Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 17 de outubro de 2015

Xavante já está lá
Minha Pelotas vive a maior festa !


 
    Agora, só falta o Londrina ganhar amanhã do Confiança, para completar a minha alegria nesta Série C do Campeonato, porque o  Grêmio Esportivo Brasil, representante  de Pelotas, minha terra natal, calou a boca de 60 mil cearenses no Castelão, e garantiu a primeira vaga para a Série B, com um heróico empate sem gols, nesta tarde de sábado, em Fortaleza.

     O goleiro Eduardo Martini fechou o gol, e o time inteiro do Xavante se multiplicou em campo, para garantir a vantagem de 1 a 0 obtida no primeiro jogo, uma semana atrás em Pelotas.



O desabafo do presidente


   "Não temos dinheiro de empresários do futebol, não temos dinheiro do governo, não temos dinheiro de ninguém. Só contamos como o dinheiro dos nossos torcedores. É deles esta vaga na Série B Nacional"   -
      --------   palavras de Ricardo Fonseca,  presidente do Grêmio Esportivo Brasil, ainda no gramado do Castelão, logo após este empate heróico que colocou a cidade de Pelotas na Segunda Divisão do Futebol Brasileiro



    Essa será uma briga feia


                      Não acredito que um dia isto venha a acontecer, mas se realmente  a Polícia resolver impedir definitivamente que o torcedor vá ao estádio portando seu radinho portátil,  o Rádio Brasileiro terá mesmo que parar de apoiar e de investir no futebol.

                       Mas a PM de Londrina já "pipocou", deixando claro que vai "relaxar" nesta absurda medida anunciada ontem. Portanto, quem for ver Londrina x Confiança, amanhã no Estádio do Café, pode levar sossegadamente o seu radinho. 
Torcida começa
  daqui a pouco


                                 Está chegando a hora de conhecer os quatro times que vão subir para  a Série B do Campeonato Brasileiro. Confesso que nunca estive tão interessado pelo desfecho da Série C. Mas desta vez, tenho duplo interesse, porque quero ver dois clubes das minhas "duas terras" fazendo a final e conseguindo o acesso esperado. Pelotas é a terra em que nasci. E Londrina é a terra onde constitui minha família e onde vivo até hoje.
 
                                 Minha torcida começa daqui a pouco, às 16 horas, com o Grêmio Esportivo Brasil da minha cidade natal tentando pelo menos empatar em Fortaleza. O Xavante ganhou no jogo de ida por 1 a 0, mas hoje vai pegar uma "pedreira" danada.  Falam em 60 mil torcedores empurrando o Fortaleza no Castelão.  Não acredito que chegue a tanto, mas a torcida cearense será muito grande, contra os 300 xavantes que viajaram três dias do Extremo Sul ao Nordeste.
 
                                A paixão dos pelotenses é grande. Vejam esta postagem que fez lá em Verona, na Itália o jogador de 27 anos, Rômulo Caldeira,  volante do Hellas Verona, mas que hoje estará ligado na Internet, torcendo pelo seu Xavante.

Arrisque ! Quem sabe...



         Até às 19 horas de hoje você poderá apostar no concurso nº 1752 da Mega Sena,  que vai pagar um prêmio de R$ 40 milhões para quem acertar as seis dezenas.  O sorteio será realizado na cidade paulista de Mairinque, às 20 horas. Como sempre, não vou jogar. Só quero ver como é que eu vou ficar, quando meus números preferidos forem sorteados : 5 - 7 - 12 - 13 - 27 e 32.
  Horário de Verão
começa à meia-noite



        No Paraná e em mais nove estados brasileiros, os relógios terão que ser adiantados em uma hora. Começa a meia-noite de hoje o sempre comentado "Horário de Verão", adorado por muitos e odiado por outros tantos. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás,  Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são os outros estados atingidos pela alteração, assim como o Distrito Federal.
 
