Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Bom empate do Colégio Londrinense

            Pela terceira rodada da Liga de Futsal, o Colégio Londrinense/Sercomtel obteve um bom resultado, agora à noite no Rio Grande do Sul.O representante de Londrina empatou com a Assoeva, de Venâncio Aires, por 3 a 3, num grande jogo disputado no Ginásio Municipal Poliesportivo da cidade gaúcha.
            O Colégio Londrinense conseguiu o empate quando faltavam apenas 20 segundos para o final da partida, através de Gerson. Oitomeia e Diego fizeram os outros gols paranaenses. Para os gaúchos marcaram Zezinho, Genaro e Vitor.
             O próximo jogo do Colégio Londrinense/Sercomtel será no sábado, às 18 horas no Moringão.

Kaká e Neymar entre os que mais faturam

    Um levantamento da revista "France Football" mostra que Lionel Messi é o jogador mais bem pago do mundo no momento. Ele ganhou 33 milhões de euros em todo o ano de 2011. O segundo colocado, David Beckham, ficou perto de Messi, pois recebeu no ano passado 3l,5 milhões de euros, vindo a seguir o português Cristiano Ronaldo (29,2 milhões).

         O brasileiro melhor posicionado na lista é Kaká, que ganhou 15,5 milhões de euros no ano passado. Ele está em nono lugar, atrás de Eto'o, Rooney, Agüero, Yaya Touré e Fernando Torres. Mas ficou a frente de muitos famosos, como Philipp Lahm, Ibrahimovic, Schweinsteiger, Anelka, Drogba, Lampard e outros.
          Entre os brasileiros que jogam no Brasil, quem mais ganha é  mesmo Neymar, que recebeu 13,8 milhões de euros em 2011. É o 13º craque que mais fatura no mundo.

Chico Anísio piora e preocupa

     Internado há mais de 100 dias no Hospital Samaritano, no Rio, o humorista Chico Anísio vinha apresentando algumas melhoras. Hoje, entretanto, ele teve uma sensível piora na função respiratória e provocou uma correria no hospital. Chico está novamente respirando com a ajuda de aparelhos. Segundo o boletim médico, emitido agora à noite, o quadro é grave e inspira muitos cuidados. O artista está no CTI.  Chico (81 anos) e João Havelange (95) são nesta noite as grandes preocupações do corpo médico do Hospitral Samaritano, onde ambos estão internados.

Muamba começa a melhorar

 Ainda é crítico o estado de saúde do jogador africano Fabrice Muamba, que joga no Bolton da Inglaterra, mas o London Chest Hospital admite que já houve alguma melhora. Pelo menos seu coração já bate sem os medicamentos que estavam sendo aplicados até ontem. E um parente do jogador disse que "ele até falou algumas palavras, em inglês e em francês."
                     Parentes de Muamba, aguardam notícias próximo à porta do Hospital

      Por outro lado, os jogadores do Bolton continuam traumatizados com o que aconteceu. Eles não querem dar sequência ao jogo com o Tottenham, que  foi interrompido aos 41 minutos do primeiro tempo (estava 1 a 1). O clube já admite abandonar a disputa da Copa da Inglaterra.  A partida que estava marcada para amanhã, pelo Campeonato Inglês, contra o Aston Villa, já foi adiada.

João Havelange em estado grave

             É grave o estado de saúde de João Havelange, ex-presidente da CBD e da Fifa, segundo ,informou a direção do Hospital Samaritano, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio. Aos 95 anos, ele foi internado ontem à noite com um quadro infeccioso grave. Está sendo cuidado na Unidade Coronária do hospital, recebendo tratamento com antibióticos, por via venosa.
        João Havelange dirigiu o futebol brasileiro por 18 anos. Em 1974, foi eleito presidente da Fifa, ficando até 98, quando foi sustituido por Joseph Blatter. Ricardo Teixeira, que acaba de deixa a CBF, é seu genro.

Dilma cobra aprovação da "Lei da Copa"

         Os resultados da visita feita pelo presidente da Fifa ao Brasil já estão aparecendo. A presidente Dilma Rousseff quer que a Lei Geral da Copa seja votada ainda esta semana.  O tal do Joseph Blatter é forte mesmo. A correria dos políticos já começou, e poderemos ter momentos tensos. Dilma diz claramente que "a votação da lei é um ponto importante para o governo".
         Eu só quero ver como ficará o ponto mais polêmico da lei, que é o que trata da venda de bebidas alcoólicas  nos estádios onde ocorrerão as partidas. Se aprovarem a venda, toda e qualquer campanha futura contra bebidas, fumos e outras drogas estará desmoralizada.
           Se aprovarmos a venda de bebidas só porque um dos patrocinadores da Fifa é uma fábrica de cerveja, amanhã ou depois seremos obrigados a liberar até a distribuição de drogas, por conta de possíveis patrocínios futuros.
            Os meios que cercam o futebol (Fifa, CBF, Conmebol & Cia Ltda) estão cheios de podridão mesmo. Como é que o COI (Comitê Olímpico Internacional) não faz esse tipo de exigências junto aos países que sediam os Jogos Olímpicos.  Pelo contrário, emissários do COI já vieram ao Brasil, elogiaram a nossa preparação para os os Jogos de 2016 e foram embora satisfeitos. Mas esse "bando" que comanda o futebol faz questão de botar "algum" no bolso em qualquer negociação.

