Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Palmeiras estragou a festa de Neymar

            Comemorando seu 20º aniversário, Neymar fez o seu 100º gol no Santos e já estava se preparando para festejar. Mas o Palmeiras empatou com Fernandão, aos 43', e virou com Juninho aos 46' estragando a festa do astro do Peixe em apenas três minutos. Final: 2 a 1 para o Verdão, em jogo disputado no Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente.
                                    
                                   Marcos Assunção x Henrique durante o clássico de hoje
          Em outra partida importante disputada esta tarde, o Corinthians foi surpreendido pelo Bragantino em pleno Pacaembú, e só empatou por 1 a 1. Cachito Ramirez fez o gol corinthiano, enquanto Serginho marcou para o time de Bragança Paulista. O Timão deixou escapar a liderança.
          O São Paulo voltou a ponta, na vitória sobre a Ponte, em Campinas, por 3 a 1,  chegando aos 13 pontos e superando o Paulista e o Corinthians pelos critérios de desempate. William José (2) e Lucas fizeram os gols tricolores e Guilherme marcou para os campineiros. Jadson estreou com atuação discreta.

Problema do Interior são os técnicos

              O jogo Cianorte x Atlético serviu para me dar certeza de que são os treinadores que atrapalham os times do Interior Paranaense. Normalmente, qualquer time interiorano que vai jogar na Capital muda o seu esquema e joga defensivamente. Mas as equipes de Curitiba vêm ao Interior e jogam ofensivamente, como se estivessem em casa.  Mesmo que o adversário esteja na liderança, como estava o Cianorte.
               Se o Leão do Vale do Ivaí vinha de uma goleada de 7 a 1 sobre o Rio Branco, por que não continuar jogando pra frente, buscando os gols ? Mas quem foi pra cima foi o Atlético, que dominou o jogo no primeiro tempo, fazendo 2 a 0, com gols do zagueiro Manoel e do centroavante Bruno Mineiro. O Furacão jogou com três atacantes, na casa do adversário. E se deu bem, porque o Cianorte não tinha coragem de se abrir.
                Certamente o técnico Paulo Turra se deu conta de que seu time estava jogando errado e mudou a fórmula. No segundo tempo, o Leão é que foi pra cima, obrigando o Furacão a se retrair. E o empate veio, com gols de Marquinhos e Paulinho. Final: 2 a 2.
                É lógico que empatar com o Atlético é sempre um bom resultado. Entretanto, o Cianorte poderia ter ganho a partida, se tivesse atacado desde o início. Gostei da coragem do Atlético, de jogar no ataque. E não gostei do medo interiorano do Cianorte, que poderia ter mantido a liderança.

*****    Nos outros jogos desta tarde, o Corinthians ganhou de virada do Paranavaí, por 3 a 1. Também de virada, o Rio Branco derrotou o Operário, por 3 a 2. E o Roma mostrou que está mal mesmo. Jogando em casa, só empatou com o Toledo, por 0 a 0.

*****    O Coritiba ganhou a liderança absoluta, com o empate em Cianorte. A nova classificação: 1º- Coritiba, 15; 2º- Cianorte e Atlético, 13; 4º - Arapongas e Corinthians-PR, 10; 6º - Rio Branco, 6; 7º- Londrina, Operário e Toledo, 4; 10º - Roma e Iraty, 2; 12 - Paranavaí, 1 ponto.

E agora, ainda bate na mulher ?