       Eu adoro o Horário de Verão, com mais sol e dias mais longos, gerando uma razoável economia de energia elétrica. Aliás, eu adoro tudo o que é ligado ao verão, a mais iluminada das estações. O Brasil deve economizar cerca de R$ 7 bilhões até a meia-noite do dia 21 de fevereiro de 2016, quando os relógios voltarão a ser atrasados em uma hora.
     Talvez ele seja até mais conhecido como ator de novelas e minisséries. Mas seu maior êxito foi conseguido como cantor. Ele foi o vencedor da fase brasileira do V Festival Internacional da Canção, com a canção soul "BR-3".  Seu nome entrou para a história da nossa música

                         T  O  N  Y         T  O  R  N  A  D  O

                            

                                               O vídeo acima, que nos mostra a canção soul  "BR - 3" foi gravado há 45 anos, logo após a vitória de TONY TORNADO na fase nacional do 5º Festival Internacional da Canção. Vejam no programa da saudosa Hebe Camargo, Tony e o Trio Ternura interpretando a música, que fez mesmo muito sucesso em 1970.

 
A vida de Tony Tornado é cheia de riscos e aventuras. Pode-se dizer que ele fez de tudo na vida. Nasceu Antônio Viana Gomes, em Mirante do Paranapanema, no Estado de São Paulo. Sua mãe era brasileira, mas seu pai nasceu na Guiana. Foi uma infância muito pobre e difícil. Tanto assim que, aos 11 anos de idade, Tony fugiu de casa e foi para no Rio de Janeiro, onde se tornou menino de rua. Sobrevivia vendendo amendoim e engraxando sapatos.
 
 
Aos 18 anos, serviu na Escola de Paraquedismo de Marechal Deodoro, junto com Silvio Santos, que depois se tornaria empresário famoso. E em 1957, Tony lutou no Canal de Suez, ao lado de muitos jovens brasileiros, que viam naquela guerra uma oportunidade para ganhar um bom dinheiro.
 
 
Foi nos anos 60 que com o nome artístico de Tony Checker, ele iniciou sua carreira artística, dublando e dançando no programa "Hoje é Dia de Rock", apresentado por Jair de Taumaturgo. Na época, Tony imitava os cantores Chubby Checker e Little Richard, astros americanos de então. Mas não chegou a "emplacar" e, no final daquela década, viajou para os Estados Unidos para tentar a vida.
 
 
Em Nova York, o nosso Tony foi traficante de drogas. Para enganar o departamento de imigração, fingia ser funcionário de um lava-rápido.  E foi lá que Tony conheceu e se entrosou com outro brasileiro de vida duvidosa que morava em Nova York: Tim Maia.  Que dupla, hein ?
 
 
E no retorno ao Brasil, embora começasse a trabalhar no conjunto de Ed Lincoln, continuava na "ilegalidade". Para cantar à noite, o dono de uma boate exigia que ele se passasse por estrangeiro, com o pseudônimo de Johnny Bradfort.  E viveu assim por algum tempo.
 
Mas em 1970, influenciado por James Brown, passou a ser conhecido por Tony Tornado e se tornou um dos artistas responsáveis pela introdução da Soul Music e do Funk na música brasileira.
E foi então que surgiu a chance de, ao lado do ótimo Trio Ternura, defender a  canção BR-3 no Festival Internacional da Canção. Ganhou a etapa nacional do festival e ficou famoso, logo estreando como ator da TV Tupi, na novela "Jerônimo".
 
 
 Participou de muitas novelas e minisséries, mas nunca em papel de maior destaque. O melhor personagem de sua carreira de ator foi como Gregório Fortunato, guarda costas de Getúlio Vargas , na minissérie Agosto, de 1993.
Outro personagem conhecido que ele interpretou foi o capataz Rodésio, que trabalhava para a Viúva Porcina (Regina Duarte) na novela Roque Santeiro.
 
Tony Tornado foi casado com a atriz Arlete Salles, na década de 70. E é pai do também cantor e ator, Lincoln Tornado, com quem Tony ainda se apresenta atualmente, acompanhados pela banda Funkessência. Tony tem hoje 85 anos.
 
 
 
 
 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

O bom amigo Aníbal Vieira da Cruz, que já esteve neste espaço há dois dias trás, volta hoje com outra postagem interessante que encontrei na sua página