Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Bellucci salvou o dia do Brasil

           Na primeira rodada do confronto entre Brasil e Colômbia, o grande heroi foi o brasileiro Thomaz Bellucci, que impediu que os colombianos fechassem o dia com uma vantagem de 2 a 0. Numa virada sensacional, o melhor tenista do País na atualidade fez com que o público de São José do Rio Preto (palco da disputa) vibrasse intensamente.
            Na primeira partida, vitória fácil do colombiano Santiago Giraldo sobre João Souza"Feijão", apontado como a revelação brasileira, por três sets a zero, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/4. Giraldo foi sempre superior, e Feijão (foto) não teve a menor chance
            Veio o segundo jogo e o início foi assustador, com o colombiano Alejandro Falla dominando amplamente nos dois primeiros sets e estabelecendo 6/2 e 6/3.  Parecia que o Brasil realmente teria um dia muito ruim, mas aí começou a reação sensacional de Thomaz Bellucci, que virou a partida para 3 a 2, com 6/1, 6/4 e 6/4.

              Com a disputa empatada em 1 a 1, amanhã teremos o jogo de duplas, ficando para domingo mais duas partidas de simples que decidirão o confronto.

Torcedores pressionam o Flamengo

           A torcida inteira do Flamengo está revoltada com o comportamento do time na Libertadores, mas apenas seis torcedores fizeram um  barulho danado quando os jogadores chegaram para treinar, ontem no final da tarde. Eles jogaram ovos e especialmente pipocas no ônibus que trouxe o elenco. Eram membros da Torcida Jovem do Fla, que usavam narizes de palhaço e gritavam "time sem vergonha".
           Mas apenas os reservas Paulo Victor, Felipe, David Braz, Renato Abreu, Airton e Paulo Sergio estavam no ônibus, porque os titulares ficaram no hotel, fazendo piscina e musculação. Assim, os verdadeiros culpados se livraram de ouvir os jovens torcedores  dizerem: "Viemos aqui para jogar pipoca nestes pipoqueiros".
            Hoje, a presidente Patrícia Amorim já admitiu que começa a pensar em reformulação geral. Joel Santana deve cair e, provavelmente, haverá uma conversa da diretoria com Ronaldinho Gaúcho, porque muita gente no clube acha que o Flamengo não pode continuar pagando a ele R$ 1,2 milhão.  O problema é que Ronaldinho está jogando pouco por muito dinheiro.

Jobson já aprontou de novo

          Um mês após retornar de uma suspensão por uso de cocaína, o atacante Jobson, 24 anos, está novamente afastado do Botafogo. Ele foi expulso do treino de hoje e retirado do grupo até terça-feira, quando uma reunião definirá  a sua situação no clube.
           Os dirigentres dizem apenas que Jobson cometeu um ato de indisciplina, antes da atividade do dia, pela manhã. O gerente Anderson Barros tratou logo de negar que Robson tenha voltado a se envolver com drogas. E nem com bebida alcoólica. O problema, segundo ele,  refere-se indisciplina ocorrida durante procedimentos a que todo o elenco é submetido, antes dos treinos.

Sauditas não querem mulheres nos Jogos

           O presidente do Comitê Olímpico da Arábia Saudita quer que seu governo reveja os planos de mandar equipes femininas aos Jogos Olímpicos de Londres, como havia admitido o príncipe Nayaf. O País tem uma amazona de 18 anos que tem boas chances de brilhar na Olímpiadas: Dalma Malhas conquistou o bronze nos Jogos da Juventude de 2010, quando viajou a convite do COI, sem o aval do comitê do seu país. O COAS não quer mulheres na sua equipe.
        Arábia Saudita, Qatar e Brunei são os três países que nunca tiveram mulheres em suas delegações olímpicas. Mas após pressão do Comitê Olímpíco Internacional (COI) o Qatar já aceitou mandar uma mulher para competir em Londres.

