Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Copa SP: Coxa também se classificou

              Ontem foi o Atlético, hoje foi o Coritiba que se classificou para as oitavas-de-final da Copa SP de Futebol Junior. Os coxas venceram o Mirassol de virada, por 4 a 2, num jogo disputado  em Louveira. Os outros resultados de hoje foram: Inter 3 x Barueri 0, Fluminense 1 x Bahia 0, Grêmio 2 x Juventus-SP 0, Rondonópolis 6 x Figueirense 4, Santos 4 x Guarani 0, Desportivo Brasil 2 x São Caetano 2 (3 a 2 nos penaltis) e Botafogo 2 x Vitória 2 (1 a 3 nos penaltis).
                As oitavas estão definidas. Na terça-feira jogam Atlético Paranaense x Olé Brasil, Palmeiras x Paulista, Red Bull Brasil x América Mineiro  e Corinthians x Primeira Camisa. Na quarta-feira teremos Santos x Desportivo Brasil, Grêmio x Fluminnse, Inter x Coritiba e Vitória x Rondonópolis.

Rio Branco ganhou do Camboriú

            No Gigante do Itiberê, em Paranaguá, o Rio Branco derrotou o Camboriú, por 3 a 1, em jogo preparatório para os certames do Paraná e de Santa Catarina. No primeiro tempo, 1 a 1, com gols de Pequi (RB) e Mailson (C). No intervalo, o técnico Lio "pegou no pé" de seus jogadores, que voltaram melhor para o segundo tempo e fizeram mais dois gols, ambos através de Maranhão.
             A estréia do "Leão da Estradinha", domingo próximo, será em Curitiba diante do Corinthians Paranaense, às 17 horas.

Roma perdeu para o Palmeiras B

               No amistoso realizado ontem à noite no Estádio Bom Jesus da Lapa, o Roma Apucarana foi derrotado pelo Palmeiras B, por 1 a 0. Cerca de 500 torcedores viram o jogo. Os apucaranenses fizeram um bom primeiro tempo, mas cederam na fase final, levando o gol aos 30 minutos, através de Érico, de cabeça.
               Grafite foi o melhor do Roma, e o técnico Pedro Caçapa ficou preocupado com a queda de produção do time no segundo tempo. Já o Palmeiras B saiu satisfeito porque está voltando invicto para São Paulo, já que empatou com o Arapongas (quinta-feira) e ganhou ganhou ontem.
                Não estou vendo nenhum time do interior paranaense impressionar nesta fase de preparação para o Campeonato Estadual, que começa domingo que vem. Se jeito regula, será um campeonato fraco.

1 a 1 num bom jogo no Estádio do Café

               Mesmo com  22 alterações (11 de cada lado) no intervalo, Corinthians e Flamengo proporcionaram um bom espetáculo no Estádio do Café. E o empate foi justo. Não adianta dizer que,  enquanto os time estavam completos o Timão estava ganhando por 2 a 0. Afinal, o que  vale são os 90 minutos, mesmo porque os dois clubes terão que utilizar duas formações na temporada para cumprir o calendário de jogos. E já devem iniciar os certames regionais com a utilização dos supostos reservas.
                Um grande público. Falaram em 25 mil torcedores, mas nunca saberemos realmente quantos pagantes teve esse jogo. Muito calor e muitas experiências dos dois lados. Alex e Liedson(foto) fizeram Corinthians 2 a 0 no primeiro tempo. Bottinelli e Negueba empataram a partida na fase complementar. E ficou bem para todo mundo. Apesar das muitas bobagens cometidas na organização da festa, acho que valeu a pena.

Um show de "caipirice"

            Um amigo meu que mora em São Paulo e está visitando Londrina, me disse assustado: "Nem num clássico Corinthians x Palmeiras se vê tanta frescura quanto ao uso de camisas. O que é que é isso?" E realmente o barulho que fizeram aqui na cidade foi demais. Prevaleceu o nosso espírito "caipira".
             Nossos dirigentes, autoridades e policiais agiram como se fossemos uma cidade pequena, que nunca havia visto um grande jogo de futebol. Frescura para tudo. Só faltou determinar que os corinthianos fizessem xixi no primeiro tempo e os flamenguistas no segundo, "pra não dar briga no banheiro." Verdadeiros absurdos foram praticados, contrariando até a Constituição do País. Afinal, no Brasil, você tem o direito de vestir a camisa que desejar, não importando se ela é vermelha ou branca. Imaginem o espanto de uma criança vendo o pai ter que tirar a camisa do seu time ?
             Outra "caipirice" é o serviço de som do estádio solicitar que as pessoas se levantem para ouvir os hinos do Paraná e do Brasil. É um menosprezo a inteligência de um povo culto como o londrinense.
              E mais: não sei ao certo por que motivo, muita gente só conseguiu entrar no Estádio do Café quando já tinhamos 25 minutos de jogo. E outra: o jogo começou com um atraso de 10 minutos, um fato criticado pela imprensa que veio de fora. Há muito tempo o futebol brasileiro não atrasa mais o começo das partidas de futebol. Isso é coisa do passado. 
               Em suma, precisamos nos preparar para não "pagar esses micos". Somos uma cidade evoluída, que tem que encarar um jogo de futebol com naturalidade, mesmo que seja entre Corinthians e Flamengo, que em tempos passados já passaram por aqui e foram derrotados pelo nosso Tubarão. Não podemos dar margem para que pessoas que vem de fora saiam daqui achando que somos todos um bando de caipiras.

