Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Djokovic partiu pra cima e derrotou Nadal

     O espanhol Rafael Nadal continua sendo o número 1 do ranking da ATP, mas certamente não deve ter dormido bem, de ontem pra  hoje, depois da derrota que lhe foi imposta pelo sérvio Kovac Djokovic (foto), que conquistou o título do Torneio de Miami com uma apresentação sensacional e uma vitória de 2 a 0, com parciais de 6/3 e 6/3.
      Djokovic mudou sua tática e jogou ofensivamente, não dando chance a Nadal. Foi a 40ª partida entre os dois tenistas e a 20ª em final, com 11 vitórias do sérvio e 9 do espanhol. 
       Nadal lidera o ranking com 13.730 pontos. Djokovic tem 11.810, longe dos que vem a seguir: Stanislas Wawrinka 5.740, Roger Federer 5.225, Tomas Berdych 4.720, David Ferrer 4.640,  Juan Martin Del Potro 4.260 e Andy Murray 3.975 pontos.  O melhor brasileiro é Thomas Bellucci, com 567 pontos, em 104º lugar.

Torre Eiffel faz 125 anos hoje

     Ver Paris lá de cima da Torre Eiffel é mesmo muito emocionante. Ela foi inaugurada no dia 31 de março de 1889, quando o arquiteto Gustavo Eiffel içou a bandeira da França no local. Ela foi construída para uma Exposição Universal que comemorava o aniversário da Revolução Francesa, e deveria ser destruída 20 anos mais tarde. Foi salva porque as forças armadas colocaram uma antena de rádio no ponto mais alto da torre, o que inviabilizou a idéia de destruí-la.

 
     A torre é formada por mais de 18 mil peças metálicas, fixadas por cerca de 2,5 milhões de parafusos. Criticada por intelectuais (sempre eles) durante a construção, a Torre Eiffel tornou-se depois o símbolo e o orgulho maior dos parisienses, visitada por mais de 7 milhões de turistas todos os anos.

                                   GAÚCHO COM MEDO DE CHUVA
     Nós gaúchos temos fama de valentes. Tem gaúcho que garante que não tem medo de nada. Mas certamente não é o caso deste gaúcho de Bagé que, na primeira chuva, subiu na calçada, com cavalo e tudo, para se abrigar na marquise da Farmácia São João  e não se molhar.  Que fiasco, hein Gauchão ?  A foto foi postada no Facebook por minha sobrinha bageense Stela.

As decisões dos Estaduais

    No Rio, em Minas e no Rio Grande do Sul, os clubes mais tradicionais vão decidir os títulos estaduais. O "Clássico do Milhões" certamente deverá lotar o Maracanã. Flamengo e Vasco se enfrentarão duas vezes. Não são duas grandes equipes, mas vestem camisas de grande tradição. Tudo pode acontecer nestes jogos, mas o mais importante é que o Campeonato Carioca continuará com prestígio.

      No Rio Grande do Sul, a final já começou ontem, com cerca de 40 mil pessoas na Arena do Grêmio, que está sediando sua primeira decisão. Foram 37.444 pagantes, e a maioria era gremista. Porém, He-Man fez dois gols e decidiu o Grenal 400. Barcos havia aberto o placar, mas Rafael Moura virou o jogo e fez a farra dos colorados.
      Ainda não se sabe se o Inter poderá mandar o segundo jogo no Beira-Rio, mas em qualquer campo ele passou a ser o favorito para chegar ao tetracampeonato. Tem mais técnico (Abel Braga)  e tem mais time. O Grêmio precisa de mais craques feitos. Dudu, Luan e Jean Deretti ainda são promessas.

        E em Minas Gerais, Cruzeiro (campeão brasileiro) e Atlético (campeão da América) têm todas as condições de disputar uma grande decisão.  Os cruzeirenses têm a vantagem de jogar por dois empates. Já os atleticanos precisam vencer para chegar ao tricampeonato. Vai ser um pega duríssimo.
    

Deu zebra no Paraná e em São Paulo

      Paraná e São Paulo destoaram dos outros grandes centros e terão times do Interior nas decisões dos seus certames. O Coritiba era apontado como finalista certo do Paranaense, mas acabou sendo superado com inteira justiça pelo Maringá, que no ano passado foi campeão da Segunda Divisão e agora pode ganhar também a Primeira Divisão.
      Vi os dois jogos pela televisão e não fiquei com nenhuma dúvida. O Maringá foi melhor do que o Coritiba nas duas ocasiões. Tem um time muito arrumado, com alguns nomes experientes. E até o técnico Claudemir Sturion, com sua "conversinha fraca" mostrou serviço.
      Já o Coritiba vai ter que repensar tudo para o Brasileirão. Com esta equipe, vai brigar de novo pra não cair para a Segunda Divisão. Tem que começar trocando Dado Cavalcanti por um treinador de maior qualidade. E arranjar jogadores para atuar ao lado de Alex, que está sozinho no time. É só marcar o Alex que o Coxa morre em campo. Só o Londrina é que não consegue ganhar do Coritiba.
       Vamos ver se o Tubarão consegue surpreender o Atlético, quarta-feira aqui no Café. Acho bem difícil, mas quem sabe ? O Furacão tem um time de guris e, se chegar à final, não sei se aguenta o Maringá.  Hoje, o favorito para ganhar o título do Paraná é o Maringá Futebol Clube. Quem diria, hein ?
      
        Mas muito pior aconteceu em São Paulo. Os "grandes" foram caindo. Primeiro foi o Corinthians, que nem chegou às fases decisivas. Foi vergonhoso. Depois, foi o São Paulo, time de Pato, Ganso e outra bicharada. Foi eliminado pelo Penapolense. E ontem, em pleno Pacaembu, foi a vez do Palmeiras, que nunca me enganou com seus Valdívias,  Kleinas e outras figurinhas. O Verdão continua sendo um time muito ruim. Se engana com ele quem quer. Agora ficam as desculpas, tipo "Valdívia se machucou". Mas quando é que Valdívia não se machucou ?
         Restaram Santos, que não é nenhuma maravilha mas é sem dúvida o melhor de todos, e o Ituano do técnico Noriva. Deve dar Peixe mas, com tanto enganador no futebol paulista, a zebra poderá voltar a pastar.