Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Amanhã é o nosso dia !

   
       O dia 20 de setembro marca o início da Revolução Farroupilha, no ano de 1835. Foi neste dia que 200 gaúchos de cavalaria invadiram Porto Alegre, comandados por Onofre Pires da Silveira Canto, e obrigaram os representantes do Império a fugir para a cidade de Rio Grande. O povo gaúcho estava cansado de ser explorado através de pesados impostos e foi a luta.  Foi o início da Revolução Farroupilha, a mais importante das guerras civís sul-americanas. Só 10 anos depois, no dia 1º de março de 1845, o tratado de paz foi firmado. Até hoje, nós gaúchos comemoramos com muita emoção o dia 20 de setembro, que se tornou o Dia do Gaúcho.

Brasileirão é uma fábrica de loucos

        Ontem à noite, "gastei" meu controle remoto da TV, tentando acompanhar todos os jogos que estavam rolando. É uma loucura esse Campeonato Brasileiro. Tem jogo todo dia e a toda a hora. E está difícil de entender. Os sempre arriscados prognósticos dos comentaristas vão sendo desmentidos a cada dia. Mas eles insistem. Estão apostando agora que o Cruzeiro será campeão.
        Voltei a ver de perto o Azulão Mineiro, que ganhou do Botafogo e abriu sete pontos de vantagem na liderança. Mas continuo achando que é uma grande precipitação afirmar que o título já é da Raposa. O que são sete pontos para quem ainda tem que disputar mais de 50 ? A própria distância do Botafogo pode se desmanchar em poucos dias, apesar da boa qualidade do time cruzeirense.
 
         Quem olhar bem a tabela, verá que sete pontos de vantagem é mesmo muito pouco. Querem ver um detalhe que pode mudar muita a coisa ? Nas próximas quatro rodadas, o Fogão não sairá do Maracanã. A série começa com jogos tranquilos, contra o Bahia e a Ponte Preta. Depois, o Alvi-negro enfrentará Fluminense e Grêmio, tudo no Maraca. Sai então, mas para pegar o lanterna Náutico, lá no Recife. Quem garante que o time de Oswaldo de Oliveira não pode ganhar esses 15 pontos seguidos ?
         Enquanto isso, o Cruzeiro faz dois jogos seguidos fora de casa, contra Corinthians e Inter. A seguir, recebe a Portuguesa, vai a Recife jogar com o Náutico, recebe o São Paulo e depois faz o clássico com o Atlético Mineiro. Quanta coisa pode acontecer nestas partidas. E tem mais um particular: não acho que o Cruzeiro tenha time para ser campeão. O Galo é melhor do que ele.
          Nas outras posições do Brasileirão também não dá para apostar nada. Querem coisa mais esquisita do que está ocorrendo com São Paulo e Corinthians ? Nas últimas três partidas, o Tricolor somou 9 pontos. Já o Timão, dos últimos quinze pontos disputados, só ganhou um. E foi num empate com o lanterna Nautico, em pleno Pacaembu. No fim de semana, se o SP ganhar do Goiás e o Timão perder do Cruzeiro, os chamados "bambys" ultrapassam os "machões" conrinthianos. Vai ser uma gozação geral pra cima dos "manos".
            Outra coisa engraçada está acontecendo com os gaúchos. São times considerados bons, mas que não conseguem estabelecer uma sequência de vitórias.  O Grêmio fez mais uma apresentação medíocre, ontem contra o Santos.  E o Inter também sofre pra ganhar quando tem mando de jogo. Acho que Renato Gaúcho e Dunga já estão meio perdidos.
              E pra fechar nosso raciocínio, o nosso Coritiba vai ficando mais para trás a cada rodada. Era lider, há pouco tempo, e agora já está em oitavo lugar, a cinco pontos do G4.
        

Pérolas que o Facebook nos traz

       Meu primo Guto Scalassara postou esta pérola, lá em Ribeirão Preto. Muito engraçado, não ?