Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O que está ocorrendo com nossa Igreja ?

             Vejo com preocupação cada vez maior o aparecimento de seguidas notícias sobre o comportamento "impróprio" de padres, bispos e cardeais, especialmente no que se refere a pedofilia e assédio sexual. Nesta segunda-feira, o cardeal Keith O'Brien (foto), chefe da Igreja Católica da Escócia, pediu demissão como arcebispo de St.Andrews e Edimburgo, por estar sendo acusado por ações cometidas há 33 anos.

                           

           O cardeal O'Brien tem 74 anos e sua demissão foi aceita pelo Papa Bento XVI, segundo o Vaticano por "motivos de idade".  Ele seria o único britânico que participaria do Conclave que elegerá o novo Papa. "Não quero a atenção da mídia em Roma. O centro das atenções deve ser o Papa Bento XVI e seu sucessor" - declarou o demissionário. Portanto, caiu de 117 para 115 o número de cardeais que irá ao Conclave.
           A denúncia contra o cardeal Keith O'Brien foi feita por três padres e um ex-religioso, que foram transmitidas a Roma uma semana antes da renúncia de Bento XVI, em 11 de fevereiro.
            Na verdade os escândalos estão por aí, envolvendo políticos, empresários, pastores evangélicos e todo o tipo de pessoas. Mas quando atinge um sacerdote católico, uma notícia destas ganha um destaque muito maior, embora ele também seja um homem como outro qualquer.  
            Não é minha intenção defender os sacerdotes católicos. Apenas entendo que o celibato obrigatório acaba tornando a missão deles extremamente mais difícil. E os prejuízos acabam caindo sobre a Igreja Católica.
           

2 comentários:

  1. Sabe o que eu acho,isso sempre existiu. É que antes essas notícias envolvendo religiosos sobre assédio sexual e pedofilia, não eram noticiadas.
    Hoje com a globalização e o acesso a internet, tudo ficou máis fácil.

    TATO - 25/02/2013

    ResponderExcluir
  2. O fim do celibato não vai acabar com os casos de pedofilia e outros escandalos, que ocorrem e sempre ocorreram.
    Entendo que o celibato obrigatorio é para que o padre ou bispo possa se dedicar totalmente a Deus, a igreja ao irmão aos necessitados, etc.etc.
    Se acabar com o celibato, além do religioso, não ter mais tempo exclusivo, a igreja vai ter muitos problemas juridicos para resolver, com mulheres e filhos.
    O que precisamos entender é que em grande universo de religiosos sempre terá aquele que está lá sem vocação, e propenso a aprontar, sujando o nome da entidade, assim como, em maior numeros, policiais, servidores públicos, medicos, advogados.
    Continuo a favor do celibato.
    PALMERENSE

    ResponderExcluir