem uma pergunta que não posso deixar de fazer. É um tema delicado, é jornalismo. Eu já passei por isso, Felipe tá para passar por isso... O Brasil quer saber: como foi para você se separar do time do São Paulo e vir morar no Rio de Janeiro? Longe do Morumbi?"- quiseram saber os entrevistadores.



                      William percebeu a brincadeira e a referência ao longo casamento e respondeu: "A separação, o afastamento, não acaba nem com o carinho e com o respeito. Isso é para a vida toda. E a minha relação com o São Paulo vai permanecer pela vida toda mesmo que distante."


                     Os apresentadores insistiram perguntando se Bonner sentia "saudades do tricolor paulista". Bonner se saiu bem: ""Sempre tenho notícias. Vejo na TV".
                      William Bonner e Fátima Bernardes foram casados por 26 anos e tiveram trigêmeos. Hoje a apresentadora namora o advogado Túlio Gadelha, enquanto o jornalista namora a fisioterapeuta Natasha Dantas.

                      
O Galo que acorda
     a Cidade Baixa, em Porto Alegre


       (O talentoso colunista gaúcho Paulo Germano, do jornal ZeroHora,  nos conta hoje um incrível caso de um galo que vive na zona urbana da capital gaúcha)



                          Dona Edith foi ao médico, pediu remédio para dormir, passou a tomar comprimido toda noite, mas não adianta: ela ainda acorda com o cocoricó do galo. 
    O bicho canta às quatro, às cinco, às seis, às sete, e assim vai esculhambando o sono de moradores da Rua da República, na Cidade Baixa, um bairro central de Porto Alegre. Ninguém sabe ao certo quem é o dono do galináceo, mas a cantoria parece vir de um prédio azul, na quadra entre a João Pessoa e a Lima e Silva.

                         " Sabe o que é um galo que grita alto? É horrível, mas fico com pena, sabe? Ele devia estar em uma fazenda" – opina dona Edith, 73 anos.  
Já o marido dela, seu Celso, 74 anos, é um dos que simpatizam com o bichinho: conta que, de vez em quando, o galo passeia pelos galhos de uma árvore ali na frente. Quem o vê da calçada, costuma parar, comentar, tirar fotos.  " Ele é amarronzado, bem bonitinho. Não escuto nada à noite, mas meu ouvido não é mais dos melhores" – sorri seu Celso.


Os 'malucos' que andam por aí !



                                Michael Vines foi parado pela polícia de Greenville (EUA) na última terça-feira (19) após se envolver em um acidente de carro. Segundo o jornal “USA Today”, apesar de ele ter a carteira de motorista vencida, o que mais chamou a atenção foi que o homem tinha uma arma tatuada no rosto.

                         O americano foi preso por porte ilegal de arma porque, além da tatuagem, ele também tinha um revólver calibre 38. Michael tentou se livrar do revólver ao ser parado pela polícia, mas não conseguiu.                         
Gleise escapa 
           da primeira acusação !



                      A maioria da 2ª turma do Superior Tribunal Federal (STF) absolveu ontem
a  senadora paranaense e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR). Entretanto, ela ainda pode ser condenada por formação de caixa 2.  No julgamento da ação, Gleisi e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, foram acusados pela operação Lava Jato pelo suposto recebimento de R$ 1 milhão do esquema de corrupção na Petrobras.

                     Os ministros Luiz Edson Fachin, Celso de Mello e Dias Toffoli descartaram os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Para Fachin, relator do processo, não foi comprovado que a petista ofereceu contrapartida para receber o dinheiro.
                     Celso de Mello acompanhou o relator pela absolvição de Paulo Bernardo e Ernesto Kugler Rodrigues. O decano também seguiu o entendimento de Fachin em relação à Gleisi Hoffmann, descartando o crime de corrupção passiva e substituindo-o pelo de caixa 2. Celso de Mello também absolveu os três do crime de lavagem de dinheiro.
                       Já Dias Toffoli divergiu de Fachin e de Celso de Mello, que propuseram converter a conduta da corrupção passiva para falsidade ideológica eleitoral, o chamado caixa dois. Com o voto de Toffoli, formou-se maioria de votos para absolver Gleisi Hoffmann do crime de lavagem de dinheiro e para absolver Paulo Bernardo e Ernesto Kugler dos crimes de lavagem e corrupção.