             Nunca gostei de homem metido a valente. Talvez seja até porisso que não simpatizo muito com o atacante Kleber, que utiliza com orgulho o apelido de "Gladiador". Mas gosto ainda menos de homem metido a bater em mulher. E a notícia veia a tona agora: segundo uma ocorrência registrada na Segunda Delegacia de Polícia de Porto Alegre, o "valente" atacante do Grêmio Portoalegrense agrediu sua esposa, Débora Favarini, com um soco na cabeça e um golpe no rosto. A cena ocorreu no hotel onde o casal residia, na Capítal Gaúcha.  Depois do ocorrido, Débora deixou o hotel e viajou para Belo Horizonte, onde moram seus pais.
            Na Polícia, Débora Favarini disse ainda que Kleber já havia batido nela em outras oportunidades, e que ela não o denunciou para não prejudicar sua carreira. Pelo jeito desta vez a "porrada" foi mais forte e Débora decidiu que estava na hora de parar de apanhar.
             Quero ver no Grenal de daqui a pouco, se Kleber é valente mesmo, enfrentando os zagueiros do Inter. Quero ver se ele bate no garoto Rodrigo Moledo, que é forte pra valer.
             

Favorito para encarar Barack Obama

            Mitt Romney, ex-governador de Massachussets, venceu mais uma prévia, hoje, e passa ser considerado como maior favorito para ser o candidato republicano à presidência da República. Ele já havia vencido nas primárias da Flórida e hoje repetiu o sucesso, ganhando no Estado de Nevada.
            Romney, que é mórmon, luta para ser o candidato e enfrentar Barack Obama, na luta pela Casa Branca. Mas ele terá que superar outros três republicanos nas prévias:  Newt Gingrich, Rick Santorum e Ron Paul. De qualquer forma pelos resultados das primárias até aqui, é melhor a gente já ir se acostumando com a cara do homem.

A bola rola, daqui a pouco

             Daqui a pouco começa o futebol, e vou estar dividido, entre o Grenal e o jogo Cianorte x Atlético. São os dois jogos mais importantes pra mim, mas vou dar um jeito de mais tarde ainda assistir os teipes de Santos x Palmeiras e Botafogo x Flamengo. O futebol é parte importante da minha vida, e tenho que ficar ligado em tudo.
               Nós paranaenses teremos a grande chance de ver hoje se o Cianorte tem mesmo bala na agulha para enfrentar a dupla Atletiba. Jogando em casa, ele não pode desperdiçar a chance ganhar do Furacão e dar uma alegria ao Interior do estado. Vou torcer. "Sou Cianorte desde pequenininho"

Padre Mauro está na Terra

           Comecei o dia assistindo a uma missa, como todas as missas deveriam ser. Frequento a Paróquia Nossa Senhora das Graças, com sede ao lado do Colégio Maxi, e hoje recebemos a visita do Padre Mauro, que já foi nosso pároco e atualmente trabalha no Norte do País. Foi mais um show deste competente sacerdote, que deveria estar sendo aproveitado por nossa Arquidiocese, mas que lamentavelmente está longe. Não temos três padres como ele, atualmente por aqui.
             Padre Mauro está dirigindo uma paróquia em Laranjal do Jari, lá na Amazônia, e depois da missa fez uma breve esplanação, contando coisas curiosas sobre aquela região do Brasil, onde tudo é grande e nada é fácil. Para que se tenha uma idéia das dificuldades, uma vez por semana, para celebrar uma missa às 8 horas da manhã, Pe.Mauro sai às três e meia da manhã de casa, num barco com motor 90. Mas ele está contente, "por estar aprendendo muita coisa com aquela gente."  Padre Mauro está em férias aqui em Londrina. Tomara que um dia ele volte. Pra ficar.
             

Acabou o nosso Carnaval

          Duas semanas antes do Carnaval, em Porto Alegre também já se ve os primeiros blocos burlescos pelas ruas. Ontem, o tradicional bloco "Maria do Bairro"  desfilou pela Cidade Baixa, dentro do 6º Carnaval na (rua) Sofia Veloso, que desfila desde 2007. As primeiras fantasias e as primeiras máscaras  já estiveram alegrando as ruas da Capital Gaúcha como mostra a foto publicada hoje pela ZeroHora.
          Em Curitiba e em Paranaguá (pra não falar no Rio e em Recife), também já tem bloco na rua, botando pra fora a vontade de ser feliz. Mas aqui em Londrina, para minha tristeza, nada de carnaval.