Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 10 de abril de 2015


        Já vi muito "marmanjo" tocando maravilhosamente um violão. Mas conheço no máximo umas três mulheres que mexeram  nas "seis cordas" com tanto talento como esta saudosa  fluminense

                                       ROSINHA DE VALENÇA
   

                         

            O seu nome era Maria Rosa Canelas, nascida na cidade de Valença, no Estado do Rio, mas depois de ouví-la tocar, o famoso Sergio Porto, nacionalmente conhecido como Stanislaw Ponte Preta, disse que ela tocava "por uma cidade inteira" e passou a chama-la de ROSINHA DE VALENÇA.

            E foi Sergio Porto, em 1963,  quem apresentou Rosinha (então com 22 anos) a Baden Powell e Aloysio de Oliveira que se encarregaram de encaminhar sua carreira, através da gravadora "Elenco". Veio o primeiro disco, que aí está no nosso vídeo,  mostrando a montanha de talento que esta moça tinha nos dedos para tocar e na voz para cantar.

              Sucesso total em 1964 no show  "O Fino da Bossa" e a partir de 1965 muitas viagens, especialmente para os Estados Unidos, com Jorge Ben, Wanda Sá, Tião Neto, Chico Batera e a banda de Sergio Mendes. Depois, França, Japão, Portugal, Itália, Suíça, Israel, Rússia e vários países africanos. Na volta, mais sucesso, com João Donato, Martinho da Vila (4 discos).

          Mas em 1992, Rosinha  de Valença foi vítima de uma paralisia cerebral, entrando em irreversível estado de coma. E assim permaneceu por 12 anos, até que, no dia 10 de junho de 2004,  ela nos deixou, aos 62 anos. 
 

 
           Sei que pouca gente se lembra dela, mas pra quem realmente gosta de música e particularmente de violão, ROSINHA DE VALENÇA  faz uma falta danada. Ouça o seu vídeo e entenda porque.    

      O QUE EU MAIS ESTOU GOSTANDO NESTE CAMPEONATO PARANAENSE E VER TRÊS CLUBES DO INTERIOR NAS SEMIFINAIS, CONTRA APENAS UM DA CAPITAL !
EU ESTAVA CERTO. O FOZ "CHEGOU"




             Logo após a primeira rodada do Campeonato Paranaense, com vitória do Londrina sobre o Foz do Iguaçu, aqui no Café, escrevi aqui que o Tubarão tinha levado muita sorte, por enfrentar o time da Fronteira logo no primeiro jogo, porque ele certamente seria um adversário muito difícil ao longo do certame. E está sendo mesmo.

             Ontem, o time dirigido por Edison Borges confirmou a sua inclusão entre as quatro melhores equipes do Campeonato. Como havia vencido lá no Estádio ABC  por 3 a 1 no primeiro jogo com o J.Malucelli, veio à Capital ontem e jogou com o regulamento debaixo do braço, perdendo por 2 a 1 mas levando a vaga pra casa. E o Jotinha, mais uma vez morreu na praia.

             Acho que o confronto Fox x Operário vai ser tão tenso e vibrante como será Londrina x Coritiba. E daqui a pouco, aquele time que veio aqui até sem banco de reservas, na largada do campeonato poderá estar aí, brigando pelo "caneco" na grande final. 

             ó que o time do Operário é muito bom. Conheço bem o técnico Itamar Schulle (foto abaixo), lá do Rio Grande do Sul.  Levou o time pontagrossense a uma semifinal, o que não ocorria a 25 anos.   E o  Fantasma tem um dos melhores goleiros (Jhonatan) que vi atuar aqui no sul do País nos últimos cinco ou seis anos, pelo Pelotas e o pelo Juventude de Caxias.


COPA LIBERTADORES
  Brasil fecha a semana com quatro
   equipes na zona de classificação

     A Fase de Grupos de Copa Libertadores da América fechou ontem a sua antepenúltima semana, e quatro dos cinco clubes brasileiros estão por enquanto classificados para a etapa seguinte da competição. Apesar da vitória de ontem, o Atlético Mineiro é o único que não figura entre os dois primeiros da sua chave, pois o Grupo 1é liderado pelo Colo-Colo, com 12 pontos. O segundo é o Santa Fé, que supera o Galo no critério de gols , já que ambos estão com 6 pontos. E o Atlas é o último, com apenas três.  Faltam dois jogos para cada equipe. O Atlético vai pegar o Atlas lá no México, e depois o Colo-Colo no Mineirão.