Ainda tem gente no "Costa Concordia"

            O navio Costa Condordia segue semi-afundado (foto), na Italia. E, por incrível que pareça, ainda tem gente dentro do barco. Mais de 24 horas depois do naufrágio, foi resgatado o tripulante italiano Marrico Giampretoni, que não conseguiu sair antes porque estava com a perna quebrada. Também haviam sido encontrados com vida Hye Jim Jeong e Hideok Han, um casal de coreanos que estava em lua de mel. Ambos têm 29 anos. E os bombeiros relataram que estão conseguindo se comunicar com mais uma pessoa que permanece na embarcação.
      Por outro lado, o capitão do navio, Francesco Schettino, está detido porque abandonou o Costa Concordia antes que todos os passageiros desembarcassem. Ele vai responder por homicídio culposo e pelo abandono do barco.

Os filmes que vão "bombar (8)

                  E vamos chegando ao oitavo nome da lista dos filmes que têm tudo para se constituir em sucesso na temporada 2012.  Vem aí "O espetacular Homem-Aranha", que estréia nas telas brasileiras no dia 3 de julho. E espera-se que ele seja no mínimo espetacular, para justificar uma nova tentativa no personagem. É a história de Peter Parker, interpretado por Andrew Garfield, que assinou contrato para outros dois filmes como Homem-Aranha. A direção é de Marc Webb.
                 

Só deu Brasil no UFC Rio

             Os brasileiros deram um show no UFC Rio, realizado na noita passada. Destaque maior para a vitória do peso pena José Aldo, que manteve o título mundial derrotando o até então invicto Chad Mendes (EUA), logo no primeiro round.

                               José Aldo foi pra galera, depois de derrotar o americano no 1º round 
    Nas dez lutas realizadas, o Brasil só perdeu uma, nos meio-médios, com Ricardo Funch sendo nocauteado pelo norte-americano Mike Pyle, no primeiro assalto. Todos os outros brasileiros se deram bem. O médio Vitor Belfort ganhou do americano Anthony Johnson, por finalização no primeiro round. Na mesma categoria, Toquinho Palhares derrotou  Mike Massenzio (EUA), também por finalização. Nos leves, Edson Barbosa ganhou do inglês Terry Etim, por nocaute no 3º round. E ainda pelo card principal, numa luta entre dois meio-médios brasileiros, Erick Silva foi desqualificado por golpes ilegais, diante de Carlo Prater.
              No card preliminar, o peso leve Thiago Tavares venceu o canadense Sam Stout, por pontos; o pena Iuri Marajó ganhou do japonês Michihiro Omigawa, também por pontos; outro pena brasileiro, Felipe Sertanejo, ganhou por pontos do canadense Antonio Carvalho; e em combate de brasileiros, o peso pesado Gabriel Negrão derrotou Ednaldo Lula, por finalização no primeiro round.

Morre o treinador do juvenil do Londrina

              Que estupidez esse acidente que matou o técnico do time juvenil do Londrina, Charles de Oliveira, no começo da noite de ontem na rodovia Celso Garcia Cid, bem próximo ao CT da SM Sports. Ainda não conheço perfeitamente os detalhes da ocorrência. De qualquer forma, é uma violência sem tamanho.
               Charles, ex-zagueiro do próprio Londrina, da Portuguesa Londrinense e de outros times, tinha apenas 34 anos. Ele estava se preparando para iniciar o trabalho como treinador dos juvenis do Tubarão. Havia sido contratado em dezembro último.
                Após assistir o treino do Flamengo no SM Sports, Charles ainda jantou com os jogadores rubro-negros, tirou fotografias e depois deixou o local, no seu carro Gol. Na PR-445, houve a colisão frontal com um Golf que vinha sendo dirigido por Sandro Cunha, de 40 anos. Charles não resistiu os ferimentos e morreu, enquanto Sandro era conduzido em estado grave para a Santa Casa, com fratura do femur. A rodovia ficou interditada por cerca de uma hora, retendo inclusive o ônibus que trazia a delegação do Flamengo para o hotel, no centro da cidade.
                Charles está sendo velado na Capela 1 do Cemitério Padre Anchieta, onde será sepultado às 17h30m. Deixa esposa e dois filhos. Que tristeza !