Handebol começa mal no Pré-Olímpico

            Acho que vai ser muito difícil para o Brasil, conseguir uma vaga no handebol masculino dos Jogos de Londres. Hoje, em Gotemburgo, na Suécia, os brasileiros perderam a primeira das três partidas decisivas para a classificação às Olimpíadas. Apesar de fazer um bom jogo, o Brasil foi derrotado pela Suécia, por 25 a 20. As outras duas seleções do grupo também jogaram hoje, e a Hungria derrotou a Macedônia, por 28 a 26.
                        O Brasil (de verde) não conseguiu segurar a Suécia                                  
        Como só os dois primeiros de cada grupo se classificam, os brasileiros terão que ganhar dos húngaros, amanhã, se quiserem continuar sonhando com um lugar nos Jogos Olímpicos. O Brasil está disputando o Pré-Olímpico Europeu porque perdeu o título dos Jogos Panamericanos para a Argentina, que já está garantida em Londres. O nosso time feminino também já está certo na Inglaterra.
         O técnico espanhol Javier Garcia Cuesta, que dirige a Seleção Brasileira, disse depois do jogos de hoje que "fomos bem enquanto conseguimos evitar os contra-ataques deles. Mas quando começamos a errar a marcação, os suecos começaram a armar as jogadas. Precisamos ficar atentos."

A emoção eterna da Paixão de Cristo !

             Retornei agora há pouco da igreja dos Sagrados Corações  (JK com Mato Grosso), onde assisti mais uma vez a encenação da Paixão de Cristo, muito bem feita, por sinal. Igreja cheia, muita emoção e o que não é comum de ver: jovens chorando, visivelmente emocionados. Quem sabe está chegando aí uma geração mais sensível do que a nossa, capaz de pedir perdão a Deus por tanta coisa errada que está sendo feita no mundo
          Meu saudoso sogro, Victória Scalassara, costumava dizer que o silêncio da Sexta-feira Santa é absoluto, e que nem os pássaros cantam neste dia. Não chego a tanto, mas que é um silêncio diferente dos dias comuns, isso é mesmo. Uns mais, outros menos, mas todos pensam um pouquinho no sacrifício feito por Jesus e no seu sofrimento. Sem dúvida, pelo menos por alguns momentos, as pessoas tornam-se melhores. Tomara que permaneçam assim.

Vasco classificado. Santos quase

            Os resultados dos jogos disputados ontem à noite, pela Copa Libertadores da América, beneficiaram os clubes brasileiros Vasco, Santos e Inter. Agora, além do Fluminense, também o Vasco está matematicamente classificado para a fase seguinte do torneio continental, beneficiado que foi com a vitória do Libertad do Paraguai sobre o Nacional do Uruguai, por 2 a 1 (foto), em Assunção.
            Os uruguaios sairam ganhando por 1 a 0, gol marcado aos 9 minutos por Tabaré Viudez, mas o Libertad virou o marcador no segundo tempo. Pablo Velázquez empatou, aos 20 minutos, e Victor Cáceres fez o gol da vitória guarani, no último minuto da partida.  Com o resultado, o Libertad se igualou ao Vasco, com 10 pontos, e os dois estão classificados, porque o Nacional-UR tem 6 e o Alianza Lima apenas 3 pontos, ambos eliminados.

 ******     O Santos também ficou praticamente classificado, com a surpreendente vitoria do peruano Juan Aurich sobre o boliviano The Strongest, por 1 a 0, na partida disputada no Estádio Elias Aguirre (foto). O gol da primeira vitória do Juan Aurich foi marcado por Penaloza, aos 21 minutos.

            Com o resultado, o Santos só não se classifica se for goleado pelo The Strongest, na Vila Belmiro, dia 19. Já o Inter vai ao Peru enfrentar o Juan Aurich e conquista a vaga se vencer a partida. Mas pode até perder, desde que o Santos confirme seu favoritismo e derrote o The Strongest. O Peixe lidera com 10 pontos, Inter 8, The Strongest 7 e o Juan Aurich apenas 3 pontos.