Terminou a "novela" Beira-Rio ?

     Eu já estava de "saco cheio" com esta novela que cerca o reinício das obras do Beira-Rio. Finalmente, hoje no final da manhã, o Inter e a Construtora Andrade Gutierrez assinaram o contrato e as obras recomeçam quarta-feira.  Embora a direção do Inter não confirme a informação, o que se comenta é que a Construtora AG terá um lucro de R$ 1 bilhão, em duas décadas de exploração do estádio, inclusive com shows e eventos especiais. E o Inter arrecadará até R$ 400 milhões com as reformas do Beira-Rio nos próximos 20 anos.
     A construtora mineira por meio de uma Sociedade de Propósito Específico, terá nos próximos 20 anos o direito de explorar todas as novas áreas criadas no estádio: camarotes, suites, cadeiras vips e sky boxes, restaurantes, lojas e o edifício-garagem com 3 mil vagas. A públicidade estática (menos as placas ao redor do  gramado) ficará com a AG.
        Não sei se no fundo será um grande negócio para o SC Internacional. Ficará com um dos melhores estádios do Brasil, é verdade, mas terá que dividi-lo por 20 anos com os construtores, inclusive no que se refere a sua utilização. A prioridade será para os jogos oficiais do Inter. Depois, haverá uma programação para possíveis amistosos do clube e datas para eventos da Construtora Andrade Gutierrez.  Já a partir de agora, dificilmente o Inter poderá treinar no Beira-Rio.
         Começo a pensar que o ex-jogador Romário pode ter razão quando afirma que haverá muito roubo com a realização desta Copa do Mundo. É muito dinheiro rolando  na mão de pessoas que nem sempre são plenamente conhecidas em termos de honestidade nos negócios.
          Não tenho nada com isso,  não torço para o Colorado e até sou gremista. Mas não gostaria de ver um clube gaúcho tão grande quebrando a cara com um negócio como este.

Nilson, um Cidadão de Verdade

      Nosso seguidor Hamilton Nassif viajou para Curitiba, onde vai prestigiar a entrega do título de "Cidadão Honorário do Paraná" ao nosso querido amigo Nilson Monteiro, brilhante jornalista, poeta e escritor, que por muito tempo residiu em Londrina. Conheço o Nilson desde menino. Foi o seu saudoso pai Florêncio Monteiro que me trouxe para a Londrina, em 1964. Também a mãe de Nilson, a saudosa Damaris Monteiro, me acolheu com muito carinho por aqui. Assim, vi Nilson e seus irmãos Nivaldo, Nilton e Nenê crescerem numa verdadeira família.
     Anos mais tarde, Nilson e eu trabalhamos juntos na Folha de Londrina. Torcedor da Ponte Preta, lá da sua Campinas, e assumido corinthiano, tornou-se também um ardoroso adepto do Tubarão. Nilson escreve maravilhosamente bem e, felizmente, sempre teve seu talento reconhecido. Recebeu aqui o título de Cidadão Honorário de Londrina. E amanhã, às 18h30m, na Assembléia Legislativa,  será oficialmente reconhecido pela cidade de Curitiba, que é um centro muito exigente nas suas escolhas. A proposição foi do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida. São 40 anos de jornalismo e literatura.
       Peço aqui ao amigo Hamilton Nassif  que leve até Nilson o meu mais forte abraço de irmão,  parabenizando-o  por mais esta grande conquista pessoal. 

Que bicho é esse ? (4)

        O animal que tentamos identificar esta semana é um dos pássaros mais bonitos que eu conheço. Na verdade ele tem quatro nomes diferentes, dependendo da região em que é encontrado. Mede cerca de 18 centímetros de comprimento e sobrevive em gaiola, com um agradável e moderado canto. Seus habitats naturais são o matagal árido tropical ou sub-tropical e as florestas secundárias altamente degradadas. É encontrado na Argentina, na Bolívia, no Uruguai, no Paraguai, nos Estados Unidos e aqui no Brasil, em maior quantidade no oeste do Mato Grosso e no Rio Grande do Sul.


                    RESPOSTA DO TESTE ANTERIOR

Está cheio de gente por aí com fama de pescador, mas apenas dois leitores acertaram o a resposta do teste anterior. Parabéns ao Daniel Correa e ao Hamilton Nassif , que responderam que se trata de um PIRARUCU, cujo o nome científico é Arapaima Gigas. Vejam só o tamanho dele: