Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

No final, deu Atlético Paranaense

          Que pena. O Cianorte nadou, nadou mas acabou morrendo na praia. Continua invicto, mas o campeão é o Atlético Paranaense, que ganhou em Paranavaí, por 3 a 1, e tirou vantagem do empate (1 a 1) entre Arapongas e Cianorte, no Estádio dos Pássaros. Goleada inútil conseguiu o Coritiba, que meteu 5 a 0 no decadente Roma, no Alto da Glória.
           Bruno Mineiro (de penalti), Ligüera e Harrison fizeram os gols que garantiram o títúlo do primeiro turno para o Furacão. Hesdras fez o gol solitário do fraco Paranavai.
           Edinho anotou o gol do Arapongas, que cedeu o empate nos acréscimos,  numa cabeçada de Ligger, quando o Cianorte pressionava muito.
           E em Curitiba, Rafinha (2), Luis Paulo (contra), Lincoln e Emerson construiram a goleada do Coxa.

 ***** Em Londrina, num jogo que não valia praticamente mais nada, o Tubarão ganhou do Rio Branco, por 2 a 1, com gols de Alexandre Oliveira e Flávio, descontando Gilson para o time do Litoral. Vamos ver se o Alviceleste melhora no returno, que começa quarta-feira.  Pelo menos está um pouco mais longe do rebaixamento.

***** No Ecoestádio, na Capital, Corinthians 2 x Operário 2. Andrezinho e Andre Luiz para o os curitibanos; Ceará (2) para os pontagrossenses foram os goleadores. Foi outra partida que não valia nada.

***** Em casa, o Iraty mostrou que é mesmo o píor do Campeonato Paranaense. Levou 5 a 0 do Toledo, gols marcados por Diego Dedoné (3), Cícero e Anderson. Uma vergonha esse time do Iraty.

                                 CLASSIFICAÇÃO FINAL DO TURNO

           1º - Atlético Paranaense - 26
           2º - Coritiba  - 25
           3º - Cianorte  - 25
           4º - Arapongas - 20
           5º - Toledo - 17
           6º - Rio Branco - 13
           7º - Londrina - 13
           8º - Corinthians Paranaense - 12
           9º - Roma - 11
         10º - Operário - 9
         11º - Paranavai - 5
         12º - Iraty - 4

No Rio, Fluminense é o campeão

             O Vasco era o favorito, mas quem ganhou a Taça Guanabara foi o Fluminense, que derrotou os vascaínos por 3 a 1, esta tarde no Engenhão. Fred fez o primeiro, de penalti, e Deco ampliou para 2 a 0. Novamente Fred apareceu para marcar o terceiro e matar o jogo. O Vasco só descontou no final, com um gol de Eduardo Costa. O Fluzão mereceu. Foi muito melhor.

Empate no clássico paulista

          O resultado não foi bom, nem pra um nem para o outro. Mas Palmeiras e São Paulo fizeram um bom clássico, marcando seis gols: 3 a 3. O argentino Hérnan Barcos voltou a brilhar, fazendo dois gols. Daniel  Carvalho fez o outro para o Palmeiras. Os são-paulinos marcaram com Cícero, Willian José (de penalti) e Fernandinho.
            Os outros jogos desta tarde pelo Paulistão foram: XV de Piracicaba 1 x Ituano 2 e Guaratinguetá 2 x Guarani l . Com os resultados, o Corinthians folgou na ponta, com 26 pontos. Guarani e Palmeiras têm 22 e o Santos está com 21 pontos.

Luxemburgo eliminado na estréia

        A decisão da Taça Piratini, primeiro turno do Gauchão, não terá participação da dupla Grenal. O Inter nem chegou às semifinais, e o Grêmio foi eliminado agora pouco pelo Caxias. A "estrela" de Luxemburgo não brilhou na sua estréia no futebol gaúcho. O Grêmio vencia em Caxias do Sul, com gol de Kleber mas, no finalzinho do jogo,  Marcos Paulo empatou para os caxienses, levando a decisão da vaga à final para os penaltis.

         O Grêmio jogou bem mais do que vinha jogando sob a direção de Caio Junior. Dominou boa parte da partida, abriu o placar e parecia estar garantido na final. Mas o Caxias foi pra cima,  pressionou e empatou na hora certa. Nos penaltis, o gremista Marco Antonio foi o único a desperdiçar, na defesa do goleiro Paulo Sergio, que se consagraria instantes depois, cobrando o último penalti e marcando o gol da vitória:  Caxias 5 a 4.
            A decisão será entre o Caxias e o vencedor de Novo Hamburgo x Juventude, partida que começa daqui a meia hora. Vai ser uma festa do Interior.

Peixe volta aos bons tempos

    Neymar fez dois, Edu Dracena mais dois, Ganso marcou o seu e o sexto foi gol contra, marcado pelo zagueiro Ferron, da Ponte Preta. O Santos fez a festa, ontem em Barueri, tacando 6 a 1 na Macaca, que teve três jogadores expulsos e saiu no prejuizo total. Estaria ressurgindo o time de Muricy Ramalho ? Tomara que sim. Afinal, o Peixe é um dos nossos representantes na Libertadores e precisa estar embalado.
  Já o Corinthians continua economizando: 1 a 0 sobre o Botafogo. Mas os alvinegros estão contentes, porque o gol foi marcado por Adriano (foto). Me engana que eu gosto. E quem parece que desandou é o Paulista, que ia tão bem no Paulistão mas agora só está perdendo. Ontem, levou 2 a 1 dentro de casa, no jogo com o Linense.

Cuiabá ficou com a Mega Sena

       12 - 27 - 37 - 44 - 54 - 59. Com estes números, um sortudo de Cuiabá(MT) ganhou ontem R$ 22,9 milhões na Mega Sena. O sorteio foi feito em Capão da Canoa, cidade praiana gaúcha. Quantas voltas deram estes números para premiar o feliz ganhador.
        O prêmio da Quina hoje já me servia: R$ 19.590,46. Uma graninha boa que 124 apostadores vão receber, não é mesmo ?  Nem sei porque estou conferindo. Eu não joguei. Raramente jogo.

O Mundo curte a Noite do Oscar

         O grande destaque do dia é a festa de entrega do Oscar aos melhores do cinema, que acontece pela 84ª vez. Hollywood vive a sua noite de gala, e o mundo inteiro acompanhará o evento pela televisão. Nem vou falar em favoritos, porque na verdade nunca vencem aqueles que nós achamos que deveriam vencer. A Globo promete uma grande transmissão. Vou acompanhar.
          Só três filmes conseguiram o chamado "Big Five" na história do Oscar: vencer nas categorias filme, diretor, roteiro, ator e atriz. São eles: Aconteceu Naquela Noite (1934), Um estranho no Ninho(1975) e O Silêncio dos Inocentes (1991).
        Sempre ganham filmes produzidos nos Estados Unidos ou na Inglaterra. O único filme vencedor que não era inglês ou americano foi o chinês/italiano O Ultimo Imperador (1987), de Bernardo Bertolucci.
            E os maiores vencedores da história, que ganharam 11 Oscars cada foram Ben-Hur (1959), Titanic (1997) e O Senhor dos anéis: O Retorno do Rei (2003).
            O meu favorito para hoje é  o filme "Cavalo de Guerra", dirigido por Steven Spielberg. Mas a única certeza que eu tenho é de que Meryl Streep ganhará o prêmio de "melhor atriz", interpretando Margareth Teatcher em "A Dama de Ferro".

O incêndio na Antártica

    Pouco a pouco vão chegando algumas (não todas, como desejamos) informações sobre o incêndio que destruiu grande parte da estação que o Brasil tem na Antártica. A gente não entendia como poderia haver fogo no meio do gelo, não é mesmo ? Mas, como estamos no verão, não havia grande quantidade de gelo na área da estação, como mostra a foto. Mesmo assim, ainda não compreendemos porque demoraram tanto para apagar o fogo, e por que duas pessoas entraram na casa de máquinas e morreram carbonizadas ?

    Além das vidas, o que é mais importante, muita coisa foi perdida. Aparelhagem cara,e extremamente necessária, e dados que foram colhidos durante quase trinta anos. A Estação Antártica Comandante Ferraz foi instalada em 1984 e fica na Ilha do Rei George, a 130 quilômetros da peninsula da Antártica.
      Morreram no incêndio o sub-oficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro sargento Roberto Lopes dos Santos. Quem poderia imaginar que alguém morreria queimado na terra do gelo ?