Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Velho e ainda por cima "bichado" ?




                       Nunca "engoli" esta convocação do goleiro Fernando Prass para a Seleção Olímpica. Pra mim, não foi a melhor opção. Temos bons goleiros jovens. E agora, antes mesmo do primeiro amistoso (contra o Japão no fim-de-semana), o gaúcho já está entregue ao Departamento Médico,  com um problema no cotovelo direito. Está fora dos treinos e deste jogo com os japoneses. Não sei,  não...
Coisa boa, hein ?
Não há mais sarampo por aqui


                A  gente comenta tanta notícia ruim, não é mesmo ?  Pois hoje temos uma coisa boa pra comentar.  Após um ano sem o registro de casos de sarampo, a circulação endêmica do vírus da doença foi considerada interrompida no Brasil, conforme informou nesta terça-feira (26) a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).
            De acordo com Ministério da Saúde, a expectativa é que, até o fm de 2016, o Brasil receba o certificado de eliminação do sarampo pela OMS. O documento reconhece a eliminação da transmissão da doença em todo o continente americano. A região será a primeira do mundo onde isso acontece. Em 2015, a rubéola também foi considerada eliminada.
         Os últimos casos de sarampo no país foram registrados em julho do ano passado, em um surto de sarampo no Ceará. Na ocasião, a OpasOMS investiu R$ 1,2 milhão para apoiar os custos de ações para controle do surto e no recrutamento de 165 enfermeiros e auxiliares de enfermagem. 
Bombeira tira a roupa e é presa



                A bombeira Lilian Vilas Boas, de Curitiba, foi punida com oito dias de prisão por ter feito um ensaio fotográfico com os seios à mostra. A determinação dos superiores — ainda não cumprida porque Lilian recorre na Justiça Militar — foi dada porque ela teria violado regulamentos do Exército e da Polícia Militar (PM) do Paraná.
                As imagens foram feitas em abril para o Projeto Velvet, que, segundo o idealizador, busca a valorização feminina. “A ideia é fortalecer a beleza natural da mulher e a liberdade de poder se mostrar”, diz o fotógrafo Arnaldo Belotto.
              Poucos dias após o ensaio ser publicado, as fotos circularam pelo WhatsApp e chegaram a um grupo de agentes de segurança dos Jogos Olímpicos do Rio. Lá o material foi visto por policiais que levaram o caso à corporação. Belotto diz ter sido chamado duas vezes a depor. A nota de punição da bombeira, que tem 32 anos de idade e quase três na corporação, foi assinada por uma tenente.
             “Questionaram como tinha acontecido, se ela tinha pago, se sabia que as fotos iam pro ar. Acabamos expondo inclusive essa hipocrisia na questão dos mamilos: bombeiros homens tiram fotos sem camisa e não são punidos” - diz Belotto.
              O fotógrafo conta que outra participante, da Polícia Civil do Paraná, também fez um ensaio para o site, mas pediu a retirada das fotos dias depois com medo da repercussão.

               O Metro Jornal tentou contato com Lilian, mas ela preferiu não se manifestar. Segundo a punição, ela transgrediu incisos do regulamento da PM que falam em “nunca denegrir ou desgastar sua imagem”, “proceder sempre de maneira ilibada na vida pública e particular” e “evitar publicidade visando a própria promoção pessoal”.

               Procurados, a PM e o Corpo de Bombeiros informaram que “farão a reavaliação [do caso] sob todas as óticas”, caso o recurso de Lilian chegue ao comando, que não pode “emitir juízo de valor prévio” antes disso. A prisão foi ordenada pelo 7° Grupamento de Bombeiros, que abrange 30 bairros da região norte de Curitiba e 13 municípios da região metropolitana.

               Enquanto isso, as condições para mulheres continuam sendo alvo de críticas.  Mulheres trabalham no Corpo de Bombeiros do Paraná há mais de uma década – a primeira turma entrou em 2005 – e são mais de cem, mas ainda sofrem com falta de estrutura exclusiva para elas, segundo agentes ouvidas pelo Metro Jornal.

            “Onde eu trabalho não tem nem vestiário, nem alojamento e nem banheiro separado para mulher” - diz uma bombeira que trabalha na região metropolitana de Curitiba. Segundo ela, as companheiras se submetem a situações de constrangimento, porque nem todos os quartéis têm dependências exclusivas.

               No 1° Grupamento de Bombeiros, que atende a mais de 40 bairros da capital, apenas dois dos seis quartéis, de acordo com a bombeira, têm alojamentos femininos. Em outros locais, há casos em que as-bombeiras precisam fazer “adaptações”. “Ela dormia na sala de TV, em um colchão no chão ou no sofá, e quando ela precisava usar o banheiro e se trocar, pedia licença, fechava a porta e usava o mesmo banheiro que os homens”- diz a agente sobre uma colega do 1º GB.

(  informações de Rafael Neves, do Metro Jornal Curitiba)


Aquele empate ainda está engasgado !

      A TORCIDA DO LONDRINA ESTÁ BRONQUEADA,  PORQUE O TIME PERDEU PARA O AVAÍ, ONTEM A NOITE. MAS NO FUNDO O QUE OS TORCEDORES  NÃO ACEITARAM ATÉ AGORA FOI AQUELE RIDÍCULO EMPATE COM O SAMPAIO CORRÊA, NA SEMANA PASSADA AQUI NO ESTÁDIO DO CAFÉ. 

       E O PIOR É QUE DAQUI A UMA SEMANA, FECHANDO O PRIMEIRO TURNO, VIRÁ OUTRO TIME RUIM PARA ASSUSTAR O TENCATI:  O BRAGANTINO, TAMBÉM INTEGRANTE DA TURMA DA ZONA DE REBAIXAMENTO. É PERIGO NA CERTA !
A melhor entrevista de Neymar




              Tenho ouvido muitas entrevistas concedidas pelo craque Neymar, no rádio e na televisão, mas nenhuma tão boa como a que curti domingo último
no Programa Eliana, do SBT. Uma dupla surpresa: Eliana está entrevistando muito bem e Neymar evoluiu muito, especialmente no aspecto cultural. Foi mesmo uma excelente entrevista.

             Neymar Jr. mostrou a sua casa e contou tudo sobre sua vida e projetos, para Eliana. Ele que está entreas celebridades mais tops do momento, falou sobre o Instituto Projeto Neymar Jr. e também sobre a relação com seu filho.
        O jogador faz um tipo bem família e diz que tem um amor incondicional pelo pequeno, Davi Lucca. Mas confessa que o menino não curte muito brincar com bola, não: "Ele não gosta de futebol, então dificilmente a gente joga bola".  
         Neymar falou ainda de seu projeto social: "A gente consegue pelo menos deixar a criançada feliz e como é importante arrancar um sorriso de uma criança". Fofo, não? Mais de 2.400 crianças estão inscritas na instituição do Neymar.
            E para conferir o que rola por lá, a apresentadora Eliana visitou a fundação, que fica no Jardim Glória, na Praia Grande, em São Paulo. São oferecidas várias atividades gratuitas como aulas de idiomas, robótica, futebol, judô, natação, entre outros esportes. 
          O público também ficou sabendo mais,  através da mãe Nadine, que revelou muita coisa sobre o filho. O  "Programa Eliana", foi exibido neste na tarde de domingo, com grande audiência.