        Corinthians e São Paulo, são os dois primeiros do Grupo 2.   O Cruzeiro lidera tranquilo o Grupo 3.  E o Inter é  vice-líder do Grupo 4.  Estas quatro equipes brasileiras estariam classificadas, se a Fase de Grupos terminasse hoje.



              Na rodada de ontem, o Atlético Mineiro fez 2 a 0 no Santa Fé da Colômbia, na Arena da Vila Independência.  Carlos, logo aos 12 minutos, abriu o placar e provocou esta festa da foto acima. E Guilherme, na sua volta ao time, marcou o segundo no último minuto da partida.

               No Paraguai, em Assunção, o Libertad local só empatou com o Barcelona de Guayaquil (Equador), por 1 a 1. Os gols foram de Benitez para os guaranis e Esterrilla para os equatorianos.


                Em Montevidéo, O Wandereres local não conseguiu segurar o Boca Juniors, melhor time da Libertadores até aqui, agora com 15 pontos. Calleri (2) e Monzón marcaram, fazendo 3 a 0 para o time argentino.


                 E a grande surpresa ocorreu na Argentina. Mesmo jogando em seu reduto, o Estudiantes foi derrotado pelo bom time do Atlético Nacional de Medelin, por 1 a 0. Jonathan Mejia marcou o gol da vitória colombiana.
"VENHA GOVERNADOR.
    AINDA DÁ TEMPO !"


             Recebi com tristeza a notícia de que Beto Richa não virá à cidade para a ExpoLondrina 2015. A presença do governador é tradicional, nesta que é uma das mais importantes festas da cidade.  Que é a cidade natal dele. Uma pena !

               Deixar de vir a Londrina por medo de tomar vaia é uma manifestação de fraqueza, senhor governador.  A presidente Dilma tem sido vaiada em todos os lugares. Mas está lá, dando a cara pra bater. Não aparecer numa festa como esta, é aceitar as acusações que algumas pessoas estão lhe fazendo.

                Mas ainda dá tempo. Peça a benção do seu velho pai José Richa, abra o sorriso mais bonito que tiver e venha abraçar seus conterrâneos, senhor governador. Aposto que seu pai vem consigo !
O vai-e-vem de uma carreira marcada por ótima voz, mas pouca emoção 
J  O  A  N  N  A
 
                                Decididamente, a carioca Joanna não está entre as minhas cantoras preferidas. Mas não posso deixar de reconhecer suas razoáveis qualidades como cantora, compositora e instrumentista brasileira. Maria de Fátima Gomes Nogueira está com 58 anos e não pode reclamar de falta de oportunidades. Aproveitou algumas, desperdiçou outras e, certamente, ganhou um bom dinheiro.


                        Abrimos a postagem tentando estabelecer um panorama geral sobre a cantora Joanna. O vídeo acima nos traz pedaços de 10 canções que ela considera como destaques na sua carreira: ESPELHO - RECADO - UMA CANÇÃO DE AMOR - UM SONHO A DOIS -  TÔ FAZENDO NADA  - CHAMA -  TEU CASO SOU EU  - VERTIGEM  - SOZINHA  E  AMANHÃ TALVEZ.

            Criada no subúrbio carioca, Joanna começou participando de festivais da época de sua juventude e fazendo backing vocal de conjuntos de baile e em casas noturnas. Mas o que realmente lhe abriu as portas foi o programa de Flávio Cavalcanti na TV Tupi do Rio.  Ela ganhou "A grande chance" de 1974, cantando "Última Forma", canção de Baden Powell.




               Mas o primeiro LP de Joanna ("Nascente") só saiu em 1979. O destaque do disco era a linda canção "Descaminhos", de sua autoria em parceria com Sarah Benchimol. O LP vendeu 80 mil cópias. Mas os discos seguintes foram marcados por um nítido interesse comercial, o que gerou muitas críticas negativas.  Joanna parecia mais interessada em ganhar dinheiro.

       Mesmo assim, ela  conseguiu músicas de autores conhecidos, como Renato Teixeira e principalmente Gonzaguinha, de quem ela gravou muitas canções.   Seu maior sucesso de vendagem veio em 1986, no disco que trazia a canção "Um Sonho a Dois", com participação do grupo Roupa Nova. O álbum vendeu um milhão de cópias e abriu as portas para que Joanna fizesse turnês mundiais pelos países de língua latina.
      Mas na atualidade, Joanna me parece uma artista acomodada com o relativo sucesso que fez em 35 anos de carreira. E raramente ela é chamada para grandes eventos, na televisão ou em shows. Na verdade, ela parou de brigar por mais sucesso. Mas seu nome está escrito na história da MPB.
      Muito boa a brincadeira feita nesta postagem que encontrei na página da  querida amiga Ana Maria Arenghi