Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Carrasco do Brasil é finalista da Copa


         Vejam a chance que o Brasil deixou escapar. A esta hora, poderíamos estar classificados para  decidir a Copa do Mundo de Basquete Masculino, se tivéssemos vencido na quarta-feira. Mas a Sérvia não perdeu a oportunidade: derrotou a França por 90 a 85, na tarde desta sexta-feira, na Arena de Madri, e está na final de domingo, contra os Estados Unidos.

         Os sérvios comandaram o jogo, fecharam o primeiro tempo com 46 a 32 e pareciam tranquilos. Mas no último quarto a França veio pra cima e encostou no marcador, em parte pela grande atuação de Nícolas Batum, que fez 35 pontos. Só que a Sérvia tinha Milos Teodosic, aquele que liquidou o Brasil, e que hoje fez mais 24 pontos. Apesar da reação, os franceses não conseguiram a vitória, ficando para os sérvios a vaga na decisão.
            A final será domingo às 13  horas (de Brasília), também em Madri, com televisão para praticamente o mundo inteiro.
         
          
                 A boa notícia da semana na televisão foi a volta de Jô Soares ao seu programa de todos os finais de noite. Mesmo muito abatido, Jô está lá, dando o seu recado. Que Deus lhe dê saúde !

O inferno que virou a vida da gremista


         Parece que a vida da torcedora do Grêmio que xingou o goleiro Aranha está mesmo transformada num grande inferno. Depois de sofrer ameaças de morte e de estupro, Patrícia Moreira da Silva teve a sua casa apedrejada e foi forçada a se mudar, passando a morar com parentes em local mantido em segredo. A idéia era alugar a casa deixada por Patrícia.
            Mas os criminosos que estão se aproveitando da situação para espalhar o terror continuam agindo com violência. Na última madrugada, eles foram até a casa vazia (foto) e tocaram fogo. Por sorte, vizinhos chamaram os bombeiros, que conseguiram impedir que o fogo que queimou o assoalho se alastrasse.


            Sem dúvida, estes atos que os anti-racistas estão cometendo são muito mais criminosos do que a infeliz garota fez na Arena do Grêmio

No Ibope, Dilma sobe e Marina cai

          Começam a ocorrer divergências entre os institutos que pesquisam as intenções de votos para a presidência da República, muito mais pela datas e locais diferentes em que as consultas são feitas. Mas a presidente Dilma Rousseff continua liderando, tanto no Datafolha quanto no Ibope.
          Hoje foi divulgada a última pesquisa do Ibope, que mostra um crescimento de 2 pontos para Dilma, que abre 8 em relação a Marina Silva.  No dia 3, Dilma tinha 37%, Marina 33% e Aécio 15%. Hoje, Dilma está com 39%, Marina 31% e Aécio ainda com m15%.

O bom problema de Muricy no São Paulo

         Talvez os dois melhores laterais-esquerdo do Brasileirão estejam no São Paulo. O Alvaro Pereira é destaque da Seleção Uruguaia, um jogador reconhecido por todos. E Michel Bastos, que destaquei há poucos dias, quando ele chegou ao Morumbi, certamente será o camisa 6 da Seleção de  Dunga, como foi na Copa de 2010. Joga muito esse conterrâneo meu. Desde que vestia a camisa do meu Pelotas. No São Paulo, ele está jogando com a número 7.
          Esperto como sempre, o técnico Muricy Ramalho já está aproveitando que Alvaro Pereira esteve com o time do Uruguai na excursão à Ásia, para dar a ele um descanso, o que abriria a chance para Michel (foto) ser escalado contra o Cruzeiro, no domingo. O pelotense jogou demais contra o Botafogo, quarta-feira em Brasília.  Repito o que já escrevi ontem. O São Paulo é no momento o melhor time do Brasileirão.

Como é que aguentam esse Valdívia ?

           Justamente agora, quando o Palmeiras tenta se recuperar sob o comando técnico de Dorival Junior, tinha que ressurgir esse pilantra do Valdívia para complicar as coisas. Está seguidamente fora do time por contusão e ainda atrapalha os que estão jogando e tentando tirar o Verdão lá debaixo.  Deixa ele fora por mais meia dúzia de jogos.
           Hoje no treino, ele arrumou uma confusão com o goleiro reserva Bruno, e a "turma do deixa disso" teve que apartar os dois. O chileno queria que o goleiro pegasse a bola com a mão e lhe lançasse rapidamente. Como sempre, querendo ser a "estrela". Começou uma discussão, e Valdívia chamou o rapaz de "seu merda". Pronto, confusão feita, como se vê nas fotos.
           Não sou palmeirense, todos sabem, mas não vejo a hora de ver o Verdão voltar a ser um grande clube. Especialmente agora, porque  gosto muito do estilo de trabalho do Dorival Junior, que é um cara sério. Entretanto, não é fácil trabalhar numa estrutura tão bagunçada.
           Além da diretoria sempre atrapalhada, o Palmeiras tem outros problemas que precisam ser eliminados. É muita coisa errada ao mesmo tempo. Enquanto não mandar esse chileno embora, e não parar de encher a camisa do time  de emblemas, cores italianas e outras frescuras, o clube não voltará a ser aquele dos bons tempos.
           Os dirigentes têm que se convencer que o Palmeiras é um clube BRASILEIRO. Esqueçam a Itália, com seus escudetos, bandeirinhas e outras bobagens, que só descaracterizam o verdadeiro Palmeiras.

Palpite fora de hora

          Não acho que Ronaldo Fenômeno seja um "mau-caráter". Pelo contrário, até considero suas opiniões muito úteis para o nosso futebol. Mas li uma entrevista dele na revista "The Fifa Weekly", editada pela entidade máxima do futebol, e não gostei de um palpite que emitiu. Ronaldo não deveria manifestar espanto pela volta de Dunga à Seleção. Sua opinião é muito importante. O que ele diz, tem peso.  Talvez não tenha sido com má intenção, mas pegou mal.
          O ex-jogador falou sobre o atual momento do futebol brasileiro e, de repente, deixou escapar: "Fiquei bastante surpreso, porque o Dunga não treinava nenhum time há bastante tempo."   Ficou claro que Ronaldo não gostou da escolha. Porém, mais adiante, ele amenizou: "Espero que ele possa fazer um bom trabalho. Desejo a ele tudo de melhor e muita sorte."
           Mas o nosso maior artilheiro nas Copas falou outras coisas interessantes. Disse, por exemplo, que "precisamos evoluir para voltar a figurar entre os melhores do mundo". Criticou a falta de melhor estrutura, nos clubes, sobretudo nas categorias de base. E destacou: "Em todas as safras do passado tínhamos grandes jogadores;  agora só temos o Neymar".

           Rosani Maia é uma amiga muito querida, lá de Fortaleza. Ela vive divulgando a sua terra no Facebook. Que bonito isso, não é mesmo ?  Pois nesta postagem ela nos mostra as expressões que os cearenses usam no seu dia a dia.